Por Roberta De Lucca
Conheça as soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho e entenda a importância de as desenvolver
O universo corporativo vem exigindo cada vez mais as competências socioemocionais – as famosas soft skills – e isso se comprova nos resultados de uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half. O estudo ouviu 300 executivos brasileiros e 41% assumem ter feito alguma contratação equivocada nos últimos 12 meses. Para 68% o que mais contribui para as falhas no recrutamento é concentrar-se nas habilidades técnicas, em detrimento das comportamentais. Ou seja: o profissional que busca boa colocação e estabilidade em uma empresa precisa cultivar soft skills.
“Boa comunicação, flexibilidade, gerenciamento de tempo, liderança e persuasão são alguns exemplos dessas habilidades que estão em alta e que fazem contrapartida com as hard skills, ou seja, capacitações técnicas mais concretas como ter domínio avançado do Excel, proficiência em um idioma ou saber fazer edição de imagens”, explica Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM. Ela comenta que a pesquisa da Robert Half detectou as 5 competências socioemocionais mais valorizadas no mercado e, abaixo, detalha cada uma. Além dessas, a partir do item 6 Adriana também destrincha outras habilidades importantes que todo profissional deveria ter.
Confira soft skills que todo profissional precisa na atualidade:
1. Comunicação
É fundamental ter habilidade de se expressar de maneira objetiva, segura e confiante, seja na comunicação verbal ou escrita. Quem fala bem, com clareza e sem deixar dúvidas é compreendido e recebe o que foi solicitado. Quando o assunto é texto, um e-mail ou comunicado com frases mal redigidas, com pontuação errada, como a falta de vírgulas ou de interrogações, pode ocasionar problemas de entendimento e, consequentemente, de resultado. Sem falar na imagem, no caso da apresentação de projetos que contenham erros de português ou não sejam claros.
2. Adaptabilidade
Atualmente, as mudanças de processos são muito dinâmicas e quem reclama menos e se adapta com facilidade é bem visto. Diante dessa nova realidade, quanto mais rápido o profissional se adequa, melhor para todos. E como ninguém sabe tudo, ter humildade para perguntar o que não domina e aprender com os outros, especialmente os mais jovens, faz parte do processo de mudança. O importante é não se colocar em uma posição reativa de ser do contra porque as coisas não são como de costume.
3. Flexibilidade
Essa competência é irmã da adaptabilidade. Para se adaptar é necessário interesse para entender a mudança. Muitas vezes isso implica em ser flexível com horários, estar aberto para questionar a maneira como os processos vinham sendo feitos e se dá para ser de outro jeito, saber ouvir o que os outros têm a dizer sobre uma nova maneira de executar uma tarefa e deixar de lado a rigidez. Afinal, tudo se transforma constantemente.
4. Perfil analítico ou visão estratégica
As ações de uma empresa se alinham com os movimentos do mercado, da economia e de outros fatores inerentes ao tipo de negócio. Portanto, a liderança não pode se fixar em um método engessado. Tem de entender o cenário, observar o que está acontecendo no segmento da empresa, na cidade em que está instalada, no país e no mundo e sair fora da caixa para ter visão mais ampla e pensar no planejamento necessário. Um exemplo é a alta dos lançamentos de imóveis com cerca de 40m² em São Paulo depois do isolamento social, porque se mostraram ótima solução para quem trabalha em esquema cidade-casa de campo ou praia.
5. Senso de dono
O profissional engajado e que conhece os valores e objetivos da empresa percebe rápido o que não vai bem nos processos internos e propõe sugestões em benefício da coletividade. Na busca pela resolução do problema, ele conversa com as pessoas do grupo para ouvir opiniões e sugestões para chegar às proposições de melhoria. Esse comportamento é típico das pessoas de visão.
6. Gerenciamento do tempo
Bons gestores têm capacidade de administrar seu tempo mesmo com muitas demandas, porque são organizados e estabelecem prioridades. Sabem dizer “agora não posso” quando necessário e mudam o foco rapidamente quando têm de tratar de urgências. Gerenciam bem seus compromissos e respeitam o tempo dos outros, cuidando para não atrasar reuniões e para dar feedbacks no tempo necessário. Também sabem o momento de ficar offline para fazer o que precisam sem interrupções.
7. Liderança
Aquele chefe que todo mundo elogia e com quem gosta de trabalhar é um profissional dotado de uma ampla visão humanista. Não apenas no sentido do autoconhecimento, que permite que ele perceba como age e reage diante das pessoas e de todo o tipo de situação, mas que também se dedica a observar e conhecer cada membro da sua equipe para saber como tirar o melhor proveito das competências dos seus colaboradores. Além disso, reconhece um bom trabalho e dá retorno.
8. Persuasão
Essa competência é um subsistema da comunicação e está relacionada com a capacidade de influenciar as pessoas com bons argumentos. Para isso, é preciso ter bom embasamento e apresentar fundamentações capazes de convencer os outros do seu ponto de vista. Quem é bom de persuasão geralmente possui boa visão analítica e fala bem.
9. Trabalho em equipe
Uma boa liderança lida com naturalidade diante da diversidade de tudo: de pensamento, de ideias, de conceitos e de pessoas, por exemplo. São gestores que exercitam a escuta ativa, que têm paciência e sensibilidade para entender e aceitar que às vezes alguém da equipe está num dia ruim e que nem todos fazem as coisas da maneira que ele acha certo, mas que cumprem com as entregas e, no fim das contas, é isso que importa.
10. Gestão de conflito
O gerenciamento de conflitos pede um gestor perspicaz, que percebe quando algo não vai bem na equipe ou com um colaborador específico, ou quando alguma mudança nos processos da empresa causa tensão entre os funcionários, por exemplo. Para administrar isso, um dos elementos é se valer da inteligência emocional (reconhecer seus sentimentos e emoções para poder reconhecer no outro suas emoções e competências e poder gerir melhor), da empatia, da escuta, do senso de justiça, da comunicação assertiva e da habilidade de negociação, entre outros aspectos.