Segundo dados da ComScore, os brasileiros passam 36% das horas que consomem na internet em redes sociais. Só no Facebook, somos mais de 60 milhões. Para quem anda procurando emprego, existem redes que permitem criar currículos online e que facilitam o recrutamento, aproximando empresas e candidatos.
Quase inevitável, a participação nas redes gera entusiasmo. Ao mesmo tempo, traz dúvidas e novas preocupações. Mesmo usando as famosas “configurações de privacidade”, pode ser difícil gerenciar a vida pessoal e a imagem profissional. Muitas empresas buscam informações sobre os candidatos na internet na hora da contratação. Já que não é possível desconectar, como cuidar da imagem pessoal em tempos digitais para não comprometer a vida profissional?
Adriana Gomes, psicóloga e fundadora do site Vida & Carreira, acredita que ainda atravessamos uma fase de deslumbramento com a conectividade, assim como pelo seu contrário. “A falta de curtir, de aceitação, também é bem frustrante”. Apesar de não ser possível controlar tudo, o cuidado com a exposição pública é necessário. Há casos de funcionários demitidos por conta de comentários deixados em páginas de Facebook, recorda. Ela também comenta que nunca foi tão fácil para as empresas encontrar talentos como agora e por isso é importante lembrar da abrangência mundial destas ferramentas. Adriana ressalta os aspectos positivos das redes e acredita que, tal como no mundo offline, as interações podem não ser tão diferentes assim do mundo digital. “Uma rede virtual não é muito diferente de uma rede de relacionamentos real, na sua essência. A humanidade se relaciona desde sempre. A ferramenta potencializa e facilita o contato com pessoas, aproxima interesses comuns, facilita a mobilização e a exposição de idéias e pensamentos”.
Utilizar as redes para descobrir oportunidades ou para se aproximar de contatos profissionais é legítimo, mas se você costuma adicionar colegas e contatos profissionais no Facebook, veja algumas dicas abaixo. Leia mais dicas para sua carreira em nosso blog do Adzuna Brasil.
- Pense duas vezes antes de fazer publicações muito pessoais. Desabafos sobre sua insatisfação com o trabalho, devem ficar de fora.
- Em redes profissionais, mantenha a coerência com as informações divulgadas. Edite seu histórico profissional contendo apenas o que for necessário, relevante e que possa ser comprovado.
- Evite também o envio de spam, piadas de humor duvidoso, convites para jogos e outros comportamentos que você teria apenas com seus amigos mais próximos.
Moderação e bom senso são as medidas principais dentro e fora das redes virtuais.
Posted on 5 de setembro de 2013 by Joao Francisco Lemos
http://www.adzuna.com.br/blog/2013/09/05/etiqueta-profisisonal-nas-redes-sociais-dilemas-da-era-digital/