Você acredita que está na hora de dar novos rumos à sua carreira? Aqui estão alguns indicadores que podem comprovar que essa hora chegou
Várias questões rondam os profissionais que têm dúvidas sobre suas carreiras. Alguns querem abrir seu próprio negócio, outros querem ser promovidos, conseguir aumentos, mudar de país e muito mais.
Outros querem saber se devem mudar, ou não, de carreira.
Afinal, tem muita gente que não gosta do chefe, do trabalho, das tarefas que desempenham e ficam torcendo para que o final de semana chegue, não é mesmo? Então, se essa tem sido sua rotina, pode não ter nada de errado com você.
Segundo um estudo feito pela Catho, 50% dos profissionais brasileiros pensam em mudar de carreira em 2014.
A carreira é algo que requer dedicação, esforço e investimento, mas o sacrifício precisa ter sentido para você.
Existem algumas maneiras críticas de perceber se já está na hora de mudar de carreira. Uma vez que você identifique esses sinais, vale a pena pensar se deve ficar ou deve mudar.
#1. Você está cronicamente cansado
Se você se deparar com doenças crônicas, debilidade e exaustão, o primeiro lugar que você deve procurar as causas dessa doença é o seu trabalho.
A maioria de nós gastamos mais horas trabalhando do que fazendo qualquer outra coisa e, se você não gosta do que passa horas fazendo, isso vai tornar a sua vida extremamente estressante e fará com que o seu corpo pague o preço.
Seu corpo diz o que a sua boca não pode, ou não quer dizer. Pode ser o seu trabalho – ou o ambiente de trabalho em que você está – que estão fazendo a sua saúde desmoronar.
Às vezes esse é um sinal de que a sua carreira precisa de uma mudança.
#2. Você chegou a um ponto em que o seu salário não compensa o tédio e o vazio que sente
A maioria das pessoas que não gostam de como é ou está o seu trabalho, mas estão relutantes na mudança, ficam presas ao dinheiro.
Em algum momento, as pessoas pensam em seus salários e chegam à conclusão que odeiam o tempo que passam trabalhando para ganharem o seu salário.
Ao fazer isso, vale a pena repensar suas prioridades e habilidades e então refletir sobre novas alternativas de ganhar o dinheiro que precisam, sem desistir de suas vidas por isso.
#3. Apesar de ter feito escolhas certas, você se sente mal
Muitos profissionais têm feito todas as escolhas certas, feito tudo que esperavam deles, até que acordaram entediados com seu trabalho, de maneira chocada e confusa.
A primeira coisa que precisamos entender é que as escolhas de certas profissões, ou atividades profissionais podem estar associadas com a possibilidade de agradar aos outros, acariciando seu ego, ou apenas aceitando um trabalho ou promoção que caiu no seu colo, em vez de se perguntar se é isso que queriam.
#4. Você tem a sensação de que foi feito para coisas melhores
Muitas pessoas fazem um treinamento de paciência durante os trabalhos, repetindo a si mesmas que podem fazer coisas melhores do que vem fazendo.
O problema é que não escutam a si mesmos e acabam passando seus dias trancados em um trabalho que mais parece uma prisão.
Mesmo que você não enxergue um caminho, se você acha que não está sendo aproveitado, existe uma alternativa e um caminho em que você vai precisar mostrar do que é capaz. Basta você planejar uma mudança e, executá-la.
Fique alerta aos sinais
Alguns desses comportamentos são bons indícios de que algo está errado e que é preciso mudar.
Muitas vezes, a luz no fim do túnel significa que você precisa aceitar que está insatisfeito e que quer mudar para algo que seja mais significativo e gratificante.
Mas não se iluda, mudanças são sempre possíveis mas é preciso tempo e dedicação. Autoconhecimento é muito importante para que as escolhas sejam mais adequadas aos seus objetivos, propósitos e planejamento de vida.