A pergunta que não quer calar: dá pra mudar de carreira depois dos 30 anos?

Muitas pessoas após os 30 anos acreditam estar velhas para se recolocar no mercado de trabalho. Veja por que isso não é verdade

 

Para muitas pessoas, a chegada dos 30 anos anuncia a hora de pensar seriamente sobre a carreia e refletir se estamos no lugar certo.

Muitas vezes é preciso tempo e experiência para descobrir o que você gosta e onde as suas habilidades se encaixam.

Com o amadurecimento que se inicia aos 30 anos, conseguimos compreender melhor se estamos satisfeitos em nossa posição atual, ou se precisamos de mudanças.

Se você acredita que após os 30 estará fadado a ter a mesma carreira, aqui estão algumas das razões para a mudança de carreira após os 30 anos e, principalmente algumas dicas de como conduzir essa mudança.

Autoconfiança

Razões para mudar de carreira

A demissão

Não há dúvida de que ser demitido pode ser uma situação estressante e decepcionante. Primeiramente, nos sentimos incapazes e podemos ficar profundamente magoados com isso se não superarmos logo. Porém, para algumas pessoas a demissão pode servir como um empurrão para o recomeço. Já que será preciso começar de novo, nada melhor do que repensar se você quer continuar fazendo o que estava habituado.

A satisfação no trabalho

Estar entediado, frustrado ou geralmente insatisfeito com o seu papel atual é uma razão perfeitamente legítima para colocar qualquer profissional a pensar sobre a mudança de carreira, independentemente da idade. Se você tem a sensação de que seria muito mais feliz em uma carreira diferente, ou está à procura de um novo desafio, isso pode servir de sinal de que é hora de você considerar carreiras alternativas.

O aumento de renda

O salário é um dos maiores medos associados à mudança de carreira após os 30 anos. No entanto, dependendo da sua carreira, partir para outras oportunidades pode realmente significar um incremento de salário.

Muitas vezes passar por uma reciclagem faz com que você consiga um emprego mais rápido em outra área, com reais possibilidades de crescimento, o que significa um potencial aumento salarial. Mas, isso não significa que você deve começar por baixo. Seja qual for a sua situação atual, você certamente terá competências inestimáveis que poderão ser aproveitadas em sua posição futura.


Por onde começar

Um bom método de começar a pensar em uma mudança de carreira é listar o que você gosta e o que você não gosta em sua carreira atual. Isso vai ajudar a esclarecer os pontos porque você deveria considerar uma mudança, e onde você quer chegar com essa decisão. Para evitar oscilações e, acabar em uma carreira que pode não ser boa para você, é importante dedicar tempo e esforço para a pesquisa e, não hesitar em pedir ajuda.

Qualquer que seja a carreira que você escolher seguir, existem vários pontos que podem ajudar durante o recomeço.

258 comentários em “A pergunta que não quer calar: dá pra mudar de carreira depois dos 30 anos?”

  1. preciso com urgencia de uma oportunidade de emprego. sou uma pessoa que trabalhava com o ex marido, em emprego como jogo e agora estou precisando de uma oportunidade de emprego,pois tenho 3 filhos e preciso arcar com minha casa. continuo fazendo bico no mesmo ramo , só que sou muito humilhada pelo meu ex marido, e desidi que eu tenho que me realizar como mãe e como mulher. estou com muita vontade de crescer , e não depender mais de ninguem. tenho 50 anos, sou uma boa dona de casa e minha preferencia é arrumação . organizo muito bemm uma casa, como tambem , armários , gavetas, etc. Tenho muita vontade de aprender mais e mais p ficar tudo perfeito. Gostária que voce me responde-se e pensa-se com muito carinho e se precisar conto com mais detalhe , tudo o que aconteceu com minha vida. Agradeço desde já . Um abraço . camila

    Responder
    • Parabéns Adriana por suas esclarecedoras diretrizes e aos amigos que estão lendo este brilhante artigo e que estiverem financeiramente ao seu alcance, procurem ajudar a Camila, pois o egoísmo não pode prevalecer no mundo; estamos nesta vida para ajudar-nos mutualmente. Camila, não lhe concedo uma oportunidade porque também estou desempregado – Ricardo.

      Responder
  2. Olá! Sou formada em Biblioteconomia há 10 anos. Fiz o curso porque gostava muito de ler e acreditava que seria voltado mais para escritores, editores, em como desenvolver um livro. Já no curso pude observar que era muito técnico, com muitos detalhes, tais como: tratamento, recuperação e disseminação da informação, trabalhar com dados, documentos, livros, periódicos ou revistas. O campo de atuação pode ser em empresas, instituições educacionais, ONGs, se na área cultural, através da dinamização da leitura, contadores de história, organização de eventos e bibliotecas. Enfim, quase uma professora, tudo o que eu nunca quis em minha vida. Depois de formada e já atuando descobri que não era bem isso que eu queria para minha vida. Trabalho na profissão contra minha própria vontade e não sei o que fazer!

    Responder
    • Olá Lisa,
      Vocês postou há dois anos este comentário, queria saber se encontrou o que estava procurando?
      Não sei de qual estado você é, mas eu sou do Paraná, e abriu algumas vagas para formados em biblioteconomia para trabalhar na UTFPR, o salario é razoalvelmente bom. Se eu fosse formada nessa área com certeza tentaria.

      Responder
  3. Tenho 30 anos, formei em direito no ano de 2007, fiz duas pós graduações, a primeira em relações internacionais por ter interesse na área, mas o mercado é muito restrito, e a segunda em direito financeiro e tributário. Falo inglês, espanhol e entendo básico de francês.
    Logo durante a primeira pós graduação entrei em uma grande empresa de consultoria e auditoria (Big Four). Nela trabalhava na área de tax (fiscal), que envolve direito tributário e contabilidade. Aos poucos a vida foi me levando para esse mundo tributário e contábil mesmo sem amar. Hoje estou em uma boa empresa de energia elétrica, com um salário bom, mas não o ideal, trabalhando na área fiscal e lidando muito com questões contábeis que ainda não tenho muito conhecimento e isso me deixa perdida e desestimulada. Não me vejo me especializando em contabilidade e isso prejudicaria muito meu crescimento profissional, e o que quero para o meu futuro é crescimento e realização profissional. Quero mudar meu rumo profissional, mas não me vejo advogando. No caso, acredito que fiz a faculdade errada, o que fazer?

    Responder
    • Bom dia! Tatiana estou passando a mesma coisa… não gosto de tributário, mas “a vida” me levou. Gosto muito de trabalhista, mas não encontro boas posições em empresa. Não quero advogar de forma alguma. Você se encontrou?

      Responder
    • Ei Tatiana, e eu que me formei em 2008, fiquei 1 ano na empresa familiar, sai, estudei para prova da OAB, passei, larguei a empresa que estava e fui estudei para concurso, fiquei nessa por 2 anos, tentei advogar um tempo, consegui poucas oportunidades, consegui um emprego comissionado no estado (salário muito baixo, mas fixo né), estou aqui há quase 3 anos, não me identifico com o direito de um modo geral, mas principalmente coma a advocacia, talvez se eu fosse uma consultora gostasse mais. Detalhe, também não me qualifiquei, do tipo, pós-graduação, ou mestrado, enfim, acho que não me achei, talvez seja por isso que nunca fiz nada né! não sei!Vi aqui que várias meninas estão na mesma situação, porque não tentamos conversar entre nós, talvez forma um grupo, e tentar coisas diferentes. O que acham —

      Responder
    • Bom dia, pessoal! Me identifiquei um pouco com o comentário da Tatiana, pois sou formado em Contábeis e a 5 anos trabalho na área, mais especificamente no setor fiscal de um escritório de contabilidade! Hoje tenho 30 anos, com relação ao meu trabalho, me sinto entediado e insatisfeito com o salário, na minha região os profissionais dessa área não são muito valorizados! Pois venho passando por esses conflitos por algum tempo, depois de pesquisa, conversar com alguns amigos, resolvi mudar radicalmente, iniciei um curso Tec. Em Eletrotécnica, visando o mercado que hoje está em contra mão a crise no país, o ramos das energias renováveis, que tem salários muito atrativos e funções muito operacionais e dinâmicas, justamente o que procuro, espero que dê tudo certo, pois as vezes ainda paro e penso se realmente estou fazendo a coisa certa, por isso ainda continuo pesquisando opiniões, espero concluir meu curso em 2018, e já penso na reinserção no mercado como recém formado, mas vamos em frente, espero ter ajudado alguém, e se alguém quiser opinar fique a vontade!

      Responder
    • Também estou passando por uma situação parecida. Me formei em Direito há 3 anos. Em seguida, prestei a prova da OAB, passei e, mesmo sabendo que eu não queria advogar, fiz uma tentativa na área. Entrei num ótimo escritório que prestava serviços para grandes empresas, mas após meses de trabalho incessante sem o mínimo reconhecimento (além de ter que lidar com colegas de trabalho sem quaisquer escrúpulos), estou com um “trauma” imenso da área e jamais quero voltar a advogar. Recentemente, começei a estudar para concursos (o que sempre quis), mas não me sinto útil apenas estudando (não estou trabalhando). O quê fazer? Procurar um ermprego provisório como assistente ou recepcionista enquanto continuo estudando? Ou devo iniciar outra graduação?
      Farei 29 anos em 2019. Ademais, o fim de um namoro de 10 anos certamente afetou minha autoconfiança, inclusive acerca da área profissional. Estou completamente perdida quanto ao meu futuro profissional e a depressão vem me consumindo de uma forma inimaginável…

      Responder
  4. Tenho 30 anos e há 5 anos me formei oficial da Marinha Mercante. Porém não me sinto realizado, o que de certa forma compromete minha performance profissional. Em suma, fracassei. Estou há 2 anos desempregado, mas com uma expressiva reserva financeira que pode proporcionar minha qualificação no mercado ou até mesmo cursar uma nova faculdade. Estou motivado a terminar meu curso de inglês, que iniciei há 1 ano, com calma e tentar o vestibular do ano q vem, e assim conseguir uma bolsa na universidade e poupar o quanto puder minhas economias. Resolvi engolir o orgulho e voltar para a casa de meus pais, cujo apoio eu tenho, mas absolutamente cônscio de que ajudarei nas despesas domésticas, enfim atenuá-las. Afinal, posso garantir essa ajuda por que a minha reserva de emergência pode garantir isso. Não tenho esposa, filhos e acho que isso ainda conta como vantagem, apesar da idade. Gostaria muito de sua opinião. Muito obrigado! !!

    Responder
  5. Tenho 30 anos, estou fechando minha empresa por questoes financeiras, tenho formação em administração e alguns cursos, porem nao me sinto realizado, estou meio perdido profissionalmente, pois sempre trabalhei para mim, e hj me vejo jogado no mercado de trabalho muito concorrido, poderia me dar uma luz??

    Responder
  6. Adriana,
    Fiz uma busca no google sobre mudança de carreira aos 30 anos e encontrei seu Blog. Estou com 33 anos. Sou formado em engenharia com mestrado em materiais, e, com 10 anos de experiência profissional, sendo que os últimos 7 anos trabalhando em uma empresa estatal. No início da carreira tive uma experiência internacional, mas que abdiquei para viver uma “vida de qualidade” e com o “sonho da estabilidade”. Percebo que me enganei, errei, ainda mais, quando percebemos que a estrutrura do governo, em muitos casos, é mais instável profissionalmente que qualquer outra estrutura organizacional refletindo na sua qualidade de vida.
    Considerando sua experiência, quais seriam as dicas para que um profissional aos 33 e vindo de um setor estatal retorne ao mercado privado. Qual (is) são/seriam os bons caminhos?? Obrigado por se dedicar a este tema e servir de orientação à uma questão tão importante – “carreira”.

    Responder
  7. Bom dia sou tecnica de enfermagem trabalho na area a 3 anos e meio .adoro hospitais aprendi muito com bons profissionais .
    Mas essa area toma muito tempo de minha vida passo mais horas dentro de um hospital do que com minhas familia.sabados domingos e feriados e festas .sempre trabalhei .e agora prcebi que nao adianta trabalhar em dois e tres empregos .quanto mais eu ganho mais gasto e menos vivo com minhas filhas .
    Quero muda de area mais so muito indecisa .e tenho medo

    Responder
    • Oi!! Eu sou técnica em farmácia, e tinha essa mesma sensação, faço atualmente faculdade de Administração. Pedi demissão do hospital onde trabalhava estou em busca de mudança de rumo. Trabalhar na área da saúde é muito bom mas muito desgastante. Eu re pensei minha vida, repense a sua também.

      Responder
  8. E eu ? tenho 31 e 7 meses ou seja, bem próximo aos 32 anos, desde sempre nunca soube o que eu realmente queria fazer, estou a 11 anos na mesma empresa e fiz uma faculdade tecnológica, mas que não me identifiquei fiz Gestão Comercial mas nem vender eu sei. Tudo errado.
    Hoje com penso em procurar ajuda de um psicologo, eu me encanto quando vejo alguém trabalhando com amor, com paixão. Será que nunca vou sentir isso ?
    🙁

    Responder
    • Bruna, me encontro na mesma situação que vc, há 13 anos na mesma empresa, onde evolui em cargos mas não em renda. Moro numa cidade pequena, sem opções de trabalho e de estudo. Tem horas que tenho vontade de jogar tudo pro alto. Pra completar a crise vem e me assusta, o medo de ficar desempregada me bloqueia. Pra nós eu desejo sorte, espero que esse inconformismo nosso nos motive. Bjs

      Responder
      • Estou nessa situação, sou graduado e tentei fazer duas POS e nao me encontrei, estou num nivel onde cai no tedio, e nao sinto mais emocao ou prazer na minha carreira e ano que vem estou disposto a mudar sim.

        Responder
        • Sou mais uma passando por isso. Só que aos 18 eu sabia exatamente o que queria, a vida toda eu quis… Me formar em moda e ser estilista. São 11 anos já formada e sem conseguir crescer na área. Anos como auxiliar e assistente, em um mercado de exploração de mão de obra me fizeram perder o amor e o sonho que tinha… Só que agora pedi demissão mas ainda não sei o que fazer. Quero fazer uma nova graduação, já que a minha não é bem aceita para nada, mas desanimo ao lembrar de todos os trabalhos e rotinas de estudo.

          Responder
    • Bruna sinto a mesma coisa, sou militar, estou odiando o que faço( setor administrativo), quero fazer ed. física, amo essa área, ganha menos, mas sou tão infeliz no meu emprego que está afetando minha saúde, eu era mais carismático, feliz, antes, queria abrir um CT de artes marciais, que é o que eu sou bom, e mais amo.

      Responder
    • A minha facilidade é adaptar, mas o grande problema é renda financeira, vi post de pessoas possuem salários de 4000,00 e questionando, gente sério do geito que sou econômica com R$ 4.000,00 eu ficava rica kkkk
      Mas vamos lá tenho 12 anos que trabalho na mesma empresa, demorei muitas anos á me adaptar, adorava comercio, mas o horário é terrível. Amei farmácia mas salário péssimo na época atendente mas amava o que fazia.
      Hj estou nessa empresa que acostumei e tenho bastante liberdade, mas do jeito que situação financeira da empresa está ela vai fechar, acredito eu.
      pensei em fazer curso superior, sempre sonhei com medicina, passei por experiencia que acertava primeiro que os médicos o diagnostico, mas infelizmente, idade, tempo e dinheiro, não é possível mais. Mal comecei essa semana enfermagem (não tenho nenhum, curso superior), mas já estou na dúvida de parar, devido o pensamento de salário,horário de trabalho e valorização.
      Em conversa com um enfermeiro ele estava falando sobre muitos procedimentos o medico ganha por cada um e se for o enfermeiro que fizer ele não ganha nada (olha que ridiculo)
      Realmente não sei o que fazer, o meu grande problema gosto de tudo e a relação do teste vocacional foi extensa kkk
      Tô ferrada …

      Responder
  9. A vida é estranha. Tenho quase 29 anos e já estou 10 anos trabalhando como professor na rede estadual. Com pós e com um mestrado quase concluído, porém o tédio e o desânimo estão mexendo com meu desempenho em sala de aula. Vivo em uma cidade pequena, sem muita perspectiva de emprego. As vezes penso em me aventurar, por os pés em algum grande centro, levar uma boa reserva de dinheiro e tentar a sorte, porém minha experiência fora da educação é quase nula, trabalhei um tempo no setor varejista e na supervisão de um instituto estatal. É complicado, acho que estou na crise dos 30 antes de chegar nos 30 rsrsrs. Enfim, gostei muito das dicas.

