Pesquisa Maturi
Veja exemplo da aluna do Cebrac-DF que concluiu curso com 64 anos de idade
O mês de outubro remete ao Dia Internacional das Pessoas Idosas que foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 45/106. A intenção da data é homenagear os cidadãos com mais de 60 anos de idade e incentivar a participação deles de forma ativa na sociedade. Uma das alternativas para essa iniciativa é incluí-los nas atividades acadêmicas ou profissionais, oportunizando um espaço para esse público no mercado de trabalho.
Uma pesquisa feita pela empresa Maturi, focada em empregabilidade para quem tem mais de 50 anos, indica que 57% das empresas querem contratar pessoas com 50 anos ou mais. O levantamento aponta também que três em cada cinco afirmaram acreditar que o envelhecimento da população terá impacto na empresa, enquanto 41% das empresas já são impactadas, e 88% afirmam estar de acordo totalmente ou parte com a afirmação que empresas que se prepararam para o envelhecimento da população terão vantagem.
“Ter um cuidado especial com os nossos entes queridos é um dever de toda sociedade, depois de toda contribuição que prestaram ao país e as suas famílias, o mais digno é retribuir com todo o gesto de amor que nos foi compartilhado pelos mesmos. Se uma pessoa da terceira idade pretende realizar mais sonhos, como o de estudar ou de trabalhar, ele deve ter a garantia desse direito”, ressaltou Rogério Silva, CEO do Cebrac. (Centro Brasileiro de Cursos).
Para a aluna de Assistente Administrativo Completo do Cebrac, de Ceilândia/DF, Conceição de Maria, de 64 anos de idade, cada novo dia é um dia para aprender. “Agradeço o Cebrac pelo incentivo. O curso foi muito bom! Aprendi que a idade não atrapalha e não te impede de estudar. E aos jovens que estão começando agora, digo para aproveitarem essa oportunidade, para se prepararem para o amanhã. Aprendi muito e vou levar isso adiante”, relatou a aluna.
No Brasil, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 14,6% da população do país tem 60 anos ou mais, o que equivale a 30,3 milhões de pessoas. E de acordo com dados recentes da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, entre 2013 e 2017, o número de pessoas com 65 anos ou mais com carteira assinada aumentou 43%, o que ainda tende a aumentar, devido ao aumento do público da melhor idade.
Com o objetivo de buscar uma oportunidade de trabalho, uma pessoa da melhor idade deve continuar se especializando para acompanhar o ritmo do mercado que demanda ao atual profissional para estar antenado às novas tendências da área. Por isso, manter a motivação e disciplina para continuar se aperfeiçoando é essencial para se destacar e atender aos processos de trabalho com eficiência.
No Cebrac, uma pessoa entra aluno e sai preparado para atuar no mercado de trabalho. Conheça os cursos e veja um que tem tudo a ver com você! Ao se inscrever, você ganha até 60% de desconto na matrícula. Saiba mais, aqui!
SOBRE O CEBRAC
No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Veja os cursos, aqui!
Fonte: @maturi