Onde estão os empregos para os profissionais acima de 50 anos?

Encontrar emprego após os 50 anos pode ser algo desafiador. Afinal de contas, onde estão as oportunidades para os profissionais acima dos 50?

O Governo encaminhou no final da noite de segunda-feira (5/12/2016) ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para reformar a Previdência Social, fixando uma idade mínima de aposentadoria de 65 anos.,
O objetivo do governo ao propor a reforma da Previdência é tentar manter a sustentabilidade das contas públicas, diante do déficit crescente do sistema previdenciário brasileiro – que resulta de:

  • Regras atuais mais benéficas do que no resto do mundo.
  • Envelhecimento da população brasileira.
  • Queda na taxa de natalidade no país.

Com base nos estudos o governo informa que a média de idade da aposentadoria no Brasil, de 58 anos em 2015, está entre menores do mundo.
A média de idade da aposentadoria nos países da OCDE Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, grupo de nações desenvolvidas – é de 64,2 anos para os homens (ano base 2012).
Atualmente, 1 em cada 10 pessoas é idosa no Brasil e em 2060, será 1 idoso para cada 3 habitantes.
Ainda não é possível afirmar como será o processo mas as novas regras valerão integralmente para os mais jovens e haverá regras de transição para garantir uma “transferência mais tranquila para a nova situação”, mas não sabemos exatamente como será.
Por outro lado, o maior tempo de contribuição incentivará as pessoas a permanecerem mais tempo trabalhando acirrando, ainda mais, o já comprometido mercado de trabalho e a concorrência.
Há contradições que precisam ser consideradas. Há tempos venho escrevendo sobre esse tema:

  1. Ninguém nos ensina a envelhecer.
  2. Ex-país de Jovens.

Não é novidade para ninguém que é mais difícil conseguir emprego depois dos 50 e não só conseguir, mas se manter empregado também!
Pessoas com mais experiência tendem a ter salários maiores, o que é natural. Porém, do ponto de vista das empresas, isso pode representar um empecilho à contratação.
Então como, quem tem mais idade vai conseguir sobreviver a períodos mais longos em atividade se não há empregos nem disponibilidade para contratar esses profissionais?
A cada ano entram no mercado de trabalho brasileiro cerca de dois milhões de trabalhadores. O quadro recessivo da economia continua apontando para demissões e não perspectivas e nem planos de contingência visando a geração de empregos. E para piorar, a tecnologia permite que cada vez mais trabalhadores sejam substituídos por máquinas.
Essas são questões tão relevantes quanto o aumento da idade para contribuição e aposentadoria. Quais medidas serão adotadas visando a inclusão ou a manutenção dos profissionais seniores?
Quais medidas poderão ser adotadas para estimular a empregabilidade, não apenas daqueles com mais de 50 anos, mas de todos, inclusive os jovens que na faixa dos 18 aos 24 anos são os que encontram maior dificuldade para ingressaram no mercado?
Além de mudança cultural em relação à percepção dos mais velhos, considerados lentos, inaptos e até incapazes, haverá necessidade, talvez, de desenvolver campanhas de conscientização, programas estímulos e incentivos fiscais, o que for preciso e viável.
Também os gestores deverão se preparar para lidar e melhor e aproveitar os talentos maduros em funções adequadas, aproveitando melhor suas competências e incentivar o uso de tecnologias, uma das barreiras para contratação de seniores.
Já os mais jovens, costumo dizer isso em sala de aula, precisarão se preparar para ficar mais tempo no mercado. Buscar atualização e motivação. Não há solução fácil, mas se não fizer nada, não haverá nem emprego e nem aposentadoria. Muito pior!

68 comentários em “Onde estão os empregos para os profissionais acima de 50 anos?”