    Responder
    • Estamos juntos nessa. Tenho 28 anos e também sou professor, mas de Educação Física em rede municipal. Estou pensando em me aventurar no direito mas o medo das contas vindas com a graduação tem impedido.

      Responder
    • Também estou prestes a completar 29 anos e é exatamente assim que me sinto, também penso estar na crise dos 30… a apatia e o pensamento de que não conquistei coisas na vida, as quais eu sinto muita falta, me deixam muito desanimada.

      Responder
      • Estou igual a vocês, estudo para concurso, mas já não sei se é isso o que eu realmente quero da minha vida, sinto que quero mais sabe? .

        Responder
      • Sou formada em Administração e há 7 anos trabalho em um Banco, mas não me identifico com a minha formação. Tomei coragem esse ano e comecei a cursar Pedagogia, estou amando o curso, tem muito a ver com a minha personalidade.

        Responder
        • Oi Ana Paula. Tenho 32 anos e me formei em Ciências Contábeis, trabalhei na área por 10 anos. Tive meu filho parei de trabalhar para cuidar dele e agora quero mudar. Já me matriculei em Pedagogia, começo no próximo semestre. Fico meio insegura de começar outra faculdade e também pela idade. Li seu post e fiquei um pouco mais animada.

          Responder
  10. Super me identifiquei com os cometários, acho que todo mundo está sem motivação, onde estamos errando? Não podemos por a culpa em nada, pois tudo depende do nosso esforço, eu tenho 31 anos um filho de 11 anos, trabalho a 14 anos em uma empresa pequena do meu tio, mas não ganho bem e não consigo aplicar o que estudei aqui, RH e Gestão de Pessoas, empresa pequena sabe como é então não tenho experiencia para migrar pra outra empresa maior, fico aqui nessa zona de conforto, até quando? Um dia isso aqui acaba e ai? Isso que me questiono, me sinto em uma vida medíocre, não tenho um hobby, não tenho um proposito de vida, uma luz, fico nessa vida sem saber se estou certa ou errada pois não quero me influenciar pelo padrão de vida que a mídia nos mostra, quero ser útil apenas, ter qualidade de vida e com dinheiro pra viver sem privações básicas. E o tempo vai passando e não saio do lugar, tenho lido muito sobre esses dilemas da vida e tenho refletido muito, mas continuo aqui…rs

    Responder
    • Eu me identifiquei demais com tua resposta, tanto é que estou na internet procurando alternativas. Eu faço 27 anos este ano, felizmente não tenho filhos e estou morrendo por dentro aqui no escritório de advocacia do meu pai (sou advogado). Não sei se devo largar tudo e ir para outra faculdade ou ficar. Mas não posso mais empurrar com a barriga. Um dia meus pais se vão e eu ficarei aqui, sem experiência para recomeçar e sem vontade de continuar nesta área.

      Responder
    • Super me identifiquei com o seu cometário Andreia! Sou formada em educação física desde 2007, porém pela zona de conforto atuei muito pouco. Medo, dividas me impediram de largar tudo e encarar a carreira. Hoje trabalho dentro de um despachante, esta questão de ficar o dia todo dentro de um escritório me mata! Então vem a questão: Dar continuidade a minha formação, me especializando em algo do meu interesse, ou encarar outra graduação (sou muito ligada a questão social, sinto vontade de cursar serviço social)? não me sinto feliz e realizada, não quero passar a vida toda assim…

      Responder
  11. Oi, tenho 32, sou formada em administração de empresas, fico dentro de um escritório fechado, falando o dia todo com clientes por telefone e e-mail. Cresci dentro de um comercio aberto e ficar dentro de um escritório fechando está me deixando louca, apesar de está no setor comercial da empresa. Quero mudar de profissão, já até estou pesquisando e estudando o mercado, não quero mudar de uma hora para outra, pois eu dependo do meu trabalho atual para poder me profissionaliza no que quero fazer futuramente. irei migrar aos poucos, quero montar um atelier de custura, fazer vestidos de crianças e entrar nesse mercado, eu sempre respirei comercio, sei vender e abrir novos clientes, hoje estou cursando a pós – graduação em negócios, acho importante se capacitar primeiro fazer muita pesquisa para depois mudar, pois estamos vivendo tempos de muita dificuldade.

    Responder
    • Engraçado eu trabalhei a vida inteira com vendas por não ter outra opção.Tive oportunidade em investir em cursos para prestar concursos aí com a crise fez parar os concursos federais. Comecei uma graduação em Gestão Financeira e não estou gostando pq quero mesmo fazer administraçã mas quando olho para as grandes empresas vejo q só aceitam bacharel e abaixo dos 25 anos , ou seja, com 33 não vou conseguir mudar de área nunca Estou condenada a trabalhar de vendedora o resto da vida.

      Responder
  12. Tenho 31 anos, me sinto velha pra entrar qualquer tipo de trabalho, não sei o que eu gosto as vezes vejo um anúncio de emprego e pha só até 30 anos aí eu entro em desespero e agora, minha alta estima super baixa não sei o que fazer já fiz até teste vocacional e nada.

    Responder
  13. Tenho 30 anos, sou zootecnista e possuo mestrado e doutorado. Não consigui um emprego e estou há um ano desempregada. Estou tão desesperada por ter o currículo bom e não conseguir uma inserção no mercado. Penso em começar outra carreira por conta disso.

    Responder
    • Tenho 29 anos, sou engenheiro florestal, formei a um ano e meio e estava no mestrado, decidi sair do mestrado. O meu problema foi justo por ter permanecido em uma graduação da qual com o tempo percebi que não era o que queria perdi totalmente a afinidade que já era pouca, sempre sonhei com arquitetura, mas por morar no interior e o curso arquitetura no meu estado só haver na capital, não tinha condições financeiras de me bancar na capital. Cursei eng. florestal na minha cidade por ser mais acessível financeiramente e achei que não poderia ficar escolhendo muito e que bastava me esforçar. Resumindo podria durante esses anos ter feito uma excelente graduação com maiores conquistas se fosse outra. O mercado de trabalho para o eng. florestal só é amplo na teoria, na pratica independente da crise econômica é bem restrito, por isso a solução tem sido recorrer para pós graduação, esta profissão não é facil de achar trabalho em qualquer cidade ou região como outras eng ou áreas. Estou decidido a fazer concurso de nivel médio para trabalhar e conciliar com uma nova graduação “arquitetura”. Se errei com a graduação que escolhi é hora de parar de continuar errando e vivendo com remorso pelas escolhas erradas, a idade pesa sim para recomeçar do zero. mas demorei e vi que não adianta sofrer mais, seguir com um mestrado era dar continuidade ao erro poderia vir fazer um doutorado mas a insatisfação sei que não iria mudar sempre me sentiria forçado. Muitos colegas vão me criticar, os que estão se encaminhando “por conta da pós” pra depois lecionar e satisfeitos com a profissão, mas eu entrei no curso apenas para arriscar e de tanto pensar em sair e não decidi acabei formando. Nunca se deve continuar uma graduação quando se percebe que não é o que se sonhou. É preciso haver gosto e sonho e aptidão para as coisas darem certo. Agora dane se , dando certo ou não, vou em busca do que quero.

      Responder
      • Olá Carlo! Tbm sou engenheira florestal e tbm sonho com a arquitetura e tbm tenho a mesma idade que vc.. tantas semelhanças e frustrações!! Sou concursada como engenheira, mas o serviço público, para quem não tem perfil, é ainda mais frustrante. Por esse motivo a pouco tempo comecei a cursar design de interiores e estou amando! É EAD e muito bom!! Pensei em fazer para ver como me sairia ao invés de me arriscar diretamente em outro curso de graduação. De hobby já está virando um trabalho, talvez um dia eu possa estar inteiramente nessa área fazendo o que eu tanto gosto!! Espero o mesmo a vc!!

        Responder
  14. Sou contadora e não suporto o que faço ,sempre quis fazer marketing mas na época minha família não me deu força e eu fui na onda deles ,agora estou pensando em fazer uma mba em marketing pela Espm mas fico com medo de pagar um bom dinheiro e não conseguir emprego .Me interesso na área principalmente e-commerce e faço alguns cursos na área, será que tenho alguma possibilidade de entrar no mercado ou eu terei que voltar tudo de novo ?

    Responder
    • Amanda,
      Estou exatamente na mesma situação que você….sou formado em contábeis e sempre quis marketing…acho que podemos até trocar ideias sobre isso.
      TIAGO.

      Responder
      • Tiago meu sonho é ser contadora, mas me formarei ccom 30 anos, sempre me pergunto se pá idade conseguirei entrar no mercado pra trabalhar na área..

        Responder
  15. Minha situação é um pouco diferente, gosto demais da minha profissão sou oque sempre quis ser, contudo agora aos 30 anos de idade descubri que sou alérgico a tudo que envolve minha profissão (sempre me perguntei de onde vinha tanta coceira, RS) agora tenho que me recolocar no mercado de trabalho e não sei por onde começar. Fica sempre a grande dúvida “será que ainda dá tempo”?
    P.s. sou supervisor de manutenção mecânica e tenho alergia a óleo e todos seus derivados, borrachas, materiais sintéticos, tinta e couro.

    Responder
  16. Olá. Sempre quis a profissão que estou. Mas o baixo salário é uma provável demissão que virá está me deixando muito mal. Sou professora de uma universidade particular. Hoje fico decepcionada com as minhas escolhas, penso até em suicídio. O problema é que não tenho tempo para recomeçar, sou eu quem sustento a casa, ficar desempregada será muito complicado e onde estou não tem outras opções e embora esteja triste não posso nem chorar, pois todos dependem de mim. A vida perdeu o sentido.

    Responder
    • Eu também sou professor. Comece a estudar para passar em um concurso público… Pode demorar um pouco, mas um dia vc passa.
      Até ajuda a parar de pensar em suicídio… Pelo menos nas horas vagas…

      Responder
      • Também sou professora, e depois que passei no concurso do meu estado (SC), minha profissão virou meu desgosto. O nosso governo, aqui de Santa Catarina, todos os anos arruma uma maneira de nos prejudicar e tenta tirar nossos direitos na cara lavada. No momento estamos envoltos em um grande caus, professores apavorados, chorando nas escolas, muitos em depressão ou transtornos de ansiedade, muitos tentando pensar em outra profissão,antes que seja tarde… Estou nesse grupo, e estou a procura de algo que me de segurança, porque já cansei de tanto desrespeito…

        Responder
        • ?sou professora de inglês. Sempre trabalhei em escolas de idiomas, mas os salários da maioria dessas escolas são baixos e oscilam de semestre a semestre ou até de bimestre em bimestre, até que passei no concurso público para lecionar nas escolas da Prefeitura de São Paulo, isso já faz 5 anos, me sinto pouquíssimo reconhecida, o crescimento é muito lento e aos poucos estou me sentindo cada vez menos importante em relação a minha função. Aqui em SP é a mesma coisa, todos os anos tentam tirar algum direito do professorado. Nada de incentivo e ainda querem arrancar o pouco que já foi adquirido. Isso aqui está um caos nesse momento. Praticamente 100% das escolas em greve e nenhum posicionamento por parte de nossos governantes, fora a mídia televisiva que mal divulga o movimento de manifesto dos professores. É triste, pois a profissão que escolhi por gostar muito, por ter habilidade para ensinar. Estudei muito para exercer essa profissão e agora me ver assim… frustrada e desvalorizada! Pensando muito em mudar… forçosamente…

          Responder
        • Também sou professora efetiva . Mas, estou muito descontente com a minha profissão. Venho me sentido angustiada, e pensando em prestar concursos para outras profissões.

          Responder
    • Oi Ana,
      Li o seu comentário e Fiquei preocupado.
      Aparentemente seus problemas estão atrapalhando a forma como vc vê a vida.
      Quando pensamos isso que vc esta pensando, vem a mente se eu acabar com a minha vida tudo melhora, Isso é mentira , quem deixamos para traz fica pior e com um exemplo de como fazer para resolver os problemas.
      Por esse motivo não pense nisso, lute sempre. E se vc acha que é muito difícil sozinha procure ajuda.
      O sentido da vida é Vencer, e não ha uma Grande vitoria sem
      Uma boa Luta.

      Responder
    • Ana Jesus Cristo te ama. Você deve procurar ajuda primeiro para
      Tirar esses pensamentos da sua cabeça. Nesta vida sempre temos uma saída. Não devemos dar tanta importância parado que nos faz mal e sim focar nisso pensamento Cristo.
      Você é muito especial para Deus. Experimente um amor radical por Jesus e tudo de ruim sairá da sua vida. Eu te desejo toda fe
      E muita felicidade.

      Responder
  17. Sou formada em moda a 3 anos e estou desempregados a 8 meses, mando currículos e nada de respostas , penso em mudar de área , ainda é cedo para pensar nisso ?

    Responder
    • Claro que sim! Se você realmente gosta de outra área, se aventure. Meu pai se formou em engenharia civil aos 50 anos e está trabalhando na área e pensando em abrir uma construtora.

      Responder
  18. Tenho 29 anos. Sou servidor público, mas muito insatisfeito. No trabalho encontrei frustração, não gosto do que faço nem ambiente de trabalho. Não tenho o perfil para esta função administrativa. Há anos me pergunto o que gostaria de fazer, mas sem encontrar respostas. Passei muito tempo estudando para concursos e no final, estou infeliz. Quando criança e adolescente, queria ser pesquisador e trabalhar na área das ciências biológicas ou na saúde, pensei em cursar fisioterapia, biologia, mas na época desisti pelos baixos salários e pouco reconhecimento da profissão. Me formei em Gestão Ambiental e atualmente faço Ecologia. Gostei do curso, mas não me sinto motivado a entrar de cabeça na área, perdi o ânimo totalmente. Penso em mudar, mas falta coragem e, principalmente, saber onde quero chegar.

    Responder
    • Estou igual a voce também. Sou funcionaria publica, me formei em fisioterapia e foi uma grande decepção. Iniciei o curso de direito e logo no 3 período vi que não era aquilo que queria. Fiz uma viagem recente para o exterior e percebi que o inglês era fundamental na vida de qualquer pessoa, inclusive na minha (pq tive dificuldades com o idioma). Na mesma semana que cheguei tranquei o curso de direito (estava me torturando) imagina: pagar uma faculdade que você não gosta. Decidi agora dar um tempo e quem sabe iniciar um curso de inglês em 2019.. apenas quero encontrar algo que goste. NÃO QUERO CONTINUAR FRUSTADA PROFISSIONALMENTE. ahhh tenho 33 anos… só quero me encontrar profissionalmente.

      Responder
  19. Oi eu tenho 27 e sou Cabeleireira e maquiadora, todos acham que é a profissão dos sonhos, mas a insegurança de “se”teremos cliente ou não, ” se” entrará dinheiro o suficiente para pagar as contas é muito difícil.
    Sou muito boa com planejamento, organização, liderar e lidar com pessoas. Tenho muita vontade de estudar alguma coisa relacionada a gestão e planejamento. Estou muito em dúvida. Mas gostei do post, ajudou muito.

    Responder
  20. Tenho quase 30 anos e não sei o que quero da vida..isto é angustiante..tenho um emprego a 8 anos ganho de 2800 e algumas vantagens..tenho formação e uma pós mas que não tem nada a ver com que faço hoje… não estou mas motivada e feliz no meu emrepo.quero sair ..mas ir pra onde?não tenho nenhum plano..nem sei o que posso fazer ..quais são minhas competências…estou me sentindo muito mal não sei oq fazer pra mudar isto.

    Responder
  21. Olá, acabei de mudar de Carreira. Uma dúvida. Reescrevo todo meu Currículo Lates, ou vou apenas acrescentando a nova Graduação e os Cursos que irei fazer.

    Responder
  22. Gente me dá uma luz , tenho 8 anos em uma empresa na área da produção,estudo técnico de enfermagem ,faltam menos de um ano para terminar , estou pensando em pedir para ser mandada embora e me dedicar ao curso e procurando na área, acham precipitado???

    Responder
    • san, acho que você deveria correr atrás da sua carreira, falo por experiência, sou formada em contábeis, quando chegou a hora de decidir fiquei na empresa e abandonei minha profissão por 10 anos, hoje o que aconteceu? a empresa simplesmente me demitiu sem aviso prévio, agora estou buscando resgatar minha profissão e recomeçar do zero.

      Responder
      • Oi, meu nome é Talita, já tenho 26 anos e me formarei com 30 em contábeis. Será que conseguirei um trabalho na área? Não sei a idade limite para ser um contador.

