FAZER CERTO NA PRIMEIRA VEZ

...Edson Lobo

Parece brincadeira, mas muitas pessoas sentem dificuldade para entender o real significado da frase “Fazer certo na primeira vez”.
Tive contato com ela há mais de dez anos quando, trabalhando numa multinacional americana, surgiu um programa de qualidade baseado no Quality Institute, de Philip Crosby, Estados Unidos. Foi uma correria danada para fazer a empresa inteira aprender o significado de qualidade. Mais de 5.000 funcionários em hotéis, salões e salas de reuniões, executivos percorrendo o Brasil com a nova doutrina da qualidade.
O que restou disso em minha mente é que de tudo o que já aprendemos na vida, uma única frase nos faz pensar como tamanha simplicidade se torna uma grande dificuldade no dia-a-dia: fazer certo na primeira vez.
É difícil passar este conceito, mostrar a todos que se pode, sim, chegar à perfeição, bastando para isso ter a devida atenção antes de qualquer coisa. Uma empresa pode ter um planejamento perfeito e na hora de colocá-lo em prática aparecerem as falhas de execução. Dai alguém diz: “Mas estava tudo tão certo…”
Vejo que as pessoas no Brasil não se preocupam nem ao menos com tentativas para alcançar a perfeição naquilo que fazem. Milhões de pessoas fazem as coisas simplesmente por fazer. Para tirar uma simples foto, por exemplo, algumas pessoas miram e pronto! Não se importam em parar dois segundos para checar se a máquina está com filme, se está no foco, se a imagem é a desejada. Um restaurante, por exemplo, não tem suas instalações checadas todos os dias por seus proprietários para avaliar a necessidade de retocar a pintura, de substituir pratos, de limpar vidros. Os profissionais de uma empresa não param uma vez por semana para discutir uma pauta de assuntos paralelos à empresa como, por exemplo, uma melhoria no fluxo do trabalho, do estoque e das requisições. Enfim, aproveitando um momento sem a pressão pela urgência do trabalho, poderiam contribuir para melhorar determinadas situações.
Com isso acertado, passa a valer a melhoria na qualidade. Portanto, é possível fazer certo na primeira vez.
A cada dia que passa, vou constatando que interessa muito mais às pessoas ter uma mesa, uma remuneração (ainda que péssima), cumprir o mais rápido possível as tarefas (ainda que chatíssimas) e ter o horário de almoço livre para não fazer nada (ou fofocas). Conheci pouquíssimos funcionários que saiam desta rotina e procuravam fazer cursos no horário de almoço.
De qualquer forma, feliz ou infeliz no trabalho, podemos sempre procurar melhorar a nossa qualidade profissional e de vida, pois tanto no trabalho como na vida pessoal, a qualidade pode, e deve, ser o nosso guia.
Fazer certo na primeira vez é a garantia dos excelentes resultados que passaremos a colher, no trabalho, em casa e com os amigos.
Sugiro a todos uma reflexão sobre o que faz todos os dias, na rotina, no trabalho, em casa, utilizando um pensamento isento, sem pressão social ou de auto-imagem. Veja o que você pode melhorar na sua vida para criar um novo caminho, onde vigora que fazer certo na primeira vez será uma grande conquista para obter a tão almejada qualidade de vida


 
Edson Lobo é jornalista com especialização em Administração de Marketing. Trabalhou durante 12 anos em diversas publicações da Editora Abril e dirigiu a área de Comunicações e Assessoria de Imprensa de empresas como Shell, Dow, Johnson & Johnson, Banco BCN e Fininvest, onde foi Diretor de Comunicação Corporativa e também Ombudsman.
Tem larga experiência em Varejo e Código de Defesa do Consumidor.
edson_lobo@hotmail.com


1 comentário em “FAZER CERTO NA PRIMEIRA VEZ”

Deixe um comentário