  1. Tenho 54 anos e estou desempregado a 2 anos.
    Tenho uma boa experiência profissional, porém às empresas parece terem receio para contratar pessoas acima dos 50.
    Como vou cocontinuar contribuindo com o INSS se não tenho salário?
    Nossos governantes poderiam criar incentivos mais atrativos, já que querem abastecer a previdência.
    Muito triste essa situação…

    Responder
    • Venho de uma família grande 10 irmãos e comecei a trabalhar muito antes de entrar no colégio. Mas só com 14 anos consegui meu primeiro emprego de carteira assinada. Pagando aluguel, trabando de dia e estudando a noite, fiz curso técnico para tentar ganhar mais e desde sempre me sustentei e ajudei a sustentar meus irmãos menores. Pergunta? Sei que não fui o único na sociedade a passar por isso. Devemos ser milhares. Mas porque não temos direito a Fazer o ProUni. Só pra quem fez 2 grau em escola pública? Isso é absurdo. Mas ainda assim consegui me formar como Engenheiro depois dos 40 , com bolsa de 50 por cento pelo Fies. Detalhe: Tenho 50 anos , estou desemprego a três anos, pagango o Fies sem emprego e sem perspectiva de conseguir um. Pergunta ? Estudar prá que no Brasil ? Só se entrar na faculdade com 18 anos, se não esqueçe.

      Responder
  2. Bom dia! Tenho 54anos. Sou uma tecnica de enfermagem com a carteira ainda provisoria , tenho experiencia com idosos ,e gostaria de saber como posso encontrar uma oportunidade para voltar a trabalhar com o que eu mais gosto …em cuidar do serhumano…atenciosamente : maria de Fátima.

    Responder
  3. Oi tenho 52 anos e não consigo emprego,sou motorista de caminhão e de vam, nós após os 40 já somos mal vistos pelas empresas imagine após os 50,se não servimos mais para trabalhar então que aposentem todos após essa idade.

    Responder
  4. Tenho 51 anos e há mais de 06 anos estou desempregada , por ñ conseguir emprego por causa da idade . Trabalho como autônoma para sobreviver. Eles deveriam nos aposentar já que ñ há trabalho em empresas para nós…lamentavel ?

    Responder
  5. Veja a empregabilidade para maiore de 45 anos não existe, mesmo que o profissional se qualifica, atualize tenha superior completo, pós graduação e outros, experiência nunca é aproveitado, vão para a informalidade, e sem contribuir, isto sim é uma das causas do aumento de solicitação de aposentadoria, pelo menos tem o minimo para pagar o básico.

    Responder
  6. Tenho 52 anos e estou desempregado a 13 meses, não consigo mais emprego na minha área e tento me reciclar. Mas está dificil e então melhor aposentar logo.

    Responder
  7. Aproveite o tempo que vocês estão sem carteira assinada e esqueça isso. Agora chegou a nova etapa na vida de vocês. Começa a estudar para ser um servidor publico , trabalhar só 6 horas por dia . 30 horas por semana, ou abrir seu próprio negocio, mesmo que seja informal. Não adianta, as empresas tem medo de contratar pessoas acima de 45 anos e não poder investir em um plano de carreira. Quando e jovem eles perdem o profissional porque não tem responsabilidade e quando tempos responsabilidade adquirida com as experiências vividas , não temos oportunidade.

    Responder
  8. Tenho 51 anos e hj me encontro desempregado desde Dez/15. O mais ridículo é vc contribuir 28 anos (no meu caso), e não ver uma perspectiva de aposentadoria real, ou seja, enxergamos isso td como um grande golpe governamental onde muitos de nós dedicamos uma vida inteira de contribuição previdenciária e sem perspectivas de se aposentar…
    Isso é uma vergonha aos trabalhadores deste País.

    Responder
      • Oi Angela, como vai?
        Meu nome é Sidney, tenho 51 anos e vivi o drama do desemprego após os 45 anos.
        Voltei a estudar, aprendi uma nova profissão na área de T.I e hj estou empregado, cursando o primeiro semestre de Análise de Sistemas.
        Conheci um projeto para pessoas com mais de 50 anos de inserção no mercado de trabalho.
        Gostaria de convidá-la para conhecer
        Se desejar pode me enviar um e-mail ou me chamar no whatsApp (11)99103-8902.
        Saúde e Paz!

        Responder
  9. tenho 50 anos, portas fechadas na informalidade a prefeitura põem obstáculo para não comercializar, a família já começa nos olhar para como imprestavel por não produzir , Resumindo vão criar um bando de zumbi esperando MORTE CHEGAR.