        Responder
  23. Trabalho com a língua inglesa desde os 19 anos, comecei como professor, tradutor e posteriormente intérprete. Esta última profissão levou anos de experiência e aperfeiçoamento, mas nunca me senti realizado nela devido à instabilidade e incerteza do mercado na minha cidade. Pensei em mudar de estado, mas ao invés disso, quando tinha 26 anos, resolvi mudar de carreira. Comecei a estudar Engenharia Mecânica e paralelamente continuava trabalhando para me manter, é claro. Me formei aos 30 em um instituto federal, com bons estágios, experiência internacional, currículo com pesquisa e publicação, cursando um MBA na FGV… Entretanto me formei no meio da maior crise da história deste país. Desde então, após dois anos de conclusão do curso, até hoje não consegui emprego relacionado à minha área de formação. Sei que ainda estamos na crise, mas depois de dois anos de formado sinto que todo meu esforço durante os últimos anos para conseguir o diploma está indo pelo ralo. Atualmente trabalho como assistente executivo bilíngue em uma multinacional, bom salário, mas insatisfeito por trabalhar como ajudante enquanto tenho plena consciência que teria capacidade para exercer cargos de muito maior responsabilidade e remuneração. É frustrante você perceber que tanto tempo sem entrar no mercado após a formação irá impactar seriamente no desenvolvimento da sua carreira. Eu me formei tarde e por isso não tenho mais tempo a perder. Sinto que se não entrar no mercado este ano, precisarei mudar de estratégia. No momento estou sem forças pra começar tudo de novo, trilhar um novo caminho desde o início. Mas se até o final do ano nada acontecer, vou ter que me virar. Talvez empreender ou mudar de estado e focar na profissão de tradutor-intérprete. Queria muito estar estável na minha carreira agora, mas ao invés disso até hoje, aos 32 anos, estou com o meu futuro completamente indefinido.

    Responder
    • Caro amigo Luiz, infelizmente passo por uma situação parecida, mas algo dentro de mim, diz que nunca é tarde para recomeçar, não desanime, tenha fé e pensamento positivo, que as coisas vão dar certo. Uma dica, não sei se vc conhece o aplicativo linkedin
      , é muito bom para fazer contatos, quem sabe, vc consegue algo na area que se formou. ÓTIMA SORTE

      Responder
  24. Atualmente faço ti sistemas de informação e vou me formar esse ano, tenho 21 anos e ainda não sei o que eu quero! e tenho medo de fazer outra graduação

    Responder
    • Me formei e adm aos 21 tbm …hj com 29 vou começar minha segunda graduação e vou fazer física pq aos 17 não tive maturidade pra escolher uma área que eu realmente gostasse…encara a experiência em ti se não gostar mude !

      Responder
  25. Tenho 30anos estou terminando o último período em ADM , mas estou fora do mercado de trabalho a 4 anos, vejo que a falta de experiência não é um ponto a meu favor, já pensei em uma recolocação ou até uma mudança de área, mas não sei por onde começar, o que fazer nessa situação?

    Responder
  26. Tenho 32 anos, formado em administração de empresas. Tive meu próprio negócio que faliu e me deixou atolado em dívidas, e por conta disso me desiludi com a minha área de atuação e resolvi recomeçar. Estou fazendo Gestão Ambiental e descobri minha verdadeira vocação… Só tenho receio de ter dificuldades para me colocar no mercado por conta da idade e da crise econômica que ainda enfrentamos.

    Responder
  27. Tenho 31 anos, sou formado como técnico em contabilidade e restando finalizar dps para concluir graduação em Ciências Contábeis. Esse ano completarei 10 anos na área. Hoje trabalho como consultor tributário, ou seja, fazendo leitura e atualização diária de legislação de tributos para empresas. É um trabalho que não considero com Boa remuneração e, ultimamente, tão pouco satisfatório. Sempre que se aproxima de completar 1 ano de empresa, sinto a necessidade de mudar. Já passei por diversas empresas mas, sempre a curto prazo, fico insatisfeito. Já pensei em por diversas vezes em fazer medicina veterinária por gostar muito de animais, contudo, não sei se esse é um fator determinante para profissão, além disso, a mensalidade desse curso é muito alta. Mas devido ao atual momento econômico e político do país, dou Gracas a Deus de estar empregado.
    Saudações

    Responder
  28. Tenho 32 anos e nunca vi um cara fracassar tanto!!! O pior que eu tento! Não tenho uma profissão, não tenho uma formação, não tenho carta de motorista, não me casei, não tenho filhos, sempre acontece algo que nunca é a minha vez! Em teste de empresas acontecem coisas inacreditáveis e sobrenaturais que que é difícil até de contar e com certeza daría um livro! Eu não consigo me encontrar em nada! Dizem que Deus coloca provações nossas vidas preparando para o melhor!… Pela lógica digo que já posso me preparar pra ser dono da CocaCola ou da Apple a qualquer momento! RS!

    Responder
    • Então cara…escreve esse livro, rs, esta ae sua oportunidade! =) brincadeira a parte, entendo seu problema, tenho 32 tambem, e tambem tenho fracassado bastante, embora com algumas diferenças, eu sou formado, rs, mas estou desempregado, e ja tentei pelo menos dois cursos aparte da minha formação. As pessoas dizem que sou inteligente, porem nesse momento as evidencias demonstram o contrario, já que falho tanto….bem boa sorte para você cara, e segura as pontas!

      Responder
      • Gente, vejam só, apesar de tudo… é bom sentir que não somos os únicos.
        Tenho 26 anos, me formei arquiteta em outubro do ano passado. Fiz uma universidade federal em minha cidade, ou seja, não precisei sair da casa dos meus pais. Muito bom por nao precisar pagar aluguel nem mensalidade em outro lugar. Por outro lado esse mês vim morar em São Paulo pra tentar algum trabalho na minha área. Saindo da casa dos pais aos 26 anos, vivendo do auxílio financeiro deles nesse começo. Emprego está muito difícil, principalmente pra recém-formado sem experiencia. Além disso, nao posso dizer que sou uma apaixonada pela minha área. A verdade é que nunca me encontrei realmente. Me sinto frustrada, fraca e zero motivada, uma vez que não encontrei ainda onde me encaixo profissionalmente. Também não tenho coragem de voltar a morar com meus pais aos 26 anos e voltar à zona de conforto de sempre.

        Responder
      • Eu também tenho alguns cursos profissionalizantes e técnico mas não consigo sair dessa produção tenho 37 anos estou estudando mas não consigo ver uma Luz.

        Responder
    • Bem Sérgio, também sou um exemplo de fracasso profissional. Sou Agrônomo formado a 8 anos e sei das dificuldades que temos na vida profissional. Fui desligado dos últimos 5 empregos que tive. Dói muito não conseguir me firmar profissionalmente depois de 8 longos anos. As pessoas sempre me dizem o quanto sou inteligente, esforçado, dedicado e bom em relacionamentos com outras pessoas, porém algo sempre acontesse e lá vem mais uma demissão. Nem sei mais o que fazer ou a quem recorrer. Vejo pessoas se dando bem no trabalho e não saindo do lugar. Mas, como você disse, assim também acredito que Deus deve ter um propósito pra nós.Espero que possamos encontrar nosso melhor caminho em breve.

      Responder
  29. Este ano completo 10 anos de formada em Enfermagem, trabalhei por 2 anos na área e depois por não conseguir emprego, comecei a trabalhar como auxiliar de escritório. Neste tempo, tive 2 filhos, formei minha família, mas não consigo retornar à minha área de formação. Já passaram 8 anos desde que saí do hospital, o que eu sinto?! Sinto que perdi a faculdade que eu fiz, estou frustrada na área que estou trabalhando! Não consegui fazer uma pós por falta de verba, então o que me resta é contentar com o emprego atual, dando graças por ainda ter um emprego.

    Responder
    • A minha situação é bem parecida com a sua. Tenho 15 anos de formada ( Medicina Veterinaria), fiz o que amo, pq amo os animais, só atuei na minha área por 02 anos mas mesmo assim não foi diretamente com os animais e sim na área da vigilância sanitária. Hj me arrependo muito de não ter continuado e ter desistido. Agora estou correndo atrás do prejuízo, fazendo especialização, mas sei que não vai ser fácil recuperar esse tempo perdido.Me sinto frustrada, triste, deprimida. Estou fazendo tb o curso de banho e tosa para ter uma renda. Espero que de certo. Boa sorte pra todos.

      Responder
      • Estou vendo que muitos de vocês estão em dúvida quanto a mudança da carreira. Não é fácil enfrentar esse processo.
        Estou estudando a possibilidade de montar um grupo para oferecer mentoria na área de carreira. Caso tenha interesse por favor, enviar uma mensagem de e.mail com o assunto MENTORIA
        Creio que meu livro, TÔ PERDIDO! Mudança e Gestão da Carreira, possa ajuda-los. Por favor, entrem em contato com a Editora Qualitymark
        http://www.vidaecarreira.com.br/livros/to-perdido/
        http://qualitymark.com.br/to-perdido-mudanca-e-gest-o-de-carreira
        E perguntem como podem fazer para obter o livro. Sei que muitos de vocês nm residem em São Paulo, mas acredito que o livro possa ajuda-los bastante.
        Estou pensando em montar um curso on line sobre o tema, vocês teriam interesse?
        Em caso afirmativo, por favor, envie uma mensagem com assunto PROGRAMA ON LINE VIDA E CARREIRA.
        Desejo muito sucesso a todos, obrigada por encaminharem suas mensagens para o site.
        leio todas!
        Um abraço,
        Adriana Gomes

        Responder
  30. Esse assunto tira demais meu sono! Tenho35 anos. Me formei em RTV em2005, trabalho em radio, sou locutora em uma boa emissora de SP. Tenho 11 anos de experiência, e hoje, estou super insatisfeita.
    Meu sonho era ser locutora. A sensação de “ realizei…. e???” Pois bem. Parti para área de estética. Abriu meus olhos para uma segunda chance.. ganhei bolsa em uma faculdade para cursar cosmetologia, e agora, quero me formar e emendar ainda com farmácia.
    Até lá, estarei com 40 anos e a pergunta que não quer me calar é: alguém vai me empregar com essa idade? Vale a pena todo esse esforço ??
    O “ sei lá” acaba sendo desesperador !

    Responder
    • Eu estou pensando em iniciar Farmácia com 39! Também trabalho com Estética…Mas tenho medo de estar velha também…mas a vontade de me aprofundar é grande!

      Responder
  31. Tenho 30 anos, sou técnica contábil e detesto essa profissão. Faço faculdade em Processos Gerenciais pois a minha vontade era migrar para o financeiro. Mas, ainda sinto que meu lugar não é em um ambiente fechado, cálculos e dores de cabeça. Eu me realizaria tendo algo próprio sem trabalhar pros outros, só que ainda não sei o que quero, só sei ob que não quero. Procuro algo que eu nem sinta que estou trabalhando, que as horas passem voando e que eu me sinta leve e feliz.
    Já não me importo tanto com status de formada. Eu quero é ser mais livre!
    Sem prisão, paredes de uma sala de escritório.
    Eu quero viajar! Eu quero o mundo!

    Responder
    • Estou na mesma situação: mesma profissão, mesma idade e mesma certeza do que não quero. Se eu pudesse escolher algo que me faça feliz e garanta meu sustento eu iria com certeza. Estou cansada de ficarnpresa no escritório, seguindo regras e sendo remunerada com um valor risível, a área contabil está muito defasada nesse sentido. Eu quero recomeçar mas não sei por onde.

      Responder
      • Oi Manuella! Já pensou em prestar consultoria como autônoma?
        Estou cursando Processos Gerenciais também, tenho 19 anos, e no momento só consigo emprego na área financeira, que não gosto muito por que não curto cálculos, impostos, cobrança de clientes, blá blá blá.
        Assim que me formar quero começar a trabalhar na área de Processos, para implementar melhorias e favorecer a produtividade, pois é algo que faz muito mais sentido para mim. Quando estiver estável financeiramente, penso em abrir um negócio próprio para prestar consultoria empresarial.
        Ou então… juntar dinheiro e largar tudo para começar a faculdade de Moda que é o meu maior sonho mas que não consegui prestar vestibular por que não tem na minha cidade.

        Responder
  32. Olá, pessoal! Tenho 33 anos, fui cabo da Força Aérea Brasileira em Belém, depois trabalhei com Logística em São Paulo, bartender e garçom em Brasília onde fiz um curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e graduação em Licenciatura Plena em Matemática no IFB, dpois fui almoxarife em Niterói onde cursei Ciências Matemáticas e da Terra na UFRJ e Tecnologia em Sistemas de Computação na UFF. Mas nunca consegui me formar por causa do desemprego e tive que mudar de vidade p trabalhar . Não tenho mulher nem filhos. Tive depressão no começo do ano como muitos de vcs e estou perdido profissionalmente. Um amigo me recomendou a área de vigilância, pensei em empreender no interior do Pará onde estou agora na casa da minha família. Mas pela experiência nômade penso em ser comissário de voo. O tempo passa e a gente se perde na vida. Minha vida tá uma confusão e estou desempregado.
    Alguém me dê uma luz p favor…rs Abraços!

    Responder
    • Bom dia Pablo Fernando, vc não é o único com estes problemas, me formei em 2015 em serviço social hoje trabalho como recepcionista em uma empresa, totalmente diferente do que planejei pra mim, mas é o que apareceu no momento, sei que preciso ir pra outra área mas até agora não sei o que fazer.

      Responder
  33. Tenho 31 anos sou formada em Administração de Empresas e Logística, consegui alguns empregos na área e não fui muito feliz, hoje vou fazer Sistema de Informação.

    Responder
      • Tenho 33, formada em enfermagem há 9 anos e procurando uma forma de sair da área. Infelizmente uma área muito desvalorizada, desgastante física/psicologicamente e mal remunerada.

        Responder
          • Eu sou tecnica de enfermagem e e estou segundo semestre de administração, mas estou com muito medo pelo fato de nao ter experiência e não ter QI e muitas pessoas estao dizendo que para conseguir um emprego tem que contatos, eu amo enfermagem, mas uma area desvalorizada, como disseram na postagem a cima, tem vários ramos na enfermagem mais o meu medo é trabalhar á noite e fica nessa de trabalhar final de semana e feriado é tenso.
            paula.profissional@hotmail.com

  34. Eu me sentindo uma extraterrestre e depois de ler tantos comentários maravilhosos de pessoas na mesma situação que eu , me senti motivada. Tenho quase 31 anos e estou passando pelas mesmas coisas. Descobri minha vocação profissional somente aos 30 anos. E justamente a área que sempre tive muita admiração e medo pois me considerava incapaz para tal, que é a area financeira. Pois bem de uma pessoa que nao sabia absolutamente NADA. Que não foi na prova da pós porque não saberia responder absolutamente NADA kkkk, pegou DP kkkk (lógico) e através da DP (pasmem) que inclusive era o prazo final pra concluir o curso, eu passei a amar Finanças kkkkkkk. Conclui a DP com nota 9,5 e na sequencia prestei minha primeira prova de certificação financeira e passei de primeira. Não se importem com a idade. Eu ainda estou muito longe dos meus objetivos ( inclusive estou desempregada a quase 3 anos). Mas através do desemprego descobri minha vocação, justamente como li aqui no artigo. Ainda falta muito estudo porque sempre fugi da Matemática. As vezes fico muito triste pq as pessoas dessa area são extremamente inteligentes e me sinto inferior, me culpo por nao ter estudado durante a vida. Mais nao estou nem ai, mesmo tendo um poder de raciocínio menor eu vou estudar tudo o que for necessário até realizar meu sonho de trabalhar na area Financeira. !!!. Deus não coloca um sonho no nosso coração que não podemos realizar !!! Pensem Nisso !!!!
    Segue meu e-mail caso queiram se comunicar comigo !
    dregina17@gmail.com

    Responder
  35. Oi pessoal eu decidi fazer uma faculdade onde me possibilitasse em ser autônoma, devido a idade e sabendo que sem experiência e recém formada seria dificil eu concorrer a vaga com a molecada, e optei por Ciências Contábeis e me formei já estava fazendo 35 anos, porém foi uma furada… a área contábil e extensa e apenas com o conhecimento acadêmico não é possível.. e já faz 3 anos e não consegui nada… a idade é sim grande agravante, infelizmente planejei errado a idéia que esta graduação me traria independência de emprego. Então após uma certa idade temos a buscar bastante informação, pois você sem experiência, as empresas prefere os jovens que estão se formando ai. Eu penso em tentar fazer uma pós em área diferente da graduação, onde me dê conhecimento para buscar outra área, sendo que graduação ocupa muito seu tempo e muitas vezes poderá ser uma furada. Bjs..e sucesso a todos!!

