Especialistas listam tendências no RH para 2024

Fonte: PiaR Group

Imagem: gerada por IA Bing

Falar do futuro é sempre desafiador, mas podemos afirmar que o meio organizacional segue passando por mudanças importantes que foram consequência de avanços tecnológicos e sociais. Novas ferramentas e gerações alteraram a forma de pensar e lidar com o dia a dia dentro das companhias e segue contribuindo com a reinvenção de dinâmicas internas.

A área de Recursos Humanos especificamente está se tornando cada vez mais estratégica e é considerada um pilar importante nos negócios. Afinal, são as pessoas que fazem a engrenagem girar, criando novas soluções, aumentando o contato com clientes, entre outros pontos importantes e que necessitam de engajamento. 

Analisando esse cenário, especialistas listaram três tendências no RH para o próximo ano. Confira.

Gamificação 

De acordo com levantamento da Qranio, uma plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que utiliza a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais a todo momento, 89% dos funcionários se sentiriam mais engajados em treinamentos se houvessem elementos de games envolvidos. O fundador da plataforma, Samir Iásbeck, afirma que a estratégia é muito positiva por incentivar a participação ativa e o alcance de metas, ao mesmo tempo transformando a aprendizagem e o trabalho em experiências mais divertidas, leves e atrativas. 

Reskilling

Atualmente, os principais objetivos das companhias são permanecer relevantes e competitivas. E o RH tem sido um aliado fundamental nessa jornada, pois, para que elas tenham sucesso e se desenvolvam, necessitam de profissionais qualificados e engajados. “Nesse sentido, as ações voltadas para as pautas de educação corporativa e reskilling se tornaram muito importantes, pois há, mais do que nunca, a necessidade de preparar as equipes para lidar com a transformação digital e possível substituição de empregos pelo avanço da inteligência artificial. Esse cenário exige que as organizações se movimentem para requalificar os profissionais e oferecer todas as ferramentas e recursos necessários para isso”, analisa Mateus Magno, CEO da Sambatech, líder em desenvolvimento de ecossistemas que geram transformação, inovação e crescimento por meio do método simples.

Automação no recrutamento

A atividade que envolve o recrutamento e seleção é uma das mais desgastantes da área de RH. Ricardo Tannus, Co-Founder da Catena, startup que aplica Growth Hacking ao recrutamento, acelerada pelo InovAtiva no seu Ciclo de Aceleração 2023.2, afirma que, para otimizar esse processo, a utilização da inteligência artificial tem sido uma grande aliada, fazendo com que o trabalho de recrutar e selecionar candidatos seja mais assertivo. “O benefício não é sentido somente na agilidade do processo, mas também na assertividade dos perfis selecionados”, pontua.

Deixe um comentário