    Responder
  10. tenho 50 anos, portas fechadas na informalidade a prefeitura põem obstáculo para não comercializar, a família já começa nos olhar para como imprestavel por não produzir , Resumindo vão criar um bando de zumbi esperando MORTE CHEGAR…

    Responder
    • Estou aqui procurando uma resposta para um amigo que se encontra assim, inválido por não estar trabalhando. Ele está sendo aos sustento da esposa que as vezes perde a paciência. Olha que o currículo dele é excelente. Vou continuar a buscar para poder ajuda essa pessoa que é pai pra mim.

      Responder
  11. Infelizmente todos comentários estão certos um trabalhador após 40 anos é difícil conseguir um trabalho o q dirá após os 50 anos.

    Responder
  12. Olá, tenho 43 anos e sou professora concursada
    queria fazer um novo curso superior, na área de engenharia de produção, porém após ler todos esses relatos, honestamente não vale a pena.

    Responder
    • Oi Rosangela, como vai?
      Meu nome é Sidney, tenho 51 anos e vivi o drama do desemprego após os 45 anos.
      Voltei a estudar, aprendi uma nova profissão na área de T.I e hj estou empregado, cursando o primeiro semestre de Análise de Sistemas.
      Conheci um projeto para pessoas com mais de 50 anos de inserção no mercado de trabalho.
      Gostaria de convidá-la para conhecer
      Se desejar pode me enviar um e-mail ou me chamar no whatsApp (11)99103-8902.
      Saúde e Paz!

      Responder
  13. Sabe pessoal tenho 52anos me sinto muito bem e disposto a novos desafios,mais no Brasil temos muitos corruptos e qdo vc necessita de uma oportunidade só se pagar para isso.independente de sermos roubados diariamente.enquanto em outros países nos senhores com experiência da vida e trabalho deveríamos ter valor,pois os jovens sabem o dia dia com internet jogos e tudo ref.a modernização só que os problemas que passamos na vida,isso nos ensina como já gostaria de nascer com quarenta….é isso fico chocado com tudo isso.

    Responder
  14. Brasil, acima dos 35 anos de idade já é problema. Perdi meu emprego como Engenheiro de Equipamentos aos 47,5 anos e “optei” por lutar para não voltar mais ao mercado de trabalho como Engenheiro. Estou com 50 anos agora e tenho um pequeno comércio que não me atende nas despesas. Sobra mão de obra na Engenharia pra tudo quanto é nível, muito bom, bom, mais ou menos ou ruim. Agora é só jovens que as empresas desejam e olhem lá, só até 35 / 38 anos, depois disso se o cara não conseguiu um cargo de gestor pelo menos, tá fora de vez. O Brasil é complicado carreira de profissional como Engenheiro que não desejou ser gestor por exemplo. Quem optou pela carreira técnica está em apuros hoje pois quase tudo se desenvolve fora do país (máquinas rotativas por exemplo) e aqui só se faz pequenas adaptações.

    Responder
    • Carlos todos deviam se preocupar c/ isso pois se não morrerem antes todo mundo vai chegar a maturidade não é ? Temos que exigir que se fç uma lei em que as empresas sejam obrigadas a contratar tb os de mais idade assim como fizeram c/ os deficientes que as empresas são obrigadas por lei a contratar.
      Somos novos demais p/ se aposentar e passados demais p/ trabalharmos, eu hem !!!

      Responder
    • Uma solução para quem tem mais idade é a realização de concurso público. Nesse caso, a idade até ajuda, pois tem peso maior em critério de desempate. Então pessoal vamos estudar. Essa é uma das poucos alternativas. Boa sorte!

      Responder
  15. PERFIL PROFISSIONAL
    Sou um profissional com larga experiência em projetos, reformas, construção e supervisão sempre voltados para este segmento de um modo geral, possuo também experiência em legalizações junto a prefeituras até seu habite-se, pois procuro uma oportunidade não só contribuir como também aprender novas filosofias na área civil, podendo atuar em qualquer cidade do Brasil, como também no período noturno, áreas que possuo experiência que são: desenho e projetos em Auto CAD Arquitetura, Instalações Hidro Sanitárias, Elétricas baixa e média tensão, rede e lógica, projetos de fibra ótica e com cabos UTP, supervisão e também faço alguns serviços técnicos para engenheiros civil, tais como projetos arquitetônicos, desmembramentos, anexação, e gostaria muito de conseguir um emprego em uma construtora.
    QUEM SOU EU:
    – Sou uma pessoa com 59 anos que deseja influenciar o seu próprio desenvolvimento. A Procura duma empresa onde tenha a oportunidade de perseguir meus interesses em diversas funções e locais. Onde o meu cargo não é considerado a definição final de quem sou eu, apenas um ponto de partida.