    Responder
  36. Tenho 31 anos e sou funcionário publico desde os meus 18 anos de idade, com salário na casa dos 5 mil reais, possuo duas formações na área em que atuo e cursei Inglês. Infelizmente meu cargo não preve um aumento significado de salário e o que começou muito bem agora começa a me deixar insatisfeito. Sou casado e tenho uma filha, casa e carro quitados, porem não tenho grandes luxos. A iniciativa privada paga salarios maiores no meu ramo de atuaçao, porem tenho grande receio de tentar. Estou chegando quase na metade do tempo para eu poder me aposentar com um salário integral. Parece loucura querer mudar de emprego a essa altura do campeonato. Sinto que poderia me desenvolver muito mais trabalhando em uma empresa, algo que nunca tive contato.

    Responder
    • Nossa…quem me dera ter a sua idade. Eu tenho 35 e estou mudando de área. Ganho super bem, mas não podemos ficar em lugares que estamos infelizes. Se joga sonhando com o lugar que quer trabalhar e quanto quer ganhar que a vida te ajuda. Vai procurando outro emprego que vai dar tudo certo. Boa sorteee!

      Responder
    • Amigo, como vc esta? Minha situacao é mto parecida, mas meu cargo paga menos, porem sem plano de carreira. Com 28 anos, penso no futuro e fico bem preocupado. Mto desejo de mudar de area e melhorar. Oq vc fez? Arriscou mudar de emprego?

      Responder
    • Fabiana não saia do seu emprego .tente alguma coisa pra você montar iniciativa privada é muito instável hoje você tá bem ..amanhã muda diretoria aí você dança!

      Responder
  37. Tenho 28 anos, formada em farmácia e com especialização. Pensando em correr atrás de medicina, que é algo que eu faria se não precisasse me preocupar com boleto (rs…) Mas tenho medo de me privar de outros sonhos, como ter filhos, etc. Sou recém-casada e nosso plano inicial era de ter filho em no máximo 3 anos.

    Responder
    • Tenho 28 anos, sou formada em Administração e pós graduação em gestão financeira. Sou extremamente frustrada com a minha formação. Sempre tive o sonho de trabalhar em banco, porém nunca consegui uma oportunidade e confesso que isso me chateia bastante. Trabalho na área da saúde e a área da Farmácia é algo que me chama muito a atenção. Pensei em começar a cursar mas até eu terminar, vou estar com uns 33 anos e isso me preocupa muito. Você que é da área, poderia me dar uma ajuda? Como é o mercado de trabalho pra área da farmácia? É válido tentar após os 30 anos? Ou é um mercado fechado para profissionais mais novos? Me fale um pouco sovre. Boa sorte pra nós!

      Responder
      • Eu também gostaria muito de saber sobre o mercado de trabalho na área farmacêutica. Tenho 28 anos, sou fisioterapeuta e estou querendo sair da área.

        Responder
        • Eu também sou fisio e quero deixar de ser. Cansei da área, cansei da falta de oportunidades decentes, nem com a pandemia surgiram vagas com salário interessante, no geral, aumentou o trabalho, mas o salário continua miserável. Trabalhamos demais e além de não saberem nossa função, ainda somos mal utilizados e ganhamos pouco. Eu me arrependo tanto de ter me especializado na área, sou especialista em respiratória e oncologia e se eu tivesse feito analise de sistemas e cursado qualquer outra pós, talvez tivesse tido maior sucesso.

          Responder
          • Ola , estou com 32 anos iniciei fisioterapia com 22 tranquei e fiquei todos estes anos parada estou no quinto semestre de fisioterapia, já tranquei umas 3 vezes não tenho motivação para concluir, acabei de destrancar, penso em começar administração mas também não tenho certeza

  38. Tenho 30 anos, trabalho a 11 como representante comercial. Vai de paraquedas aos 19 anos na area, na época eu cursava educação física. Acabei trancando e me formei em gestão em logistica. Porém estou a 11 anos na mesma função, tenho casa própria, carro, 2 filhos e minha esposa é dona de casa. Nesses 11 anos tentei ser taxista, concurseiro, tive um caminhão, abri um empresa de filtros, mas nunca consegui me sustentar com essas opções.
    Hoje finalmente encontrei o que quero fazer, que é trabalhar na área de TI. Estou acabando a faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas e cumprindo aviso prévio da empresa que trabalhei por toda vida.
    Acredito que nunca é tarde pra recomeçar, basta ter vontade. Me inspirei em um amigo que mudou de área aos 42 é hj está muito bem.

    Responder
    • É isso mesmo Jonas.
      Encontrar algo de de sentido e aprofundar os estudos é sempre uma opção sábia.
      Desejo sucesso em seu novo empreendimento e acredite a área de TI será parceira de muitos profissionais e profissões do futuro
      Obrigada por compartilhar suas experiências e história com a gente.
      Um abraço.
      Adriana Gomes
      diretora deste site

      Responder
  39. Tenho 34 anos, advogado com 6 anos de atuação, casado, um filho de 1 ano. Fui demitido do escritório faz um mês e foi a melhor e a pior coisa que poderia me acontecer.
    A melhor coisa foi me livrar de um ambiente de trabalho que mais parecia um inferno (se de fato já não era) e já há algum tempo não sentia que estava satisfeito e evoluindo como deveria
    O lado ruim foi ter a certeza que escolhi a área do direito/talvez a profissão errada.
    Com as contas chegando tenho que tomar uma decisão, continuar na mesma (só para pagar as contas) ou arriscar tempo e o escasso dinheiro em busca de novos rumos.
    Até o momento, só sei que não volto a trabalhar em escritório.

    Responder
    • Oi Fábio, bom dia! Nem sempre é fácil lidar com a demissão, mas ela pode servir como impulso para a descoberta de novos caminhos e oportunidades.
      Tenho atendido muitos advogados insatisfeitos. A área está mudando e a rotina dos escritórios é de enlouquecer qualquer um.
      Sugiro, neste momento a leitura do meu livro – TÔ PERDIDO! Mudança e Gestão da Carreira editora qualitymark. Tem informações sobre ele aqui no site na aba livros. OK
      Coragem . Acredite nas suas emoções.
      um abraço ,
      Adriana Gomes
      Diretora deste site

      Responder
    • Passei por algo semelhante. Entrei na faculdade de Direito aos 16 anos por escolha dos meus pais, me formei aos 21 anos e emendei uma pós-graduação. Não gostava da área, por isso passei 2 anos estudando para concursos, mas assim que você se forma as contas chegam e como não tinha apoio financeiro, fiquei depressivo e fui trabalhar em escritório. Passei 6 anos em escritório, trabalhava 12, 14 horas por dia, de domingo a domingo, sem nenhum tipo de garantia trabalhista para ganhar um salário baixo, que mal pagava as despesas do dia a dia. Não consegui terminar a pós, nem consegui fazer autoescola, e acabei afundando em depressão e engordei 30 kgs, desenvolvi ansiedade e crise do pânico e depois de uma crise de estafa (meu corpo parou, meus rins inclusive), tive um breakdown e comecei a retomar os trilhos da minha vida aos 29 anos. Larguei tudo, assumi que sempre quis ir pra área de criação, escolhi arquitetura como nova profissão, voltei a estudar pro ENEM. Passei em 10 lugar no curso, cheguei no curso motivado, peguei economias e investi em cursos na área e resolvi aproveitar tudo que a universidade poderia me dar. Não é fácil, vivo com bolsa de estágio e freelas que começaram a aparecer, mas agora ganhei 2 bolsas dr estudos para estudar na Europa, e tenho forte possibilidade de nem voltar mais para o Brasil. Se eu tivesse me conformado com a minha primeira escolha, já estaria morto a esta altura, antes dos 40. Escrevo para todos aqueles que sentem medo, frustração e ansiedade, não desistam! Persistam! Analisem tudo e FOQUEM. Você não fracassou, você não é obrigado a acertar de primeira, a vida não tem uma fórmula mágica! Abraços!

      Responder
      • Vim parar no post pq estou angustiada e com medo de trocar de profissão, faço administração mas não gosto e penso em mudar para Design. Li o comentário do Igor e estou chocada até agora, foi um incentivo para que eu não desista do meu sonho. Valeuuu

        Responder
      • Amigo, como vc està hoje? Estou numa situacao muita parecida. Sou formado em direito e nunca me encontrei na area. Ocupo um cargo público, mas ganho bem pouquinho e nao ha plano de carreira. Estou com 28 anos, afundado na depressao, transtorno de ansiedade e panico. Quase nao conseguindo trabalhar. Tenho uma vontade grande de mudar de area, ir para tecnologia da informacao. Mas fico sempre receoso de arriscar. Seu depoimento ajudou muito. Obrigado

        Responder
        • Vai ficar com mais depressão ainda. Sou formada na área ambiental e fui pra informática, pois utilizamos um software cartografico nesta area. Quase entrei em depressão. A pressão por desenvolver programas sem ser formado na área, mais as datas de entrega a acabaram com meu psicológico. Fora todas as críticas se vc não consegue as coisas sozinho. Área de informática é um inferno. HORAS e horas atrás de um computador, vida sedentária, solitária e entediante.

          Responder
  40. Olá sou formada em gestão em Rh, sem.experiência na área, atualmente sou técnica de Enfermagem,já gostei bastante mas hj não, pensei em uma segunda graduação, mas o que gosto mesmo é de Rh.
    Farei cursos voltado a minha formação , tenho dificuldade de arrumar emprego pelo fato da experiência.
    Mas não desistirei

    Responder
  41. Tenho 27 anos me formei em Bio, mas nunca consegui um emprego na área e nem me sinto motivada a estudar mais e me especializar nessa área. Eu tinha só 17 anos quando passei no vestibular, e nessa idade a gente não tem muita noção do que queremos para a vida. Hoje eu não me vejo trabalhando na area acadêmica como Biologa de forma alguma. Por outro lado, meu maior sonho de infância sempre foi ser animadora 2D, mas na época que eu terminei o ensino médio (em meados de 2007) cursos de animação / arte digital voltada ao entretenimento e jogos à NIVEL PROFISSIONAL não existiam no Brasil como hoje, não havia escolas ou cursos especializados para quem quisesse ser um animador, então eu “enterrei” esse sonho na epoca ser apenas um sonho de criança e fiz Bio. Mas o legal é que o mercado da animação digital mudou muito de 2014 para cá no Brasil, com escolas voltadas especialmente a animação e muito acessiveis ao publico que lembram muito uma faculdade, muitas delas localizadas em Curitiba onde eu moro. Por isso hoje sinto uma grande vontade de finalmente aperfeiçoar meu dom e hobby a um nivel profissional…. só a minha idade me preocupou, será que não é tarde? Mas esse post e os comentários me tranquilizaram, é bom saber que não sou a única pessoa nessa idade com vontade de mudar e estudar coisas novas.

    Responder
    • Oi Vivi, obrigada por compartilhar sua experiencia. Nem sempre é tarde para recomeçar, mas é preciso planejamento e investimento financeiro e de tempo.
      Desenvolver novas habilidades e competencias leva tempo e é preciso investir na construção de novos relacionamentos também – network.
      Converse com profissionais que atuam com animaçao e veja o caminho percorrido por eles. Entenda quais são as exigências do mercado.
      Boa sorte! sucesso!

      Responder
  42. Olá me chamo Renata tenho 34 anos, trabalho como operadora de caixa há muito tempo, tentei fazer um curso de auxiliar de enfermagem mas devido a problemas financeiros eu não terminei, agora estou querendo retomar o curso de auxiliar de enfermagem mas devido a minha idade até terminar o curso vou está com quase 40 anos então estou muito perdida sem saber o que fazer.. por favor me ajudem.

    Responder
    • Se a área de enfermagem é a que realmente te faz feliz, busque seu aprimoramento. Há oportunidades na área da saude também para cuidadores e sua formação pode ser um diferencial. Converse com profissionais da área e de empresas que atuam com enfermagem. Boa sorte. Sucesso!

      Responder
    • Renata! Fiz Direito, estágios durante a faculdade e venho advogando desde que me formei.
      Mas é um ramo bastante ingrato, especialmente no interior, onde todo mundo é “amigo” e “só quer fazer uma perguntinha” ou “dar um sustinho pra ver se ele paga”… Mas pagar honorários… Ahhh… “Só quando o processo acabar, né Dr?”…
      E no Brasil acaba… depois de uns bons anos…
      Resumindo… frustração total depois de 10 anos sem o retorno financeiro desejado.
      Resolvi recomeçar… e agora, em agosto, começo outra faculdade…
      Tudo dando certo, me fomo com 39 anos!
      Se for ficar pensando na idade e pesando, não começo o curso.
      Se me comparar a alguns amigos… me mato! rs (Tenho amigo que faz mais de 30 mil por mês).
      Mas resolvi olhar pra mim…
      MINHA VIDA, O QUE EU QUERO… SEM COMPARAÇÃO COM OUTROS…
      E vamos que vamos! Vida que segue!
      Espero que para melhores rumos!!!
      Boa sorte pra você também!
      FAÇA O QUE VOCÊ QUISER!!!!!!!!!!

      Responder
      • Criss to na mesma situação! Rsrs pensando em fazer outra faculdade, mas não sei se vale a pena. Vc tá fazendo qual faculdade agora? Eu to pensando em cursar veterinária que sempre foi meu sonho mas não fiz pq escolhi mt nova a faculdade e acabei indo pro direito. Enfim…to na eterna dúvida se continuo estudando pra concursos ou se mudo de área e tento outra facul mesmo sem dinheiro rs e enquanto isso o tempo passa né =|

        Responder
  43. Oláa, sou formado em RH e trabalho na área há 6 anos e só fiz o curso pq tive uma oportunidade para trabalhar na área e estou até hj nesse ramo. Tenho 26 anos e penso em mudar de área mas não sei oq faço.

    Responder
  44. Tenho 30 anos e trabalho num cargo de gestão numa empresa de contact center à 9 anos.
    Pelo fato de ser uma empresa jovem no mercado, eu sou o cara que tem o maior tempo de empresa dentre todos os funcionários. Acredito que por esse motivo tenho esse carinho por parte dos diretores e colegas de trabalho. Vivi todas as fases que essa empresa teve, desde os dias de lutas aos dias de glória.
    Porém, após a perda de contrato de um cliente que tínhamos que era muito promissor, eu que trabalhava comissionado, tive uma perca de mais de 50% nas minhas finanças. E mesmo anteriormente ganhando relativamente bem, eu não era feliz.
    Eu era um cara infeliz com meu trabalho (nunca demonstrei isso pra ninguém, sempre fazia de tudo pra mascarar esse sentimento para as outras pessoas) mas pela grana que eu ganhava meio que “compensava” essa infelicidade. Hoje com essa nova realidade financeira que estou vivendo, eu continuo sendo um cara infeliz e pior, ganhando muito pouco.
    Fiz 4 semestres de publicidade e propagando, 1 semestre em administração de empresas, e tenho dois cursos de fotografia. Mas sinto que esse trabalho me prendeu muito nesses 9 anos. Eu fui deixando rolar, e aqui estou eu.
    Continuo empregado nessa empresa, continuo com essa admiração por parte dos diretores, mas não me sinto feliz.
    Penso constantemente em mudar de área, mas pra fazer o quê? Penso em montar um negócio, mas o quê?
    Falei com minha chefe sobre minha insatisfação no trabalho, e ela ficou muito triste com isso.
    Ela passou o caso para um dos diretores que também ficou muito triste com essa minha “decisão”
    Sinto que meu desligamento está por vir, mas não sei como agir depois que isso acontecer.
    Não sei que direção tomar.
    Queria fazer algo diferente de tudo que eu faço aqui dentro, mas o medo de não ser aceito com 30 anos me barra e não sei por onde posso começar.
    Essa é minha história, essa é minha vida.

    Responder
      • Tbm estou no mesmo barco . Na verdade tenho 28 anos , quase pra completar 29 . Sou formada em processo Gerenciais e tenho Pós em Liderança e Gestão de Pessoas . Comecei a trabalhar em uma nova empresa , porém não estou feliz , não me sinto realizada . Tenho vontade de fazer veterinária pois amo animais , sou vegetariana por isso , mas fico insegura pela idade ….

        Responder
    • Sinto a mesma coisa. Terminei adm , estou em um trabalho que paga mal e é muito entediante. Estou com 28 anos e sem nenhum plano traçado.

