10 dicas para negociar aumento salarial, evitando saia justa.


Confira 10 dicas dadas de Adriana Gomes – Diretora do Site Vida & Carreira sobre como abordar o chefe e sair com um salário mais gordinho no fim do mês, sem passar por uma saia-justa.
01. Avalie a sua situação na empresa: o funcionário precisa avaliar se está conseguindo desempenhar bem as funções dentro do que é esperado pela empresa. Mais do que nunca, as empresas contratam as pessoas com uma missão bem clara. É preciso se apropriar dessa mensagem e fazer a caminhada dentro da empresa
 02. Atenção ao momento econômico: não se pode descolar o negócio [empresa] da economia. O que vai ser de 2012? A minha empresa está inserida em qual contexto de mercado? Qual impacto nós vamos sofrer. As chances de você conseguir aumento se a economia estiver ruim vão diminuir bastante, já que a instituição vai querer apertar o cinto em tempo de vacas magras. Por isso, preste atenção no mercado em que você trabalha e perceba qual é o melhor momento para uma nova remuneração.
 03. Fique atento às mudanças na empresa : o momento em que a instituição vive também é um fator importante. Se a empresa está fechando novos contratos, chamando novas pessoas e você está trabalhando mais, vale a pena pedir o aumento.
 04. Cumplicidade com a chefia: crie uma relação de cumplicidade com o chefe, relatando passos do trabalho, possíveis complicações e acertos. Muitas demissões ocorrem porque o empregado não relata o processo das atividades ao superior, contentando-se apenas em comunicá-lo, no final, que o objetivo foi alcançado. Quem faz isso e erra, é julgado apenas pelo erro. Aprenda a se comunicar hoje com o seu superior e garanta um aumento lá na frente.
 05. Um bom diálogo: a cautela é o melhor caminho. Ao falar com o superior, primeiro o funcionário deve discutir os resultados, dizer como se percebe e pedir ao chefe um feedback. Vale ressaltar as últimas realizações e até lembrar quando foi a última vez que você teve um aumento (se teve). Por último, não se deve pedir um maior salário, mas sugerir que você tem feito para merecer. Uma boa frase para se dizer é: “Eu gostaria que fosse analisada essa questão, que você pensasse e que a gente voltasse a conversar sobre isso”.
 06. Comparativos: não é bom se comparar a outros colegas e tampouco tentar equivaler suas funções na empresa em outros segmentos do mercado. Procure deixar o foco no seu trabalho e nas suas qualidades para exercê-lo. Por isso, não tente usar esse tipo de argumentação, pois não vai funcionar.
 07. Blefar: Sabe aquela tática de dizer que você recebeu “uma proposta de trabalho que remunera mais”? É uma estratégia arriscada. “Dependendo do momento e do feedback da pessoa, ela corre o risco de ouvir o chefe dizer um ‘então, vai’”. Daí você fica sem emprego e sem dinheiro. Blefar é para o jogo, não para sua carreira!
 08. A última impressão é a que fica: Uma oportunidade de pedir aumento sempre pode ser após um resultado muito positivo, um projeto bem avaliado ou atividade bem-sucedida. Para o gestor, às vezes, o que fica na lembrança é o último fato, então nada melhor do que lhe refrescar a memória ao contar o que você fez de bom.
 09. Bom humor: Se a relação com o superior for legal, reveja as dicas e chame-o para uma reunião particular. Entretanto, se o chefe for daqueles que pega no seu pé, reclama de tudo o que você faz e jamais o elogia, será preciso ter um pouco de paciência. Avalie como está o humor do gestor no dia em que você pretende fazer a abordagem. Agora, se ele nem olhar pra você durante a jornada de trabalho espere mais um pouquinho. É melhor aguardar uns dias do que perder a oportunidade.
 10. Mostre segurança e satisfação com o empregoo chefe vai interpretar o pedido de aumento como uma insatisfação do empregado. Para contornar, convença-o do contrário. É importante falar que gosta da empresa, que se sente muito à vontade e que, justamente por isso, pleiteia uma melhor remuneração para continuar trabalhando e contribuindo. Assim, você mostra que sua intenção é ficar na empresa e aprender mais – por isso, o aumento vai ser bem aproveitado.

3 comentários em “10 dicas para negociar aumento salarial, evitando saia justa.”

Deixe um comentário