    Responder
  16. Tenho 51 anos e estou desempregada à 17 anos, pode acreditar. Se existisse emprego por fama de entrega de currículos, eu já estaria trabalhando na Rede Globo,onde entreguei também.O sistema só permite que eu trabalhe de graça pra corrupto, mas não tenho essa experiência!! Até quando vou ficar mal informada a respeito de vaga!! É uma piada.

    Responder
  17. Corroborando com as palavras da colega Ana Maria Ferreira, quem sabe, parente talvez? Tenho 52 anos e minha experiência de vida vale de alerta para os mais jovens. Tinha um cargo promissor, funcionária Pública Estadual, com 21 anos já tinha no currículo uma graduação numa faculdade Federal e sete salários mínimos de remuneração. Com vista para o mestrado e Doutorado, aliás, passei num concurso na mesma instituição de ensino de graduação, para professora adjunta na prova Prática com média 10 e não atingi a etapa teórica concludente, por causa do falecimento de um ente querido, que foi no mesmo dia da prova. Depois disso, recebi uma proposta para mudança de região e aceitei ir para uma instituição privada internacional, com filial no Brasil, mas detalhe, sem fins lucrativos. Fiquei 22 anos e em 2015, a empresa americana despediu,
    notem: MILHARES DE VOLUNTÁRIOS. Juntamente comigo, aqui neste país foram mais de 800 pessoas ou voluntários, assim como intitularam, e estes com tempo de “organização” de no mínimo, como eu, de 20 anos de empresa, alguns com 35 anos. Não sei como estão os demais depois disso, mas neste país, procurar emprego com mais de 40 anos ou começar do “zero” é uma “piada”, como referiu-se a Ana Maria. Mas, alguém com certeza, vai valorizar os seniores um dia, pois o desenvolvimento não se resume aos jovens, mas a todos aqueles que se dispõem a contribuir com o que têm de melhor e a maturidade, nos acrescenta a introspecção de valores.

    Responder
    • Nos ajude irmãos, somos todos iguais. Estamos todos triste com o que fazer com a nossa vida profissional, anulam , nas nos conhecem, somos pessoas honesta e temos para contribuir. No meu professora, pedagoga especialista e tou terminando psicologia. Me deixem ser útil…. Quem puder.

      Responder
  18. Tenho 50 anos sou técnica de enfermagem, com várias capacitações. Estou desempregada à 3 anos e nos hospitais quando vou levar currículo informam logo que é até 45 anos. Indignada.

    Responder
  19. Tenho 53 anos, 35 anos de contribuição no INSS, tenho faculdade e experiência.
    Mas não consigo mais emprego e nem me aposentar, mesmo tendo direito.
    Somos marginais para o mercado de trabalho nesta idade.

    Responder
    • Boa noite Charles.
      Grande verdade o que você fala em seu comentário, eu por meu lado vejo este pais muito descriminador e abusivo. Não quer aposentar e não quer dar o trabalho das pessoas que tem um pouco mas de idade. Falta de aproveitamento de capital humano de uma forma tremenda e falta de uma politica igualitária.

      Responder
  20. tenho 52anos trabalhei com ajudante geral….,Orientador de fluxo…. estou desempregada a dois anos e meio trabalhei na área da saúde fui mandada embora corri fiz curso de ADM,e Departamento pessoal .mas mesmo assim não consigo trabalho, não precisa ser do curso que eu fiz pode ser o cargo que eu tenho na carteira mas ate nisso esta dificio estou desesperada quero trabalha?