      Responder
    • Já passei pela mesma situação, e isso não me levou ao desligamento por minha parte, mas o desgaste emocional com a infelicidade fez com que meu rendimento caísse, e eu fosse demitido. Hoje estou tentando encontrar um novo rumo profissional. Sou formado em Geografia e também em Processos Gerenciais. Não sei muito bem pra que lado eu vou, mas estou buscando respostas.

      Responder
    • Olá também me senti que nem você, trabalhei por 6 anos numa empresa que todos gostavam de mim e deixei levar, hoje me sinto perdida vejo colegas de colégio formados com profissão etc, e eu com 32 anos nao sei o que fazer, fiz uma formação de gestão para indústria petroquímica que nunca atuei, fiz pós de controladoria e finanças pq era do período que trabalhei. Hoje trabalho na área comercial, como assistente administrativa mas sinto que queria ter uma profissão .. sinto que sou o que? Assistente ? Queria mais super perdida

      Responder
  45. Olá!
    Sou formado em estatística por uma boa universidade.
    Trabalhei em grandes empresas, ganhava um bom salário mas fui desligado em meu último emprego por não “puxar o saco” do meu “chefe” que era totalmente escroto. Voltei a morar com meus pais aos 30 anos e ando pensando em tirar minha vida.
    Quero muito fazer medicina, que é o curso dos meus sonhos, e sair ajudando pessoas pelo mundo com o medico sem fronteiras, tenho uma grana pra pagar o cursinho e até acredito que passaria, mas depois minha família não teria como bancar e eu também não pois o curso é integral.
    Por isso penso em prestar concurso pois pelo menos terei algo garantido pra vida toda. Já que meus pais são idosos já.
    Me sinto frustrado mas é o jeito de seguir em frente.
    Abrass,
    Rodrigo

    Responder
    • “Por isso penso em prestar concurso pois pelo menos terei algo garantido pra vida toda. Já que meus pais são idosos já.”
      Pois pare de pensar e mãos à obra, guerreiro! Pelo seu relato, o melhor caminho é esse mesmo. Vai tranquilo. Mas trabalhe seu emocional e a disciplina para se manter firme no propósito, porque esses são os maiores pontos fracos do concurseiro.
      Abraço

      Responder
    • Rodrigo, meu filho foi pro Paraguai , na fronteira com o Brasil cursar medicina e com a mesma idade com 33anos , fiquei lá pra cuidar do meu neto recém- nascido e assisti muitas aulas, vi a estrutura laboratorios .Mais de 90 % dos estudantes são brasileiros, quase todos com alguma profissão.muitos dentistas, psicólogos e outras aréas.Meu filho abandonou o curso de administração no último semestre.o curso lá , é 4 vezes mais em conta do que no Brasil e sem falar que os Brasileiros que vão pra lá estão sempre positivos e estudam muito.a universidade é a UPE

      Responder
  46. Olá! Tenho 34 anos, sou formada em Gestão de Recursos Humanos, atuo na área há 12 anos, gosto muito do que faço e na verdade queria me especializar na área.
    Porém, antes de conhecer esta área trabalhava em área administrativa e cursava Nutrição, fiz 3 anos de Nutrição (faltando 1 ano pra se formar).
    Precisei interromper o curso por motivos pessoais, neste meio tempo iniciei na área de RH, pelo motivo de oportunidades que foram surgindo no mercado de trabalho, e desde então estou até hoje.
    Mas no fundo sempre amei Nutrição, porém não enxergava expectativa de oportunidades como recém-formada.
    Por esses dias recebi um convite para palestrar sobre Nutrição, e me despertou o interesse em retomar, meu esposo me apoia.
    Porém, não sei se seria um bom desafio.
    O que acham?

    Responder
    • Eu iria. Quem me dera aparecesse uma oportunidade no que eu gosto.
      E também, pelo que relatastes, não há necessidade imediata de largar seu emprego.

      Responder
    • Acho que se é seu sonho siga em frente, e estudo nunca é demais. Trabalho em shopping desde os 16 anos, mad não aguento mais a exaustão de cargas horárias enormes, de segunda a segunda, sem ter um fds prolongado ou uma véspera de Natal tranquila, tenho 34 anos e pensei em fazer gestão de Rh, você acha que nessa idade consigo ingressar na carreira?

      Responder
  47. Me formei em veterinária em 2009. Já tive loja, clínica, atualmente trabalho prestando serviços a prefeituras municipais. Porém sinto que não estou completamente realizado.
    O mercado pet realmente esta em um crescimento fantástico, porém sinto que não tenho mais o T por clinicar e realizar cirúrgias.
    Qual dica pode me dar?

    Responder
  48. Me sinto frustrada profissionalmente, não tenho uma boa rentabilidade no ramo em que atuo, chegando a ter complicações com as contas final do mês, sempre achei que estava no caminho certo, preciso de uma luz!

    Responder
  49. Sou técnica Química e Técnica em Secretariado. Tenho metade da faculdade de química, mas não consegui terminar. Secretariado fiz para ajudar a arrumar emprego, mas detesto do fundo da alma.
    Tenho 38 anos e estou extremamente frustrada. Não consigo nada na minha área. As raras entrevistas que aparecem tem vários candidatos. Não estou atuando bem na área há algum tempo, então parece missão impossível conseguir, nem que seja para salário medíocre e horários exaustivos.
    Realmente não sei mais o que fazer. O mundo é muito cruel em relação a idade, como se hoje em dia alguém se aposentasse…

    Responder
  50. Tenho 33 anos e trabalho como Estilista de moda a 11 anos. Escolhi minha profissão muito criança, fiz faculdade com bolsa integral, era uma oportunidade única na minha vida, e na época eu não tinha dúvidas sobre a escolha da minha profissão. Mas hj, 11 anos depois de formada, estou desempregada, e sinceramente, não estou apenas cansada da minha área de atuação, acho que não suporto mais esse mundo fashion, que na verdade é tão fútil, tão preconceituoso, tão cheio de si.
    Sou de família humilde, sempre trabalhei para os outros, em confecções de diferentes segmentos roupas. Gosto do meu trabalho, sou muito boa em desenvolver peças de vestuário. Mas ultimamente não consigo suportar esse mundinho fashion, cheio de gente hipócrita, gente que se acha melhor q os outros pq paga 1200 num vestido que custou 50 pra ser produzido.
    Amo desenvolver roupas, odeio o mundo da moda. Estou numa crise existencial bem complicada. E não sei o que fazer. As vezes penso em abrir um negócio próprio, talvez um e-commerce, e vender produtos com os quais eu me identifique, para pessoas que também se identifiquem com questões de sustentabilidade e produtos que não sejam feitos com exploração do trabalhador. Mas não sei.
    O mundo da moda e luxuoso e atraente pra quem vê de fora, pq de dentro ele é podre.

    Responder
    • Estava pensando em mudar p moda, pois sou designer gráfico é sempre gostei de desenhar, porém saturado da minha profissão… comecei a desenhar uns croquis… tinha pensado nesse quesito de que é um mundo de pessoas hipocritas… agora já não sei pra que lado me jogo! Rindo mas de nervoso! Kkkk

      Responder
    • econtro me na mesma situação e também tenho o mesmo desejo abrir um espaco e criar roupas mas com uma simplicidade que o mundo da moda não tem comecei aos 14 e fiquei com o bichinho adoro criar com um tecido a minha imaginação voa estou tao desanimada não sei o que fazer.

      Responder
      • O mundo da moda é fichinha em termos de afetação perto do mundo do design de interiores.
        Sou formado e trabalhei 20 anos com isso é hj simplesmente não suporto mais ver dondoca dando piti pq queria um verde bananeira e chegou um verde goiabeira. ( a mesma coisa)

        Responder
    • Me desculpa mas como você estilista consegue dizer que moda e fútil? Talvez você realmente esteja na profissão errada e por isso pensa assim. Moda é arte e arte jamais será fútil! Se tá cansada de criar pros outros crie uma marca com sua própria identidade aproveite a era das mídias digitais e se jogue ao invés de criticar dessa forma.

      Responder
    • Acho que toda área tem gente fútil, sempre trabalhei como vendedora em loja de roupa, entrei na faculdade e o que mais vi foi gente besta se achando… Acho que isso tudo é relativo, e a satisfação de ajudar alguém, vestindo, desenhando, criando é muito válida.
      Depois de 7 anos atuando na área de contabilidade (entre formação, estágio e agora a quase 1 ano desempregada) me vi frustada por não ter investido na área da beleza, que ao meu vê é um ato de cuidar.
      Espero conseguir me reinventar aos 36. Mas sinceramente, não com a contabilidade que me fez sentir num campo de guerras…

      Responder
  51. Tenho 49 anos. Me formei em Engenharia Metalúrgica e fiz mestrado. Na época que me formei eu gostava de informática. Consegui trabalhar como desenvolvedor de sistemas em várias empresas sendo a última um banco onde tinha um bom salário. Um instabilidade emocional me fez pedir demissão. Tive sorte pois consegui voltar a trabalhar com pesquisa na Universidade. Fiquei por 9,5 anos aí veio a crise, a Petrobrás cortou as verbas e me encontro desempregado há 3 anos. Voltei a morar com a minha mãe. Situação emocional é tensa. Bate um insegurança. A única saída que enxergo é o concurso público. Estudei um ano e prestei uns 4 concursos. Tá muito disputado. Nível de acerto em torno de 90%. Confesso que fiquei abalado diante do desafio. A rotina de estudar todos os dias estando desempregado exige muito do lado emocional. Enfim, sou mais um entre tantos tentando me encontrar profissionalmente nesse momento terrível de crise.

    Responder
  52. Olá estou numa crise existencial
    Fiz o auxiliar de enfermagem aos 19 anos e aos 22 imendei a faculdade, trabalheo dos 19 aos 29 como tecnica de enfermagem e atualmente a 1 ano como enfermeira me sinto completamente infeliz! Qdo alcancei o q vinha buscando percebi q fiz a escolha errada, mas fico pensando no q posso fazer agora! Estou pagando meu apartamento e preciso do salario, mas ando até com crises depressivas.

    Responder
    • Ola Renata, bom quero muito sair da área da industria eingressar na enfermagem, gostaria q vc telatase um pouco a fundo o pq não está feliz trabalhando na area da saúde.

      Responder
      • A enfermagem é uma das profissões mais difíceis do mundo. E isso é uma verdade que as pessoas não contam. Os professores, que são os principais modelos que temos não nos relatam essa realidade. A enfermagem ainda tem uma mística de sacrifício e doação, ainda há uma aura de caridade e abnegação, algo que, muitas vezes enfraquece a profissão e seus direitos trabalhistas, já frágeis. Opiniões de que “é uma coisa muito bonita” ou “é uma profissão de amor” e afirmações semelhantes dificilmente são feitas por enfermeiras ou profissionais da enfermagem “veteranos” por assim dizer. Desta forma, a sociedade cria uma ideia em relação a necessidade da enfermagem mas a realidade profissional é totalmente diferente.
        A enfermagem é uma profissão que não é respeitada e nunca foi e arrisco dizer que nunca será. É uma profissão que já nasceu como negação das atividades que os médicos não queriam realizar, ou seja, frente a uma necessidade de saúde a qual a medicina não conseguia dar conta. Os médicos nunca tiveram poder pelo ato de cuidar mas sim pelo ato de curar. O médico detinha o conhecimento que conduzia a cura e isso foi associado ao poder. A enfermagem abraçou a causa do cuidar e, certamente que a cura advêm do cuidar, mas sem o mesmo impacto, sem a mesma importância para a sociedade. Percebemos pelos baixos salários, condições de trabalho, carga horária… entre outras situações que só um enfermeiro vive. Sou enfermeira faz 5 anos e me arrependo da escolha. Boa sorte se quiser

        Responder
        • Tuany… Faço das suas as minhas palavras… Estou extremamente arrependida de ter feito enfermagem a 11 anos atrás. Se eu tivesse sido orientada a fazer outra graduação teria pensado melhor… Enfim, só quem vivência a realidade hospitalar sabe do que passamos. Atualmente iniciei outra graduação em uma outra área que não tem nenhuma relação com a área de saúde.
          Estou com 38 anos e finalizando o primeiro semestre no meio da pandemia que assola o país… Trabalhando na linha de frente com todas as adversidades … Espero que daqui a 4 anos eu consiga me recolocar no mercado de trabalho na nova área escolhida…

          Responder
  53. Formei aos 23 anos em Direito, porém não tive sucesso na advocacia . Fiz pós e depois comecei a estudar p concursos. Outra frustração abrir mão de tudo apenas focando nisso. Hj tenho 31 anos e me sinto perdida. Não sei oq fazer para me encontrar.
    A única saída que eu tive todo esse tempo foi sempre o concurso, porém tomei pavor. Espero que esse ano eu consiga me encontrar pq me sinto frustrada.

    Responder
    • Olá Aline, me vejo em situação parecida, tenho 31 anos de idade, trabalho como secretária na prefeitura da minha cidade num cargo comissionado, e como é ano eleitoral, não tenho garantia de emprego para o ano que vem. Também já tentei muitos concursos públicos e nunca fui chamada, isso desmotiva demais. Agora tô pensando em fazer algum curso em outra área mas não decidi qual, possivelmente será ná área da informática. Te desejo tudo de bom nesse 2020. Beijos

      Responder
    • Olá Aline!
      Me senti motivada em te responder porque temos a mesma idade e ansiedade rs…
      Estou tentando me desligar da minha atual profissão. Sou contadora e estou na area há 10 anos, porém em terapia percebi que isso me faz infeliz. Minha personalidade não dá “match” com as exigências da profissão rs. Quando tinha 17 anos, meu sonho era trabalhar com artes, ser artista plastica ou estilista e vi que isso ainda não morreu em mim. Estou me desafiando a mudar de profissão. Pode ser que você tenha que fazer as mesmas reflexões, de quem você é, do que gosta, e descobrirá o que te agradaria realmente como profissional. Soms muito jovens! Te desejo muita boa sorte… Para nós! Deus te abençoe!

      Responder
  54. Tenho 25 anos,fui demitida em dezembro de 2019,amei isso,eu sofria muito nesse trabalho além dos maltratou sofridos,rotina desgastante,era um trabalho que eu odiava,foi meu primeiro emprego.
    Agora não sei bem o que fazer… tô terminando um curso de design gráfico mas que não é superior… gosto de desenhar mas pensar em não ganhar um bom dinheiro me deixa pensar que pegar outra rota seria melhor opção…estou pensando se faço um curso técnico ou superior…. não gosto de trabalhar com atendimento mas gosto de dinheiro, investimento… tô pensando em tentar ir pra banco,mas é muito difícil,devo ter superior em andamento e ter cpa(é um certificado)… sem falar que banco é burocrático…ouvi dizer que o Bradesco só contrata até aos 26 anos ou com experiência bancária… não sei que fazer… Não quero voltar pra área de varejo,sofri muito sendo caixa de supermercado…

    Responder
  55. Olá, sou formada em História. Consegui o emprego na minha área, fiquei muito feliz quando consegui a oportunidade! Tudo isso mudou com quando comecei a dar as primeiras aulas. Tenho que aturar alunos que me impedem de dar aulas a todo instante, tenho que ficar chamando atenção, o grande desinteresse dos alunos em aprender, a falta de respeito dos alunos, e por aí vai. Me sinto completamente desmotivada. Sinto como se todos os dias ao acordar e ter que trabalhar me tornasse a pessoa mais infeliz do mundo…

    Responder
  56. Tenho 33 anos! Sou Técnica em Saúde Bucal, trabalho a 13 anos em Consultório Odontológico, comecei como Recepcionista, até me formar e exercer a profissão.
    Hoje trabalho em uma clínica maravilhosa, continuo exercendo a minha profissão impecavelmente, mas sendo sincera, já perdi o amor por Odontologia, tanto que já tinha descartado a possibilidade de fazer a Faculdade de Odontologia a muitos anos atrás.
    Quero muito mudar de carreira e antes da Odontologia, sempre pensei em cursar Enfermagem, mas as minhas grandes dúvidas no momento são: vale a pena cursar Enfermagem agora, com 33 anos? O ideal seria cursar o Técnico em Enfermagem primeiro, trabalhar como Técnica e depois fazer a Faculdade de Enfermagem ou ir direto para a Faculdade de Enfermagem?

