Como selecionar um novo funcionário?

Views (1644)
Respondido por Adriana Gomes, especialista em gestão de pessoas
Esta é, sem dúvida, uma tarefa árdua, ainda mais para gestores de pequenas empresas que não são especializados em seleção e recrutamento. Existem alguns pontos essenciais para não errar na contratação. Para começar, saiba muito bem qual será a atividade do profissional. Saber o que se espera do profissional em termos de competências técnica, comportamentais e conceituais na hora de selecionar é meio caminho andado.
Tenha cuidado com os paradigmas e mantenha a mente aberta. Uma das características mais desejáveis nas organizações de ponta é ter em seu time pessoas multifacetadas, com interesses diversos e com grande capacidade de adaptação e flexibilidade. Se quem seleciona pensa dentro da caixa, como identificar esses profissionais? Por isso, o recrutador deve evitar a todo custo os rótulos e pré-julgamentos.
Evite perguntas pouco estruturadas ou indutivas durante a entrevista. Antes de fazer perguntas indutivas, como “Você acredita que trabalhar sobre pressão, atualmente, seja importante?”, ou hipotéticas, do tipo “O que faria se encontrasse uma caixa no seu caminho?”, pense em qual o objetivo da pergunta. Conheça o que você quer efetivamente saber e o que realmente avalia o candidato. A boa entrevista é resultado de ótimas perguntas.
Analise bem o histórico e o momento de vida em que o candidato se encontra. Avalie o quanto as crenças profissionais, os objetivos e o momento de vida podem estar alinhados com a cultura e valores da empresa.
Sempre cheque as referências. Investir algum tempo conversando com ex-empregadores, ex-superiores, ex-pares e até ex-subordinados costuma revelar boas surpresas.
Adriana Gomes é coordenadora do Centro de Carreira e do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da pós-graduação da ESPM.
Envie suas dúvidas sobre gestão de pessoas para examecanalpme@abril.com.br
http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-selecionar-um-novo-funcionario

Deixe um comentário