    Responder
  21. Completei 54 anos ontem, fui bancário por 22 anos e quando fiquei velho e doente e depois não aderi ao PDV, o banco encontrou uma maneira de me despedir, isso aconteceu em 2008, sou formado em Direito e estou desempregado até hj, não tenho nenhuma esperança de voltar ao mercado de trabalho, tenho 42 anos de cadastro no INSS e não consigo me aposentar sem que haja o desconto do fator previdenciário, onde quebra meu benefício pela metade, estou realmente sem opções.

    Responder
  22. Precisamos nos unir e exigir que o governo aprove uma lei onde obrigue as empresas a empregarem nas faixas etária de 40, 50, 60 e 70 anos…manter um percentual de funcionários em todos os setores da empresa… Dar um incentivo também para que haja empregabilidade efetiva.

    Responder
    • Concordo com você preciso trabalhar e, já investi em Sites de Empregos que, só estão ganhando dinheiro as minhas custas a dois anos e, nada de Emprego!!

      Responder
      • Eu tbm concordo estou desempregado já à 1ano Jr não consigo nada já distribui MTOS curriculumCurriculum realmente temos que nos unir para acabar com isso moro aqui em BH (31)99591-8900

        Responder
    • A grande maioria das empresas não querem contratar pessoas nas faixas etárias de 40, 50, 60 é porque pagam o plano de saúde aos funcionários mais jovens, e nessa idade maior de 40 anos o valor a pagar do plano de saúde é muito mais caro. Isso é o que mais influencia.

      Responder
    • Parabéns o melhor comentários de todos, temos que nos unir e obrigar não só o Governo tenha conciência da Reforma da Previdência mais sensibilizar os empresário que é necessário ter profissionais experientes dentro das empresas e no mercado de trabalho no todo, movimentar os deputados para criação de leis nos protegendo e obrigando as empresas ter um percentual de pessoas acima dos 50 anos dentro das empresas.

      Responder
  23. Bom Dia!
    Tenho 50 anos, depois que completei 45 , não participo nem de entrevistas.
    Só consigo arrumar recolocação, por indicação.
    Absurdo isso e desanimador.

    Responder
    • O unico ramo que aibda dá oportunidade para os mais velhos são empresas de telemarketing. Aconselho a todos a procurarem essas empreesas. Eles dão treinamento e é para trabalgar 6 horas e ganhar um salario minimo. Melhor q ficar morrendo de fome

      Responder
      • Olá por favor se alguém souber de uma empresa que admite,pessoas com 60 para telemarketing, por favor se expressem pois tenho mais de 12 anos de experiência , e não consigo me recolocar no mercado.
        Tenho qualificação por me falta oportunidade.

        Responder
  24. Estou precisando muito trabalhar sou contra regra de cena arte contra regra estou como diária não está fácil

    Responder
  25. brasil trabalho ate os 40 anos se aposentar nunca depois dos 50 impossível arrumar novo emprego nem sem assinar carteira nada pais dos ricos pobre que se explota

    Responder
  26. É!!!!
    Incrível ,lendo os comentários vejo como esse país é injusto,tenho 52 anos (professora) não consigo um trabalho,seja para o que for e meu esposo 55 anos contribuiu 32 anos está desempregado há cinco anos ,para as empresas onde ele vai só aceitam até 50 anos na profissão dele ( pintor de frota).
    Perco minhas esperanças porque a impressão que este governo passa é de um futuro desanimador.

    Responder
    • Para quem tem mais de 50 anos não existe mais emprego formal…já joguei a toalha. Tem que ganhar dinheiro por conta própria…se depender do governo ficaremos na miséria se chegarmos a aposentar…infelizmente!

      Responder
      • Amigão estou com 58 anos estou no mesmo barco…sou formado em tecnologia construção civil…abrir um mine mercadinho….vamos nessa ate chegar os 65 anos.

        Responder
      • Paulo, concordo com você. Sou super qualificada, mas no mercado contratam ae 35 no maximo. Será que as pessoas pensam que o tempo não passara para elas tambem? Tem que trabalhar mesmo por conta propria!