    Responder
    • Sou formada em direito tem cincos anos. Tenho pós graduação em direito público e ainda pago Oab. Tenho 33 anos. Nunca trabalhei na área. Nunca consegui uma oportunidade em um escritório e todos os amigos que diziam que após a faculdade iam montar sociedade comigo deram pra trás. Sofri muitas traições e decepções. Tive depressão e ansiedade. Na verdade ainda tenho. Estou organizando as coisas para cancelar a oab e também não vou continuar estudando pra concurso. Muitas decepções e frustrações. Estou desolada. Mas agora entendo que realmente preciso definitivamente fechar esse ciclo para tentar algo novo. Penso em letras ou psicológia. Mas só Deus é quem pode me ajudar nesse momento.

      Responder
      • Veja Lidiane não sei se verá minha resposta, nem sei pq estou escrevendo, mas senti que devia. Decepções, frustações todos temos, a diferença é a forma de como lidar com elas.
        Não vejo que voce precise encontrar algo novo e fechar o ciclo, mas se de se redescobrir. Se voce fez direito foi pq gostava, ja tentei tres faculdades e te digo com segurança la no fundo todos sabemos o que queremos de verdade, basta nos encontrarmos, nao eh tarefa facil, mas te digo busque no seu intimo e nao deposite sua felicidade em cima de ninguem.

        Responder
      • Lidiane, tive o mesmo problema que vc, fiquei depressiva por não conseguir trabalho de assistente social, a paixão se tornou em ódio! Graças á Deus sarei da depresão. Mas eu penso que conhecimento ninguém nos tirá e que ele servirá para nós ajudar á conqusatar vitórias maiores!!

        Responder
    • Dani, me identifiquei com seu relato e no meu caso é ao contrário. Sou Enfermeira formada desde 2009 e sempre pensei muito em fazer odonto rs. Eu não te aconselharia a fazer o técnico pois como Enfermeiro, nossa responsabilidade é muito maior. Acho que o ideal seria você de alguma forma tentar conhecer a rotina de um enfermeiro para sentir se vc se identifica. É uma área onde sempre ha emprego , a questão que nos deixa insatisfeitos na maioria das vezes são os salários muito baixos e escalas pesadas. Outra questão também é a péssima estrutura e falta de recurso de alguns hospitais, principalmente nos hospitais do SUS. Nesses dez anos de formada eu já passei por hospitais particulares e públicos e por muito tempo me vi querendo sair da área . Sempre me identifiquei e me identifico com a área de saúde mas essas dificuldades já quase me levaram a depressão. Em 2014 resolvi estudar para concursos na área para ter um salário seguro e consegui. Ainda não me sinto realizada e sempre me pego pensando como seria se eu fizesse Odontologia, hoje tenho 34 anos e me sinto velha p/ iniciar um curso longo e que exige período integral além de altos gastos. Se você quiser conversar mais sobre isso e quiser entrar em contato, pode enviar e-mail p/ mim: deboradcl7@gmail.com
      Boa sorte na sua busca

      Responder
  57. Estou na mesma situação que muitos! Sempre gostei muito de desenhar, passava horas e horas me dedicando a arte, até que chegou a hora de escolher o caminho profissional. Na época as opções artisticas não eram muito bem vistas e eram poucas as alternativas, além disso aos 17 anos caimos muito na ideia de “seus pais sabem o que e melhor para você”, então nem preciso explicar… Comecei a faculdade e fui deixando o que me realizava de lado. Me formei em 2011, e fui sempre insistindo em algo qua a cada dia mais perdia o brilho. Hoje aos 30 trabalhando na mesma área, me sinto muito incompleta, e a vontade de recomeçar o que deixei para traz é imensa. Fico mais aliviada em ver que muitas pessoas se sentem da mesma forma e que nunca é tarde para recomeçar!

    Responder
    • Olá ! Meu filho tem o mesmo com que você e tem apenas 10 anos. Durante a vida a gente vai aprendendo muita coisa e uma delas é enxergar o talento que ele tem e que o faz feliz. Uma idéia : cria um canal no Youtube, concilia seu trabalho com o que você gosta de fazer , vai alimentando ele com paciência e dedicação até chegar o momento em que você será plena no que gosta. Investe em cursos online e se dedica nas horas vagas.
      Eu sempre fui perdido quanto ao meu destino profissional, fiz direito até o 6 período e hoje com 35 anos vou mergulhar de cabeça no curso de Engenharia de Produção. Pensei em fazer um técnico, mas vou no que decidi. Sucesso e que seja feliz.

      Responder
  58. Sou formado em Administração e estou com 30 anos. No momento estou desempregado e sei que será difícil conseguir uma colocação no mercado de trabalho novamente. Tenho poucas experiências profissionais e nunca exerci cargos de liderança nas empresas por onde passei. Sofro de transtorno de ansiedade e depressão e isso trouxe inúmeros problemas para a vida profissional e acabei “sujando minha carteira” em algumas empresas. Estou a quase um ano desempregado e estar com a família tem me ajudado muito na busca de recuperação. Gosto da área em que me.formei, mas acabei me prejudicando profissionalmente e com 30 anos e poucas experiências profissionais ficará mais complicado o retorno ao mercado de trabalho. Pretendo em breve retomar os estudos fazendo alguma especialização. No momento não tenho condições financeiras de me tratar com profissionais da área da psicologia e terapia.

    Responder
  59. Pelo que vimos aqui e como os estudos já mostraram , somos a geração com maior nível de educação e com a menor chance de trabalho. Empresas de fachada, gestoras incompetentes, sistema falido que só beneficia a si próprio. É preciso dar um basta à essas organizações, reorganizar as leis trabalhistas e valorizar o trabalho e o trabalhador. Não dá mais! Basta!

    Responder
  60. Bom, tenho 23 anos, me formei em contábeis mas não me identifico com essa área, sinto que não fiz um bom curso pois na época estava com ansiedade e depressão, levei o curso com muita dificuldade. Trabalhando numa empresa numa posição que me faz infeliz, quando tiro meu crachá para liberar a entrada na empresa já bate uma ansiedade e eu fico triste e desmotivada no mesmo momento, é como se cada dia que eu levantasse para trabalhar com isso fosse uma tortura. Tenho medo de voltar para faculdade e não ter sucesso. Na verdade não tenho nem dinheiro no momento para investir numa outra formação, estou num dilema gigante, sinto que estou jogando minha vida na lata de lixo, o que faço?

    Responder
    • Voce é jovem,23 anos apenas. Ainda tem tempo de mudar de vida. Pense bem, se vc precisar trabalhar até os seus 60 anos de idade,ainda lhe restam mais 37 anos de trabalho. Vc aguenta viver tanto tempo assim fazendo algo que odeia? Esse é um dos males de entrar na faculdade mt jovem. Nao temos maturidade o suficiente para decidir com 17/18 anos o que fazer para o resto de nossas vidas. Se eu fosse vc,ja começaria a montar um plano para mudar de area. Pelo menos ja sabe qual outra graduaçao fazer? Se nao tem dinheiro estude para uma publica até passar, sei que pode ser dificil mas é preciso se sacrificar. Nao sei quanto vc ganha,se for mt pouco pode pensar em um concurso publico que as vezes têm remuneracoes melhores ,para te dar talvez condicao de pagar uma particular.O fato é que nao da pra ser feliz trabalhando no que nao gosta,pois o trabalho ocupa muito tempo de nossa vida. Mas dai graças por seu emprego e nao se demita,pois a situaçao do Brasil nao esta nas melhores,é um momento complicado.

      Responder
    • Valéria, Serviço Social é bem pior! Quem me dera ter escolhido Contabilidade, pelo menos vc atua na área está empregada, e eu nunca pode exercer a carreira de assistente social porque o mercado de trabaho é muito restrito. Das 60 alunas que formaram junto comigo só umas 2 conseguiram.

      Responder
  61. “Esse mundo fashion, que na verdade é tão fútil” disse tudo que eu penso sobre moda. Eu não conseguiria trabalhar em algo assim.
    Desejo que consiga encontrar algo que faça sentido pra você. Que a faça sentir útil em areas realmente necessárias.

    Responder
  62. Tenho 33 anos e nunca consegui escolher uma profissão para cursar faculdade. Entrei em 3 cursos distintos (Gestão de RH EAD, Enfermagem presencial e Administração FLEX) . Em todos eu saí antes do primeiro semestre acabar. No fundo no fundo eu não acreditava e ainda não acredito que só existe esse caminho..mas a pressão que é nos imposta que a graduação é uma fase necessária me fez entrar 3 vezes na faculdade. Hoje, com 33 anos sou corretora de imoveis a um ano e financeiramente traz muito retorno. Mas ainda não me encontrei.
    Sei que conquistar um imovel é o sonho de quase todo mundo…mas eu acho triste o brasileiro só ter essa opção para conquistar..um financiamento transbordando de juros..embora as pessoas me procurem ansiosas e certas de que conseguir um financiamento habitacional é tudo que querem naquele momento…eu não me sinto satisfeita. Entendo que para a maioria essa é a unica e até a melhor opção. Mas essa realidade do brasileiro é triste e me desmotiva. Quero fazer algo que realmente faça sentido pra mim. Eu gosto de ter dinheiro, mas trabalhar em algo só por isso..não me faz bem. Tenho duvidas se tento mais uma vez a faculdade ou se abandono de vez essa ideia.

    Responder
  63. Tenho 33 anos e sinto que todas as escolhas que fiz até aqui na minha vida profissional foram erradas. Me formei em 2012 em agronomia, emendei num mestrado que foi a causa da depressão que tenho até hj, em 2018 comecei uma nova graduação na área ambiental, mas as aulas paralisaram devido a pandemia. Nesse tempo de quarentena eu refleti muito sobre a minha vida e percebi que talvez eu ainda esteja no caminho errado pois não me vejo sendo feliz no futuro exercendo essa profissão. Eu nunca tive a capacidade de escolher um caminho a seguir, eu sempre tive dúvidas e ainda continuo tendo. Eu rezo tanto, peço a Deus que me mostre esse caminho, que me faça ter discernimento pra saber o que eu quero fazer da vida, mas não consigo enxergar, não consigo perceber qual é esse caminho. Claro que gosto de ter dinheiro, pra me sustentar, ajudar minha família e a quem precisa, gosto de ajudar ongs de proteção animal, mas não quero ter um trabalho só por dinheiro. Eu quero muito ser feliz exercendo minha profissão. Estou totalmente perdida. Hj me sinto frustrada e infeliz na área profissional.

    Responder
    • E sim, já “olhei” pra mim mesma, tentei perceber o que gosto, o que me motiva, mas sinceramente as únicas coisas que me motivam atualmente são coisas relacionadas a cultura pop, que sempre gostei. Mas talvez isso seja apenas um hobby… poderia até haver um caminho profissional, mas será que seria bom financeiramente? Já pensei em fazer veterinária tbm por gostar muito de animais, já pensei em fazer jornalismo, já pensei em fazer tanta coisa… mas outra faculdade nesse momento eu iria terminar aos 37, não sei se valeria a pena. Eu realmente não sei o que fazer da vida. Eu queria ser mais prática, mais decidida… infelizmente eu passei na fila da indecisão umas 500x antes de vir pra esse mundo.

      Responder
      • Oi Eloise!
        Passei recentemente pela mesma situação que você!
        Aos 18 fiz comércio exterior e trabalhava em um grande banco, me formei e cheguei ao cargo de gerência até que decidi fazer um mba em gestão financeira…mudei de emprego pra outro banco com um salário maior mas odiei a cultura organizacional e pedi demissão. Fui empreender com alimentação fit e hoje aos 28 comecei a fazer faculdade de nutrição em plena pandemia.
        No início tive esse mesmo pensamento que você “nossa mas vou me formar aos 31, será que vale a pena?” E refletindo muito cheguei a conclusão que o tempo vai passar de qualquer forma…posso chegar lá como estou agora ou posso chegar lá com a formação que gosto.
        Não se sinta mal por suas indecisões pq todos os caminhos que percorri me trouxeram até aqui…se for seu sonho faça uma nova graduação…estudar nunca é demais… e de repente vc ainda se descobre.
        Boa sorte!

        Responder
        • Obrigada pela resposta educada e gentil Danielle. Às vezes as pessoas querem ajudar dando uma opinião mas o fazem de forma rude, o que não ajuda em nada. Eu realmente não estou bem, e acho que isso vai além da questão profissional, talvez eu esteja mesmo com depressão, hoje solicitei uma consulta na universidade onde estou estudando atualmente. Espero que dê cert. Eu quero muito ficar bem, de verdade. Tudo de bom pra vc tbm.

          Responder
          • Querida, nessa pandemia estamos quase todos desnortead@s, no entanto, é sempre importante e necessário repensar as nossas vidas, que rumos devemos percorrer, seguir em frente? parar? trilhar um novo caminho? Não pense muito em idade, vc é mto jovem ainda e lembre-se que “sonhos não envelhecem”. A Dani tem toda razão, siga o seu sonho e se for preciso faça uma nova graduação, mas pesquise bem antes para ter certeza do que quer realmente, as vezes é difícil chegar a uma conclusão, mas são nos momentos de crise que realmente evoluímos e passamos para um outro patamar. Se vc não está bem, não hesite em procurar ajuda, um acompanhamento pscicológico, fazer uma atividadde física, yoga, qualquer coisa para tentar melhorar. Vai dá certo. Acredite em vc e persiga os teus sonhos. Um abraço!

        • Serio? Tenho historia parecida com vcs. Sou agronoma, tenho mestrado e MBA, tenho 33 anos ganho um excelente salário, mas sempre tive sonho de ser médica. Passei no vestibular em uma particular mas nao sei se tenho coragem de recomecar tudo novamente (pensando somente no dinheiro, pq no trabalho detesto agronomia)

          Responder
    • Pare de rezar e seja corajosa e pragmática. As vezes a religião nos culpa por coisas que não existem é acreditamos que somos incapazes por isso, aquilo, ou outra coisa. Não seja derrotista, levanta a cabeça e siga em frente.

      Responder
  64. Tenho 31 anos, desempregada e perdida.
    Me formei em Administração pelo fato de não saber o que queria na época.
    Inicie carreira na área de comércio exterior, até que fui demitida devido a pandemia.
    Durante estes meses em casa, reflito que ser formada em ADM e ser uma ‘Administradora’ não dá camisa a ninguém!!!
    Sinto arrependimento por não ter feito uma faculdade q me desse de fato uma PROFISSÃO!
    Hoje estou aqui PERDIDA pq não sei se terei ‘peito’ pra encarar com quase 32 anos uma graduação em DIREITO 🙁

    Responder
    • Acho que é muito relativo, adm é bem vago tem muito lugar pra trabalhar. tem muita gente que fez direito, pedagogia, contabilidade faculdades mais específicas e está desempregado também! Acho que o mais importante é a gente fazer aquilo que tem afinidade. As vezes por já ter começado adm pelo fato de já não saber o que fazer já foi desmotivador pra sua carreia.
      Você só tem 32 anos tenho certeza que se sairá bem escolhendo o que for! Se for direto corra atrás e se não for parte pra outra! veja algum curso técnico tbm!

      Responder
    • Mari, sempre é tempo para recomeços, não importa a idade e vc ainda é jovem. Pesquise o que realmente você quer, a tua real vocação e vá atrás dos teus sonhos. Como a Bya falou existe desemprego e frustrações em todas as áreas, mas se vc fizer aquilo que de fato gosta e te motiva, com certeza vc será plena e ficará realizada. E isso fará toda a diferença! Espero ter ajudado.

      Responder
    • Bom dia.
      Sem demagogia (comum em sites de carreira)… ADM não é diferencial nenhum e quanto mais nichado for o seu mercado, melhor.
      Prova disso é área da medicina, um clínico geral nunca vai ganhar menos do que um ortopedista ou cardiologista. É meio óbvio, mas muitos não enxergam isso.
      Qualquer vendedor de água na praia (nobre exemplo: Rick Chester) pode ser um ótimo administrador de recursos. Basta ter noção financeira e colocar em prática na situação que vive e tendo alguma sorte (um vídeo no YouTube) você decola.
      O Brasil é o país dos empreendedores não à toa. Ganha-se melhor empreendendo do que fazendo pós graduação e além disso, você gera emprego , fazendo o país crescer. Quanto maior o risco, maior as benesses. Da mesma forma, funcionário público tem estabilidade (sonho do brasileiro) e só onera mais o estado. Tem muito advogado trabalhando como caixa no banco do Brasil,e não tem vaga pra todos.
      Brasil não é um país de horizontalidade com oportunidades pra todos (minha prima bióloga trabalha numa seguradora…exemplo) e o povo sempre vai sofrer com alta concorrência em suas áreas por esse motivo.

