SOBREVIVÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE
.Desde que me conheço por gente, sempre ouvi dizer que “os tempos estão tão difíceis, mas há de melhorar” e havia outra frase em resposta “Éh! a esperança é a última que morre”. Depois que cresci e comecei a entender melhor as relação entre as coisas, continuo ouvindo as mesmas frases! Acho que só isso não mudou! Cheguei a conclusão de que reclamar é vício. As pessoas reclamam de tudo a todo momento. Esse olhar viciado ajuda a não perceber o que acontece de bom.
…Me pergunto: será que já houve algum tempo que não tenha havido alguma crise?
…Não!
…Logo, partindo desse princípio, de que não estamos em crise, mas que vivemos nela, a melhor atitude é tirar proveito da situação. Com isso quero dizer que, não dá para ficar esperando o dia em que tudo esteja na santa paz, temos que fazer, o que temos que fazer o quanto antes e aprender a lidar com as turbulências que sempre existiram _ e a má notícia para aqueles que esperam o paraíso _ vão continuar existindo.
…O que observo com freqüência é que as pessoas, na busca incessante pelo comodismo _ uma vez que a acomodação faz parte da natureza humana _ desejam que a solução para os seus problemas simplesmente apareça na sua frente. O típico pensamento mágico infantil. Vou fechar os olhos e pensar bem forte que a solução aparece. Num passe de mágica… Pode tratar de abrir os olhos!!
… Noto a quantidade de livro de auto-ajuda que existem por aí. Nada contra, mas quantas pessoas você conhece que mudaram seu jeito de ser e agir em função somente da leitura desses livros? Não basta só ler, tem que fazer. Pensamento sem ação é devaneio. Tem que ter coragem de pensar em si. Não tenha tanto receio, todos tem alguma coisa de bom para oferecer, precisa é descobrir o que é. Identificar o que tem de melhor, em que pode melhorar. Planejar como fazer, quando começar, quanto tempo vai levar para chegar onde quer e, colocar em prática. Mudar exige mais esforço, coragem, determinação e persistência do que se imagina.
…Encare crises como oportunidades. Mudanças criam oportunidades. Faça um esforço e saia da zona de conforto, antes que você seja despejado dela . Aprender, re-aprender e se adaptar fazem parte do jogo. Nunca é tarde para começar, só depende de você!
…Um abraço,
…Adriana Gomes
Deixe um comentário