Por Roberta De Lucca para a #Trendings
com a colaboração de Adriana Gomes
Confira uma lista de livros, documentários, séries e aplicativos para melhorar o seu conhecimento sobre si próprio e sobre o mundo
Não é exagero dizer que hoje o mercado pede profissionais que tenham uma bagagem de conteúdo que vá além do conhecimento técnico necessário para o desempenho de suas funções. Saber além da sua área, especialmente no que se refere aos relacionamentos interpessoais, conta muitos pontos na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Conversamos com alguns professores da ESPM para saber que conhecimentos eles consideram importantes para aumentar as soft skills de um profissional. Confira as sugestões.
1. As Sete Leis Espirituais do Sucesso, de Deepak Chopra
“É um livro que todos deveriam ler, porque abre a mente para você pensar positivo e reconhecer as coisas boas que possui. O texto convida a refletir sobre a estrada que você trilhou até agora e a importância de a todo instante transmitir energia positiva para quem convive com você, buscando uma vida melhor para todos“, Betty Wainstock, professora de Liderança e Inteligência Emocional nos cursos de MBA em Estratégias e Ciências do Consumo e MBA em Marketing Estratégico.
2. Em Busca dos Jardins de Nossas Mães: Prosa Mulherista, de Alice Walker
“O livro de Alice Walker traz referências de mulheres negras brilhantes e criativas, mostrando um protagonismo constantemente apagado pelas referências eurocêntricas na literatura“, Monica Lopes, professora convidada do curso Design e Inovação em Serviços da Saúde e consultora de projetos do Instituto Tellus, de São Paulo.
3. Eu, Robô, de Isaac Asimov
“Em qualquer tema, para inovar é preciso buscar conhecimento fora das disciplinas tradicionais. A literatura traz inspirações fantásticas. No livro Eu, Robô, por exemplo, estão enumeradas as três leis da robótica idealizadas por Isaac Asimov. Todos que lidam com Direito Digital um dia vão esbarrar com elas”, Patrícia Peck Pinheiro, professora da graduação em Direito.
4. Ghost Rider – A Estrada da Cura, Neil Peart
“O livro é uma lição sobre resiliência e a forma como lidamos com frustrações muito severas. No caso, a mais severa de todas: a morte trágica da própria filha. Outro aspecto importante é a utilização da escrita pelo autor como parte do “tratamento”, que pode servir para auxiliar no processo terapêutico e na organização do pensamento em momento difíceis. A obra também indica como lidar com a solidão e como ela pode ser bem utilizada para fortalecer a nossa capacidade diante das dificuldades“, Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade em Porto Alegre.
5. Headspace
“Nós, seres humanos, estamos muito agitados sob várias perspectivas e, para mim, é importante o indivíduo trabalhar o Ser, o seu Eu. Recomendo fortemente qualquer literatura ou aplicativo que fale sobre a prática da meditação. Meditação é muito importante, porque é o momento que você reserva para si, para se conhecer. Quem não se conhece e não trabalha o autoconhecimento, não adianta nada. Meditação é importantíssimo para qualquer pessoa, qualquer profissional ou estudante. Eu, particularmente, uso o aplicativo Headspace e recomendo”, Marcelo Guedes, coordenador do curso de Administração no Rio de Janeiro.
6. Lemon Tree (2008)
“É um lindo filme sobre a história de uma mulher palestina que tem como novo vizinho o ministro da Defesa de Israel. A Força de Segurança do país quer cortar os limoeiros do quintal da protagonista, alegando que as árvores poderiam causar um problema de segurança. É um filme de arte que mostra o conflito a partir da subjetividade das relações humanas e da assimetria do poder”, Ana Regina Falkembach Simão, coordenadora do curso de Relações Internacionais em Porto Alegre.
7. Minimalismo, Já (2021)
“Esse documentário do diretor Matt D’Avella, em exibição no Netflix, trata de um amalgamado entre passado, presente e futuro. Nos leva a questionar o que estamos fazendo aqui, o que não deveríamos fazer com o planeta e o que deveríamos fazer como seres humanos. Tem algumas lições muito legais, que todo mundo deveria ver, porque são aprendizados relevantes para chegarmos às transformações que a gente quer”, Martha Terenzzo, professora de Contexto Criativo e Cultura Pop, Storytelling, Branded Content, Content Marketing, Branded Entertainment e Novas Plataformas de Comunicação.
8. O Ego é Seu Inimigo: Como Dominar Seu Pior Adversário, de Ryan Holiday
“Recomendo esse livro porque ele ajuda a demonstrar como nos apegamos ao nosso Ego e como isso pode ser prejudicial às nossas vidas e carreiras, além de nos guiar para sermos menos egocêntricos”, Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito.
9. O Programador Apaixonado, de Chad Fowler
“O livro apresenta as estratégias para a construção de uma carreira notável em desenvolvimento de software. Demonstra que não há um estágio inicial, mas sim a existência de um mundo a explorar durante a jornada profissional e sempre com a liberdade das escolhas dos caminhos. Ao longo da leitura são apresentados modos de estudo, orientações de gestão de carreira, guias de organização pessoal e profissional de forma clara e com exemplos reais. É uma obra simplesmente atemporal!”, Flávio Azevedo, coordenador do curso de Sistemas de Informação.
10. The Office (2005 – 2013)
“Gosto muito dessa série com Steve Carell no papel de um líder de equipe, porque cada capítulo mostra como não ser um gerente. O personagem é o chefe mais politicamente incorreto do mundo e quem assiste aprende, rindo, o que não fazer no ambiente de trabalho”, Adriana Gomes, coordenadora Nacional da Área de Carreira e Mercado.