      Responder
    • Você tem “peito” sim mariana , vai em frente e faça seu curso de Direito. Vejamos: Você hoje com 32 anos , você vai terminar com 37 anos . ( antes dos 40) podemos fazer um curso de pós graduação depois, ou dominando um assunto na área , poderá dar aulas, ganhando muito bem ( em universidades, é claro) . você pode sim. grande Abraço!

      Responder
    • ADm é uma area mto ampla, você pode tentar um cargo de aprendiz, junior. Tenho uma amiga que está há uns 15 anos na mesma empresa e ela começou como estagiária, hoje é coordenadora de setor e tem um ótimo salario. Precisa refletir porque você faria direito? Você gosta? Gosta de ler? Tem tempo e dedicação pra isso aos 30? Boa sorte…

      Responder
    • Também estou aqui aflita sabe… faço 30 anos daqui cinco dias e já sou formada em história, pedagogia, tenho pós em psicopedagogia, faço mais duas pós on-line e estou eu aqui desempregada… nunca trabalhei de carteira assinada em escolas, porque sempre pedem experiência comprovado. Trabalhei em escola sem vínculo empregatício de monitora mas para essas escolas não valem de nada sabe. Eles só querem saber de experiência em carteira. Nunca são oportunidades. Nem sei que curso tenho afinidade mais nessa altura do campeonato, pensei em administração… mas nem sei mais sabe o que eu vou fazer dessa vida

      Responder
  65. Olá! Tenho 22 anos, eu sempre fui muito indecisa sobre que profissão seguir. No meu penúltimo ano do ensino médio, eu comecei a pesquisar sobre as faculdades e a única coisa que eu sabia era que queria ajudar pessoas, fazer algo diferente, social. Ao mesmo tempo, eu amava artes, dança, música, literatura. Então procurava algo que envolvesse trabalhos sociais e artes. Encontrei a Arquitetura e Urbanismo, mas não tinha aptidão pra desenhos, sempre fui péssima em matemática, mas pensava na parte ambiental e trabalhar na área mais social, entre outras coisas. Fiz técnico em Design de Interiores para conhecer mais antes de entrar na faculdade, mas não tinha paixão. Comecei a faculdade, 4 meses depois parei, não era pra mim. Eu tinha saído da empresa do meu pai, trabalhava como auxiliar administrativa, então eu voltei, pesquisando profissões novamente, comecei a pegar gosto pela Pediatria, sempre amei crianças e sempre quis fazer a diferença na vida de alguém, comecei a estudar pra Medicina, mas também não tinha aptidão em Biologia, nem química, era só um sonho mesmo. Estou há 3 anos trabalhando nessa empresa, comecei a pesquisar sobre a faculdade novamente, comecei a fazer testes vocacionais e sempre mostravam as áreas de humanas (Psicologia, Pedagogia, Recursos Humanos..), me apaixonei por Pedagogia, fiz 1 ano e precisei sair porque iria subir de cargo, de auxiliar para cuidar do RH e Financeiro. Então comecei a estudar RH pra aprender mais, ano que vem já concluo o curso. Mas não tenho aptidão, nem gosto dessa área de administração, financeiro. Por ser herdeira, existe uma pressão para assumir um cargo que eu não gosto e nem sou boa, meu pai quer que eu assuma, não gosta muito de pedagogia, por falarem que é uma área que não tem tanto retorno financeiro, mas me traz felicidade. Meu namorado me incentivou a dar o meu melhor no meu emprego atual e usá-lo pra construir a carreira dos meus sonhos. Descobri que me apaixonei por Pedagogia, quero ser professora de educação infantil, quero estar com os pequenos, que trazem tanta alegria e descobertas. Quero voltar pra faculdade de Pedagogia e seguir nessa profissão. Sempre me frustrei muito, pois tenho amigas que já estão concluindo a faculdade e eu aqui passei por 3 e não concluí nenhuma. Hoje, sempre penso, que se eu pudesse voltar atrás, no ensino médio, e tivesse a cabeça que tenho hoje, eu teria escolhido Pedagogia, teria me especializado nessa área nas partes de Artes e Psicologia Infantil. Hoje sei que não posso ficar com medo de seguir o meu sonho, pois é a minha vida, é a minha felicidade. Sou eu que vou passar o resto da vida trabalhando em um escritório, com administração financeira, sendo péssima e me forçando todos os dias pra gostar dessa área que não sou boa. Só fico na dúvida se paro o curso de RH (que a propósito as matérias não me agradam) pra mudar pra Pedagogia ou se concluo já que falta 1 ano, e procuro realizar cursos na área de pedagogia e depois de formada em RH, eu retorno a faculdade de Pedagogia.

    Responder
    • Querida vc é tão jovem, tem todo um futuro pela frente. Um simples conselho: se joga no que te faz feliz, siga o seu coraçao e sua intuição, não importa o que os outros digam. Espero que vc se encontre e seja felizzz 🙂

      Responder
    • Eu fiz Rh, por achar que iria conseguir uma boa colocação no mercado de maneira rápida, pois só conseguia empregos em telemarketing e me sentia um inútil , mas tudo foi em vão, como eu não tinha experiência na área nunca consegui um estágio em Rh, apenas em Rh de órgão público, o que não ajudou muito por ser uma realidade diferente de empresas privadas , mas valeu pela experiência. Procurava emprego na área mas sempre vinha a velha frase “necessário experiência em X área”. Aí começou a minha frustração, achei que tinha jogado meu diploma no lixo. Próximo ao fim do curso, ingressei em um cargo público pra trabalhar no administrativo de escola e dois anos depois de formado, surgiu uma oportunidade pra cursar outra faculdade, mas agora em Pedagogia (Que ainda estou cursando. São 4 anos) . Por muitos anos, antes de Rh, sempre tive vontade de ser professor, achava a profissão maravilhosa, mas ao ter o contato com a escola, muitos colegas me desmotivaram, diziam que eu estava perdendo tempo e que deveria ir para outra área. Quase desisti, mas como é uma universidade pública decidi ir até o fim. Confesso que agora estou com medo, pois me questiono muito se serei um bom professor e se fiz a escolha certa mesmo gostando da área, porque já estou com 32 anos e tenho medo de ser tarde pra começar a lecionar, mas não vou mais me render. Uma dica, se a Pedagogia é algo que vc de fato quer, não desista. Aproveite que você é nova e poderá começar a dar aulas cedo e terá muito tempo para se aprimorar, professor é algo muito mais amplo do que só a sala de aula.

      Responder
    • Sou formada em pedagogia e em história, tenho pós graduação em psicopedagogia e estou com mais duas em andamento também na área de educação. Mas de uns dias para cá estou muito chateada com essa área, pois pelo fato de você não ter experiência comprovado em carteira essas escolas não te dão oportunidade… estou formada desde 2017 e nunca trabalhei numa escola de carteira assinada, trabalhei em escolas sendo monitora, mas sem vínculo empregatício sabe, fiz uma entrevista essa semana e tinha certeza que seria chamada, mas pelo fato de não ter expedição comprovada eu não fui selecionada. Por aqui você vê umas escolinhas meia tijela querendo ser muita coisa e não dao oportunidades sabe…estou muito chateada com essa escolha que fiz para a área de educação. Estou numa indecisão tão grande que nem sei mais que curso fazer ou o que fazer. Faço 39 anos dia 24.12 e não tenho ânimo sabe… estou até com insônia nesse exato momento …

      Responder
  66. Olá, estou com 29 anos, e estou com uma dura decisão na vida. Em 2006 entrei como menor aprendiz em uma empresa, após o termino fiz um intercambio e assim que voltei a empresa em que eu era menor aprendiz me chamou para trabalhar novamente, mas dessa vez como aux. administrativo, foi ai que tudo começou, estou nessa empresa desde 2009, estão completando quase 12 anos (tirando o menor aprendiz) onde eu já trabalhei em todos os setores da empresa, foi um aprendizado absurdo, mas sempre entrava em um setor abandonado, onde eu entrava criava procedimentos, reestruturava funções, e passava em média 2 anos e eu estava eu indo para outro setor. Até ai, estava uma maravilha, a cada 2 anos novos desafios, mesmo que seja em um único grupo de empresa, as mesmas pessoas, era sempre um desafio aprender, entender as funções, os objetivos de cada coisa e criar, total liberdade para melhorar o setor e as funções e depois passar/instruir/ensinar para alguém (Sempre com menos experiência). Eram setores onde tinham funcionários de mais ou de menos e que eram deficientes de retornos para empresa. Agora que contei um pouco sobre tudo que eu fiz nesses anos, vou contar o que minha cabeça tem martelado. Eu nunca tive um cargo de nome na empresa, eu sempre fui auxiliar / assistente de algo. E depois desses anos todos eu fiz uma graduação em Sistemas e tenho pós em Desenvolvimento e Gestão estratégica com dados, até estou trabalhando e fornecendo informações / decisões, mas ainda continuo com assistente. Então tomei a decisão que tenho que mudar, começar em um lugar novo, pois não vejo a empresa me valorizando tanto com um cargo de confiança quanto financeiramente. Mas agora que quero a mudança, estou pensativo, pois meu currículo além claro dos estudos que sempre mantive e já comecei outra graduação, a única coisa que as empresas enxergam é 12 anos em 1 empresa com aux./assist. e isso dificulta muito eu começar em outra empresa com um cargo de confiança, ai vem na cabeça, “compensa começar tudo novamente como assistente?”, e minhas opções para isso acontecer é só se eu for entrar em uma empresa grande, mas também não é fácil, é disputado. Tenho medo em entrar em empresas médias e pequenas e ficar estagnado novamente, ser freado, não ter um plano de carreira. Alguma dica? Alguém pode me ajudar a refletir? Talvez eu esteja escrevendo isso mais como desabafo, algo que eu queria poder contar para mais pessoas o que eu penso.

    Responder
    • Olá, boa tarde!
      Primeiramente, Parabéns por todos esses anos de dedicação.
      Estou a 5 anos trabalhando para franquias e estou realmente desinteressada pela área que atuo hoje. Você com um currículo tanto de estudo quanto de trabalho(Acho que consegui cartas para comprovar tudo que fez) e sua inteligência se sairá muito bem! Acredito ainda que no futuro caso essa decisão não for tomada esse será sua maior frustração.
      Desculpe se não tenho o mesmo nível de inteligência que você para te dar um conselho melhor, falo com o coração hoje. Boa sorte 🙂

      Responder
    • Nossa… Me vi tanto no seu desabafo, pois também sempre fui muito boa na minha área, uma multiplicadora, super visionária, enfim tantas coisas e do pessoas que aprendi, ensinei, mas que não passei de uma mera assistente. E estou aqui refletindo, quero ter um nome, um legado. Como advogada, médico, professor, construir uma identidade. Minha formação foi ADM, mas o meu máximo foi ser analista. Fui desligada recentemente , mas estou em paz. E aqui pesquisando para enfim tomar uma decisão. E vejo que muitos também estão perdidos no mercado. Bom., Não desejo sorte,mas desejo o melhor pra vcs!

      Responder
    • Bom dia Humberto Primo,
      Muito interessante seu relato, aprecio a coragem em desabafar dessa forma ao publico presente, sua situação é muito parecida com a situação de milhões de brasileiros que em determinado momento se veem frustados em sua área de atuação, seja pelo baixo incetivo financeiro, pela falta de oportunidades de progressão na carreira, ou ate mesmo pela monotonia de fazer sempre as mesmas atividades sem que haja desafios algum, enfim, essa é nossa realidade. A questão é que quando estamos fora do proposito para o qual fomos criados, acabamos de fato, em um momento ou outro despertado e refletindo se o caminho que estamos seguindo é aquilo que realmente, nasci para fazer, e essa talves é uma das perguntas mais feitas pela humanidade, QUAL O MEU PROPROSITO DE VIDA, e a questão é, somente em Deus encontraremos a plenitude dessa resposta, pois sua Palavra afirma que ” tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver
      foram todos escritos e determinados no teu livro. Quando ainda nenhum deles existia, Salmos 139-16″, e não se trata de uma religião, mais de uma verdade incontestavel que nos guiará no melhor caminho que devemos seguir. Portanto meu caro, essa pergunta sempre vai existir, frustações em nossas carreiras sempre vão existir, limitações em nossa mente com relação a idade, recolocação ou mudança de crreira sempre vão existir, mas, quanto mais rápido nos apegarmos aos tesouros escondidos da palavra de Deus, mais rapido encotraremos a plenitude de uma vida vivida com propositos e esperança. Sucesso na jornada.

      Responder
  67. Gente, estou vendo um monte de comentarios aqui de pessoas com 30 anos, com medo de recomecar! Que é isso? 30 anos? Muito novo, imaginem que vcs tem mais 30 ou 35 anos de trabalho pela frente, vcs querem continuar infeliz por mais 35 anos?
    Eu trabalho com vendas desde os 18 anos,(nao tenho formacao superior) sempre tive sucesso na minha profissao, aos 37 anos, decidi ir embora do Brasil, recomecei do zero, limpei privada, lavei louca, fritei hamburguer, até conseguir voltar pra area de vendas, assim como era no Brasil, em 1 ano como vendedor por aqui, conquistei premio de melhor vendedor da empresa por 4 meses seguidos. E sabem o que é pior, nunca gostei da minha profissao, continuo achando que estou no lugar errado, fazendo a coisa errada! Agora, com 40 anos, estou prestes a pedir demissao pra comecar um curso de 2 anos de Criminologia, e tentar uma mudanca de carreira que me traga um proposito de vida, algo que eu me sinta util para a sociedade.
    Se eu com 37 me mudei de país, deixando uma vida confortavel no Brasil, pra trabalhar de peao aqui e consegui vencer, e com 40 estou tentando um recomeco do zero de novo, por favor gente, vcs que estao com 30 anos nao fiquem esperando ou perdendo tempo, vá pra cima e seja feliz.
    Dane-se o que a sociedade vai pensar de vc!
    Obs. desculpem pela falta de acentos, meu teclado ta configurado desse jeito.

    Responder
    • Olá Felipe, tenho 32 anos e com 28 eu fui viver no exterior. Tive muitas dificuldades, trabalhei em todos esses tipos de serviço também sempre com muita dedicação. Infelizmente por vir de um setor muito específico aqui no Brasil (sou Oficial de Máquinas da Marinha Mercante) e pelo fato do país onde eu estava não ter acordos com o Brasil, não consegui validar as minhas certificações obrigatórias para o embarque por lá. Mas uma das coisas que eu aprendi lá foi que essa profissão não era algo que eu realmente amava, mas sim as condições financeiras que ele me proporcionava. Voltei ao Brasil esse ano para retomar essa carreira e reunir os documentos necessários para voltar ao exterior e finalmente fazer a minha transição de carreira.
      Um abraço a todos e estou aberto a Networking.

      Responder
  68. Olá, tenho 32 anos e após minha formação em Engenharia de Alimentos (aos 23) fui trabalhar em uma grande empresa onde fiquei por apenas 1 ano. Não me sentia completo com a função e, por conta do momento, acabei saindo e assumindo uma escola técnica profissionalizante dos meus pais que já estavam flertando com a aposentadoria. Eu costumava ser muito idealista com a educação na época e achei que seria uma opção que me motivaria a trabalhar. Estou à frente de todas as decisões e por muitos anos estive totalmente mergulhado no trabalho, implantei melhorias em processos, produtos, tecnologia, enfim, uma revolução completa e que, inclusive, deu muito resultado pra empresa a ponto de me sentir responsável por ela não ter encerrado atividades.
    São já são basicamente 8 anos nesse sentido e cheguei até a cursar Pedagogia EAD pela necessidade de segurança e pensar em assumir a parte pedagógica e ficar como Diretor “completo” da coisa.
    No ano passado, em uma oportunidade que surgiu, também abri com meus irmãos, uma cozinha industrial (para servir empresas) onde não exerço nenhuma função formal, mas por ser o mais próximo do negócio (pela formação acadêmica e experiência com gestão de empresas) fui responsável pela implantação da operação e acabo ficando responsável por tomar as decisões e, claro, apagar algumas fogueiras. Interessante que, quando optamos por investir, eu já havia deixado absolutamente claro que eu não trabalharia na empresa porque NÃO GOSTO da operação e era só uma oportunidade de investimento. Acabei sendo levado pelo senso de responsabilidade.
    Não gosto do trabalho que exerço (talvez definido como “Administrador de Empresas” e até fiz pós graduação na área) mas, principalmente, não gosto dos ramos que atuo.
    Na educação, além de perder totalmente o senso idealista (e muito fora da realidade) que possuía, ainda percebi que não tenho perfil pra isso, não sou do tipo moralista, incentivador e mentor que é o que se espera de uma instituição educacional, a atmosfera respira isso e eu tenho valores completamente distintos.
    Na alimentação: eu cursei uma faculdade do ramo e já sabia após os primeiros anos que nunca trabalharia com isso.
    Sinto que sempre fui “arrastado” pelas situações/ambiente e por aproveitar das oportunidades. Sempre fui focado em resultado e somente resultado. Sinto um vazio às segundas feiras. Detesto pensar em trabalhar e gostaria muito de mudar de carreira. O que pra mim é ainda mais grave pois EU SOU DONO DAS MINHAS EMPRESAS. Abandoná-las para gestão de terceiros representa uma insegurança absurda.
    Hoje, depois de adulto estou na busca por aquilo que “gosto”. Não tenho a ilusão de que o trabalho seja “prazeroso”, mas que, pelo menos, satisfaça meu ego, meu coração e, minimamente, meu bolso.
    Sou um cara tatuado, com aspirações “descoladas”. Aprecio a criatividade e a liberdade. Desde a infância, sempre gostei de jogos, viagens e esportes radicais (nada a ver com tudo aquilo que já estudei ou trabalhei) e o que mais busco me distanciar é na relação direta com pessoas, seja com funcionários ou no network (apesar de me desenvolver muito bem, eu não gosto dessa socialização).
    Enfim, esse blog pode não representar uma saída, mas é sempre bom conversar com pessoas que estão (praticamente) no mesmo barco.