        Responder
    • Oi Luciana, como vai?
      Meu nome é Sidney, tenho 51 anos e vivi o drama do desemprego após os 45 anos.
      Voltei a estudar, aprendi uma nova profissão na área de T.I e hj estou empregado, cursando o primeiro semestre de Análise de Sistemas.
      Conheci um projeto para pessoas com mais de 50 anos de inserção no mercado de trabalho.
      Gostaria de convidá-la para conhecer
      Se desejar pode me enviar um e-mail ou me chamar no whatsApp (11)99103-8902.
      Saúde e Paz!

      Responder
  27. boa tarde! no meu caso estou estudando o curso de Gestão e serviços jurídicos cartorários motoriais assim que me aposentar quero tentar uma vaga de emprego ..

    Responder
  28. Eu tenho 40 anos, com câncer e desempregado sou formado em Direito, técnico de enfermagem, agente de viagens, montador e manutenção de computadores.
    Deus como tenho baixa estima, depressão rasga meu corpo e dignidade zero.
    Portas se fecham !

    Responder
    • Eu li todos os comentários e confesso, me comovi com muitos e me identifiquei com vários de vcs.
      Senhor, ajudá-nos a por pão de cada dia, de modo digno e honesto em nossas mesas. Somos famílias Senhor… Somos famílias.
      Tenho 47 anos, divorciada, um filho e cansada, esgotada de mandar currículo. Li uma sugestão aqui sobre considerar o trabalho informal,…Tenho dom para secretariado e Pedagoga mas, estou pensando em buscar vagas como babá por aplicativos nomo Ninja e outros…. Não é indigno, mas nem de longe era assim que imaginava acabar minha vida.
      À quem conseguir, sucesso e se puder indique, seja solidário com quem como nós, está em busca….
      Abraços,
      Munik.

      Responder
    • Tem fe em Deus ,
      Nunca deixe se acreditar.
      Mesmo que vc nao acredite mais nele,
      Ele.ainda nao vai te abandonar .
      Fe e forca irmao.
      Tenta achar algo fora da cidade .
      Um sitio .
      Procure mais a natureza .

      Responder
    • Te oriento a procurar uma Igreja Universal e conversar com um Bispo ou um Pastor pra conversar o seu caso, q tenho certeza q vai receber uma oração q vai abrir as portas pra vc. Vai com muita fé e abrindo o coração pra Jesus te abençoar.

      Responder
  29. Confesso que me encontro desempregada e é desafiador aos 52 anos está desempregada pior não saber se vou receber da onde eu sair pois ela disse que não tem dinheiro para pagar ninguém trabalhei 7 anos e não foi registrado estou saindo com uma mão na frente e outra atrás.

    Responder
  30. tenho 56 anos,minha livraria quebrou em março de 2020+a covid,quebradeira geral,hoje preciso de um emprego ou trabalho,para pagar as dividas e sobreviver,crise em casa por falta de recusrso,esprero uma luz em vida,eu quero trabalhar,preciso trabalhar,estou ficando pancado em desespero,descupe-me a desgarga,sucesso a todos,,,

    Responder
    • Sou Silvana Chavelina Fortaleza Neta de Tenho 53 Anos, professora especialista aposentada, infelizmente o salário de professora aposentada é muito pouco passo necessidade, voltei a estudar ,estou no oitavo período de Psicologia. E a minha meta e precisão mesmo é um emprego , preciso e tenho muita coragem para trabalhar. Ajude _ me

      Responder
  31. Olha diante de tantos depoimentos , uns mais carregados de sentimentos , realmente o cenário é de indignação , passo por isto também tenho 56 anos , e já ouvi falar através de amigos , que um pai de família , sem trabalho e sem condições de prover a família cortou os 02 dedos da mão para ter o direito de trabalhar PCD , não sei o final desta tragédia mas o que mais me revolta é mudança nas leis da aposentadoria e a ausência de politicas públicas para proteger esta classe que ficou desamparada . Procuro emprego há 04 anos , já tentei de tudo para retornar ao mercado de trabalho , vários cursos profissionalizantes , sendo até chamado para entrevistas porém quando perguntam minha idade já descartam à possibilidade de contratação . estou cursando graduação em geografia porém vendo relatos anteriores não sei se é um boa opção .

    Responder
  32. Tenho 47 anos sou graduada em biblioteconomia e divorciada com menor e não tenho conseguido emprego. Brasil um país de todos !

    Responder

Deixe um comentário