Como ser promovido: 12 dicas de uma orientadora de carreira

Por Patrícia Rodrigues para a #Trendings
com a colaboração de Adriana Gomes

Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, ensina as estratégias para subir os degraus dentro das organizações

Pensando em como ser promovido? Criar oportunidades para que isso ocorra engloba diferentes abordagens — não só investir no conhecimento técnico. “É preciso ter cada vez mais uma postura proativa e estratégica, além de habilidades interpessoais, cada vez mais valorizadas, para expandir suas opções”, adianta Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM. Confira aqui outras estratégias sugeridas pela professora que ajudam a abrir novas portas para sua carreira:

1. Vá além de suas tarefas

Entregar as demandas é o mínimo que se espera para qualquer cargo. Mas, quando se fala em promoção, é preciso se destacar — além também do conhecimento técnico —, demonstrando habilidades no relacionamento interpessoal e com diferentes equipes.

2. Seja flexível

Essa é a capacidade de se adaptar às mudanças de cenários, uma soft skill cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Pessoas mais “rígidas” têm mais dificuldade de lidar com alterações de rota e essa é uma característica que os recrutadores frequentemente relatam em processos seletivos, incluindo os internos no qual o feedback de gestores conta muito.

3. Comunique-se com clareza

Não apenas estar atento às respostas escritas e a forma com que elas podem soar aos destinatários, mas saiba ouvir e, principalmente, compartilhar informações de forma clara e objetiva.

4. Reinvente-se diante das adversidades

Não basta apenas se superar — isto é, entregar mais do que foi pedido—, especialmente em momentos de crise, onde a resiliência e a adaptabilidade são competências muito desejadas. Além disso, é preciso ter capacidade de criar diferentes alternativas para resolver os problemas.

5. Tenha senso de “dono”

Possuir uma postura ativa e curiosa (visão estratégica) para apresentar soluções — a partir da análise de informações, de dados e do cenário — antes de tomar decisões que possam viabilizar e expandir os negócios.

6. Busque feedbacks

Isso mostra aos seus gestores o interesse em mostrar-se aberto ao que precisa ser aprimorado, ou que pode estar abaixo das expectativas. Na correria do dia a dia, nem sempre é possível ter esse retorno. Procurar (e dar) feedback tem que ser algo que faça parte da cultura da organização como ferramenta de gestão (até para medir os desempenhos). Se a empresa não estimula esse comportamento ou dá abertura, essa atitude pode ser mal interpretada.

7. Faça networking

Mesmo se você está comprometido com a atual empresa. Esse relacionamento é importante para autopromoção não só na mesma organização, mas em outras estratégias de vida. Lembre-se de que uma rede de contatos não serve apenas para pedir emprego, obter uma indicação ou só na hora do desespero: essa construção é para a vida inteira, com pessoas que podemos aprender e que conhecem nossas habilidades em diferentes aspectos.

8. Invista no marketing pessoal

Para algumas pessoal é um pouco difícil, por timidez, por receio de parecer bajulador ou dar impressão de estar querendo “puxar tapetes”. É possível fazer isso sem passar a impressão de que está se autopromovendo.  Por exemplo, em um almoço compartilhar alguma ideia nova, curso ou algo que aprendeu com a equipe. Além disso, dá para comentar suas conquistas, mas não de forma pessoal (“que legal que conseguimos fechar mais um projeto!”).

9. Conte histórias

Essa habilidade de comunicação (que está se perdendo por diversos motivos) pode ser desenvolvida de maneira natural, quando compartilhamos nossas conquistas, objetivos e interesses em conversas rotineiras.

10. Não espere a “hora certa”

Ao contrário de carreiras militares, nas quais as promoções acontecem por tempo durante a trajetória profissional ou por cursos realizados, o mundo corporativo não funciona dessa maneira. Não há uma “escadinha” de tempo determinado para assumir novas funções. Quem cria esses degraus de escalada é o próprio profissional, seja com investimentos na sua qualificação, na reciclagem, em conquistas que trouxe para a companhia e muito, muito da habilidade no relacionamento interno.

11. Encontre aliados dentro da empresa

São pessoas com as quais se consegue ter uma abertura maior para falar dos seus objetivos, pedir conselhos e que podem estar próximas ou ter influência nos níveis mais altos. Elas, sempre que possível, podem estar ao seu lado, e indicá-lo para as oportunidades.

12. Pense se vale a pena ficar

Há muita movimentação acontecendo, com troca de cargos ou você percebe que a empresa luta para sobreviver? A companhia é hierarquicamente muito fechada e obedece a regras muito rígidas para promover alguém? Ou somente os herdeiros têm acesso às posições de comando?  Dependendo do ponto em que você está, dificilmente você vai galgar novos degraus. Por isso, avalie também esse cenário e se “já está batendo no topo”. Talvez seja a hora de procurar a sonhada promoção fora daí.


Link original da matéria:
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