    Responder
  69. Tenho 33 anos, sou formada em relações internacionais desde os 22 anos, nunca consegui nada nessa área, apenas emprego como recepcionista bilíngue, o que me deixa super triste, pois sempre corri atrás e nunca tive uma oportunidade de emprego boa de fato. Hj me encontro desempregada e sem perspectiva profissional para o futuro, nem sei o que eu gosto de fazer, já pensei em várias coisas e nada me motiva de fato, além do mais nunca tenho oportunidade em nada, msm correndo atrás. Constumo dizer que sou a pessoa que mais fez entrevistas na vida, mais de 1000 com certeza e nada de ser feliz profissionalmente. Mto triste isso! 🙁

    Responder
    • Oi, Tais… não sei onde vc mora, mas em Brasília tem muita oportunidade em sua área de atuação. Órgãos das Nações Unidas e Embaixadas sempre oferecem vagas, da uma pesquisada caso ainda queira tentar algo em sua área. Se for preciso muda pra lá, tenta!

      Responder
  70. Bom, minha história começa quando eu tinha 18 anos, me formei a nível médio no curso de formação de professores (Magistério), exerci a profissão dos 19 aos 23 anos e com 24 decidi arriscar na área da saúde pois estava insatisfeita com a área da educação por diversos motivos. Iniciei o curso de Nutrição em 2014 no qual me formei em 2019, pelo FIES pois não tinha condições de pagar uma faculdade, mas no momento me encontro desempregada. O que me frustra é saber que independente do curso e profissão que você queira seguir, tenho a impressão que o que mais vale hoje em dia nao é o conhecimento que você adquiriu estudando mas sim o conhecimento que você tem com alguém que te coloque lugar, então independente do quanto eu estude, não adianta sem conhecimento. Hoje, tenho 30 anos, na dúvida se realmente escolhi o carreira certa e ainda tendo que lidar com meus pais que jogam na minha cara que escolhi o curso errado e que Nutrição “é coisa de rico”, que se eu tivesse escolhido outro curso, já estaria trabalhando, o mais “engraçado” é que quando eu trabalhava e ajudava em casa pagando algumas contas e fazendo as compras,eles não falavam isso, foi eu ficar desempregada que começou um verdadeiro inferno na minha vida e me sinto sozinha sem apoio de ninguém

    Responder
  71. Me chamo Lucas, tenho 28 anos. Meu primeiro “trabalho” foi como flanelinha, olhava os carros dos clientes de um leilão que tinha perto de casa. Depois entrei no programa de jovem aprendiz do governo que na época chamava Jovem Cidadão. Nesse programa trabalhei em uma faculdade como auxiliar de atendimento e após o final o contrato tive que buscar outro emprego. Trabalhei um mês em uma peixaria carregando caixas de peixes, embalando e ajudando na entrega para os restaurantes. Após um mês consegui um emprego melhor como office boy em uma advocacia. Trabalhei nessa advocacia por pouco mais de 4 anos, e na metade desse período comecei a faculdade de educação física. Tive que largar meu emprego para fazer os estágios obrigatórios e concluir a faculdade. Logo que me formei consegui um emprego na minha área em um clube como professor de educação física. Aprendi muita coisa, cresci profissionalmente, e até criei uma carteira particular de alunos. Finaceiramente foi o melhor momento da minha vida apesar de trabalhar em média 14h por dia. Continuando em busca de crescimento concluí minha pós graduação e pouco tempo depois veio a pandemia. Hoje me encontro desempregado, na busca incessante por uma nova oportunidade de trabalho, mas cada dia que passa é como se uma parcela de esperança foi extinta. Ao mesmo tempo que quero continuar na minha área, também estou disposto a desistir se surgir algo em outra área. Foi um desabafo e a não é muito diferente de muitas histórias por aqui. Desejo dias melhores pra eu e pra cada um de vocês e coragem para encarar aos desafios, as inseguranças e incertezas que surgem nas nossas vidas. Deus abençoe a todos!

    Responder
    • Bom dia, minha história é muito parecida meu amigo… Super entendo e me identifico plenamente contigo. Trabalhei em lojas de conveniência e lava car enquanto cursava Ed. Física, participei de grupos de iniciação científica e fui contemplado em 2012 pelo ciências sem fronteiras, morei em Coimbra Portugal durante 2 anos, fiz especialização, Mestrado na área e parte de um doutorado, cheguei a lecionar em faculdade em SP Estácio de Sá nos cursos de Pedagógica e licenciatura em Educação Física, além de ter alguns alunos de Personal, com tudo, essa pandemia resultou em perder meus empregos, ficar literalmente frustado com o mercado, crises de ansiedade por não ser valorizado como acredito que mercia…. Atualmente preciso pagar minhas contas, estou prestes a fazer 30 anos, corgito realizar outra faculdade para ampliar a área vinculada, como Fisioterapia por exemplo, porém, EAD eu não quero, dada a pandemia terei que esperar mais um pouco… Surgiu me uma oportunidade para trabalhar com entregas , carro da empresa e um salário que posso garantir minhas contas em dia, me sinto um pouco perdido pois tanto invetimento, tanto estudo e hoje me vejo com uma oportunidade que jamais imaginaria na vida que iria acontecer, pois eu não mr via fazendo outra coisa a não ser lecionar. Com tudo , agradeço pela oportunidade, isso de fato ampliará o lado criativo e estou encarando como motivacional para realizar outras trefas… Com tudo é tão frustrante quanto não ter um curso superior e querer isso como um marco na vida… Ter várias especializações, área com a pandemia limitada comoletamente , e realizar um trabalho que só necessitaria faticamente uma habilitação. Que Deus abençoe a caminhada de todos , um grande abraço, gratidão por partilhar comigo , é fortalecedor sermos compreendidos e saber que não estamos sozinhos nesta longa estrada.

      Responder
  72. Tenho 38 anos, formada em Pedagogia desde de 2006
    Nunca consegui trabalhar na área, por não ter experiência e hoje nem quero mais. Muitos anos de frustração, já trabalhei registrada(pasmem) em mais de 26 empresas, apenas em uma fiquei mais de um ano. Pelo tanto de registros em carteira já deveria estar no guiness book, como a mulher que mais trocou de emprego no mundo. E o pior, decidida a fazer RH este ano, fiquei desempregada, todas as minhas fontes de renda se esgotaram e estou começando a achar que meu propósito de vida é não ter propósito ou ser uma procuradora oficial de empregos frustrantes.

    Responder
    • Silvia, diferente de você, eu não fiz nenhum curso superior ou técnico. Sempre vaguei de subemprego pra subemprego. Já fiz de tudo e nunca tive interesse em me desenvolver em nenhuma das áreas. Por gostar de desenhar, achei que eu me daria bem na vida sendo ilustrador publicitário ou trabalhando como tatuador. Mas peguei ódio de ambos os mercados. Esse ano faço 34 e tô na batalha de tentar achar alguma área que eu possa fazer um curso técnico e conseguir gostar. Ta fogo. Uma amiga hoje me disse exatamente isso que você comentou, que talvez meu destino seja esse mesmo, não ser um cara que tem uma carreira. Mas viver sempre com medo do amanhã é FODA.

      Responder
      • Faço 34 esse ano, também não tenho faculdade e
        Nem técnico, estudei pra burro a área da logística, trabalhei um bom período nessa área, e hoje to de gravatinha abrindo e fechando portão pra gente rica, complicado, hoje mesmo bateu uma frustração, mas o negócio e não desanimar, pior que tentar mesmo depois de velho é estacionar e esperar a depressão

        Responder
  73. Olá, meu nome é Lucia, tenho 29 anos. Entrei para faculdade aos 20 anos de idade, no curso de Serviço Social, formei em 2015 e desde então nunca atuei na área, porque é uma profissão totalmente do setor público e depende de passar num concurso ou se “tiver sorte” ser indicado por um político, não consegui passar nos concursos, e o pior fiquei doente, depressiva e então já não tive mais ânimo para continuar correndo atrás da profissão. Me decepcionei muito, porque depois que a gente se forma faculdade nem professores te indicam, me sinto sozinha, desempregada, e o mais triste é que um dia eu fui fazer entrevista para trabalhar de operadora de caixa em um supermercado, adivinha!? Eu fui reprovada depois que contei que tinha curso superior de Serviço Social, as Empresas tem preconceito com essa profissão porque é de cunho socialista. Chora muito, as vezes tenho esperança de passar em um concurso, ou trocar de área, porém tenho medo de escolher errado novamente, me sinto insegura. Passei a odiar!! o curso. Espero que um dia eu possa ser feliz, me sentir realizada em outro tipo de trabalho.

    Responder
    • Eu estou com 33, em Agosto faço 34 e eu não tenho curso superior e nem técnico. Além disso, eu não gosto de nenhuma das áreas que já atuei. Eu entendo que preciso de um curso técnico no momento, mas não consigo decidir o que estudar e o tempo não para. Eu tô quase pirando. Então, acho que te entendo.

      Responder
      • Estou na mesma situação, 14 anos trabalhando na área contábil, vários cursos iniciados e não finalizados e ainda não me decidi o que realmente quero pra vida, e ja vou fazer 32 anos.

        Responder
    • Entendo perfeitamente Lúcia, tenho 49 anos também me formei em 2015 em Serviço Social e só consegui atuar em entidades filantrópica de forma voluntária. Não me incomoda ficar mudando de área pela estabilidade financeira, a dificuldade hoje que os recrutadores são mais criteriosos, então bate a decepção, essa área não nós ajuda, estar em contra mão com o perfil exigido. Já me candidatei para a função do meu curso mas fico triste pelo pequena renumeração proposta ,mesmo assim devemos somar nossas experiências e confiar em nosso potencial e ser bom no que nos for confiado.

      Responder
  74. Olá! Estava lendo os comentários e encontrei muita gente jovem desiludida com a área que escolheu, quem dera eu tivesse essa idade para mudar. Tenho 31 anos, há 11 anos trabalho com contabilidade, mas minha paixão sempre foi Engenharia Civil, só que nunca tentei pelo simples fato de não ter quem me sustente enquanto eu faço o curso. As federais do meu estado disponibilizam esse curso no horário integral, eu não poderia me dá o luxo de abandonar meu trabalho para estudar, como ia pagar minhas contas? Com isso, tentei concluir o superior em outras áreas onde disponibilizassem o curso noturno. Fiz contábeis, economia, física (esse foi o que eu mais me interessei), mas acabei desistindo por falta de afinidade.   Com isso o tempo foi passando, eu realmente não sabia para onde ir, qual curso escolher. Foi ai que em 2019, com quase 30 anos, já era hora de concluir alguma graduação. Fiz o ENEM e finalmente entrei como bolsista do PROUNI em Eng. Civil (noturno) sem precisar largar o emprego.
    Mas ai surge outro problema, não é por falta de autoconfiança, o problema é o próprio mercado que não enxerga com bons olhos um trintão com alguns cabelos brancos já, fazendo estágio. Além do preconceito, existem vários outros fatores que dificultam a vida de quem quer começar uma nova etapa da vida profissional nessa idade. Já enviei currículos, mais de 30 já, e sem retorno ainda.
    Mas estou ai na luta. Vou continuar enviando 100/200/300 currículos se for preciso.

    Responder
    • Não desista do seu sonho!
      Tenho 32 anos e acabei de iniciar a graduação em psicologia que eu sempre quis. Me formei em administração em 2012 e desde então vinha tomando coragem para fazer a segunda.

      Responder
  75. Tenho 25 anos, sou formado em química, bacharel e licenciado, fiz mestrado e iniciação científica na área de análise ambiental e estava prestes a entrar no doutorado no ano passado. A pandemia veio e freou todos os meus planos de virar doutor, mesmo sabendo das dificuldades associadas, principalmente, ao reconhecimento por parte das empresas, as quais exigem experiência no ambiente industrial/empresarial. Já tentei arrumar emprego em empresas que trabalham com análise ambiental e até hoje não consegui uma entrevista sequer. Me sustento dando algumas aulas particulares, que mal dão dinheiro, e me vejo com quadro de ansiedade e depressão. Hoje, me encontro desmotivado, apesar de amar a área que eu estou, mas o fato de não obter reconhecimento profissional e nem uma oportunidade para trabalhar com o que amo, é extremamente frustrante. Não tenho experiência em carteira de trabalho e como sou uma pessoa extremamente proativa, eu não consigo ficar parado e me ocupo com trabalhos voluntários dentro da área de educação. Estou duro de dinheiro, desmotivado e com medo do futuro, pois vejo amigos meus com a mesma idade, ou até menos idade do que eu, que já tem um emprego com carteira assinada e ganham, ao menos, um salário digno. Estou pensando seriamente em mudar de área, pois sou muito imediatista e não estou conseguindo lidar com os meus problemas psicológicos. Ao mesmo tempo que quero ser feliz em trabalhar com que gosto, acho extremamente necessário ser valorizado profissionalmente, pois sem isso, não consigo desenvolver nada do meu potencial.

    Responder
  76. Olá, me chamo Luana e tenho 29 anos, desde os meus 16 anos sempre trabalhei em pizzaria, com meus 28 anos resolvi fazer um curso técnico que eu sempre quiz fazer, faço técnico de administração porém não consigo oportunidade nesta área, fico muito desanimada com isso pois batalhei para conseguir pagar o curso e não consigo oportunidade nesta área, as vezes dá vontade de desistir…

    Responder
    • Me sinto assim também Luana, me formei em contábeis e tenho exatamente sua idade. 29 anos!
      Eu vou mudar de carreira, pois trabalho com contábil só me estressa, muito trabalho pra pouco dinheiro. Não quero passar o resto da minha vida pensando que eu podia mudar e não mudei. Nunca é velho pra mudar. A vida é só uma então a viva bem e não frustrado.

      Responder
  77. Faço 29 anos este ano, sou formada em ciências contábeis e atualmente trabalho como analista contábil. Trabalho muito e ganho pouco, não suporto mais nada relacionado a minha área, estou realmente de saco cheio. Estou pensando em mudar de área mas não faço muito ideia do que fazer, e tenho muito medo de não me dar bem em uma nova área. Outro problema é que não sei como vou pagar uma nova graduação. Todo dia me bate um desânimo, me sinto fracassada e frustada.

    Responder
  78. Me formei em gestão ambiental há 14 anos, porém sempre trabalhei em agência de turismo. Com a pandemia, perdi meu emprego o turismo nao tem previsão para voltar a contratar e agora só consigo emprego em atendimento, o que eu não quero mais. Queria saber o posso fazer, se eu me reciclo na minha formação porém não sei como fazer e/ou onde começar ou se faço uma nova graduação para começar em alguma outra área do zero. Lembrando que hoje tenho 35 anos o que me preocupa completamente.

    Responder
  79. Tenho 25 anos comecei a Graduação em Farmácia fiz três anos de graduação e tranquei, sempre trabalhei na área, entendo bastante sobre o assunto. Mais estou com uma duvida enorme na minha cabeça sobre continuar o Curso de Farmacia, ou iniciar o Curso de psicologia que tenho uma grande vontade de estudar pois, é um curso muito complexo e inteligente. Estou com ansiedade generaliza e depressão, por conta desssa duvida.

    Responder

Deixe um comentário