CURRÍCULO: QUEM É VOCÊ?

Adriana Gomes

Para qualquer coisa que tenhamos que fazer, é importante ter um mínimo de planejamento e de compreensão da situação. Essa regra vale para praticamente tudo na nossa vida, inclusive para a elaboração de um currículo.

Muitas pessoas me pedem para analisar seus currículos, outras pedem orientação sobre como elaborar, mas quase como uma regra geral, a paciência para ouvir a resposta não vem acompanhada da pergunta. Digo isso porque, durante dez anos da minha vida, estive envolvida com a elaboração e a análise desse material e bem sei que não é um produto fácil de se obter.

Exige do candidato, envolvimento com a sua própria trajetória de vida, atenção ao que está ocorrendo no momento atual de sua vida profissional e até pessoal, questionamentos sobre os caminhos que pretende seguir e quais são os motivos que estão levando a mudança de emprego, se essa for a situação.. Enfim, quando começo a fazer perguntas, as pessoas se cansam só de pensar em tudo que terão que rever sobre a sua própria estória. Não imaginam a complexidade e o valor desse material.

Elaborar um bom currículo leva tempo, precisa dedicação e persistência, demanda um mínimo de compreensão da sua trajetória, das suas escolhas, do seu desempenho, dos êxitos, resultados, dos não êxitos, dos pontos forte, do foco de direcionamento. Responder as seguintes perguntas pode ajudar:

• Como tenho feito as minhas escolhas?
• Como cheguei até aqui?
• O que precisei fazer?
• Em que eu me destaco e por que?
.. • Por que eu quero sair ou mudar?
.. • Para onde quero ir?
• O que quero fazer?
• Quais são as minhas competências para o que eu quero fazer?
• O que o mercado exige para o que eu quero fazer?
• Quais os nomes que são dados para as coisas que eu sei fazer?
• Para quem estarei escrevendo?.

Ou seja, é preciso se apropriar da situação. O currículo será um produto objetivo, visando um propósito, que deve estar claro. Tem que haver um objetivo. Quem elabora deve ter em mente o que quer demostrar, o que deseja valorizar e para quem. O interlocutor, pode ser uma empresa específica, um tipo de negócio, ou uma área. Não pode ser “ a quem possa interessar”. Tem que ter um alvo.

Deve- se refletir sobre o que essa empresa específica, esse negócio, ou essa área estão procurando e então, verificar na trajetória profissional o que você tem de melhor para oferecer a esse futuro empregador. Pense que o seu currículo é uma peça de marketing. Quanto mais direcionado for para o seu público alvo, quanto mais você conhecer a área em questão, maiores serão as suas chances de se interessarem pelo que você sabe fazer e aumentam as chances de ser chamado para uma entrevista.

Além do processo de elaboração do currículo ajudar no seu autoconhecimento, uma boa pesquisa de mercado, e a colaboração de pessoas próximas que conheçam um pouco da sua vida profissional, contribuirão para evitar os auto-enganos. Essas pessoas serão úteis para analisar o conteúdo. Certifique-se de que elas entenderam o que você escreveu e seja crítico com você mesmo. Releia várias vezes o seu texto, se possível, depois de alguns dias da elaboração. Isso é fundamental para uma melhor percepção do que está querendo dizer.

Ter um bom currículo pode ser a diferença entre escolher um novo emprego ou ser escolhido. Mãos à obra.

Um abraço,
Adriana Gomes

2 comentários em “CURRÍCULO: QUEM É VOCÊ?”

  1. Gostei muito do texto Adriana, mas é necessário uma revisão da vida pessoal e profissional pra que encontremos todas essas respostas! Em breve estarei com a “lição de casa” pronta…..rsrsrs.
    Abraço.

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