Só pensar em mudar, não vai mudar a sua trajetória. É preciso coragem em um plano de ação
Faça uma relação do que você pode, de fato, fazer para mudar essa situação. Tente não depender de terceiros. As soluções podem variar de uma conversa sincera com pares e superiores, buscando melhorar a situação atual, uma análise junto à sua empresa sobre as perspectivas de mudança de setor ou mesmo uma revisão salarial. Se você receber uma proposta, apresente-a ao seu gestor e avalie suas reais perspectivas.
Caso queira mudar de empresa, pois não identifica nenhuma possibilidade de melhora, é importante se autoavaliar em relação ao mercado. Pesquise vagas nas suas áreas de interesse e entenda o que o mercado exige para profissionais que vão ocupar aquela posição. Avalie seus pontos fortes e fracos: o que você faz muito bem? De que maneira poderá ser útil ao seu futuro empregador?
Seu foco nesse momento é entender as necessidades do seu empregador. Elabore um currículo objetivo, de no máximo duas páginas, com destaque para experiências, habilidades e resultados obtidos. Fale com pessoas-chave da sua rede de contatos que possam indicar profissionais ou empresas nas quais você tenha interesse. Não peça emprego: peça dicas e sugestões. Invista em atualização e mãos à obra.