Por Carolina Ferraz para #Trendings.com.br
com a colaboração de Adriana Gomes
Diretor de gestão do Grupo Malwee, diretor comercial do Grupo Hope e a coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM deram dicas sobre o tema durante ‘Fashion Digital Day’, realizado pela ESPM
Todo profissional estabelece metas quando entra no mercado de trabalho e a moda não fica fora disso. Durante a terceira edição do evento ‘Fashion Digital Day’, realizado de forma online pela ESPM, Adriana Gomes, coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM, Carlos Eduardo Maia, diretor de gestão do Grupo Malwee, e Elton Deretti, diretor comercial do Grupo Hope, falaram sobre esse assunto e deram algumas dicas sobre como gerir uma carreira no mercado da moda.
Carreira
Os profissionais da área explicam que a carreira precisa ser construída a partir de metas individuais. As empresas podem contribuir para que esses objetivos sejam realizados de alguma forma. No entanto, o plano de carreira é algo pessoal e deve ser pensado, conforme as expectativas de cada um. “Carreira é você trilhar uma jornada”, afirma Deretti. “O sucesso é relativo, ele varia de pessoa para pessoa. Você precisa definir o que você quer. A partir disso, você começa a construir a sua carreira”, completa.
Maia também reforça que o autoconhecimento é muito importante nesse processo. “Você precisa ter convicção de qual é o seu objetivo profissional”, menciona. Por outro lado, Adriana relembra que essa construção é marcada por fases e prioridades que podem mudar com o passar do tempo. “As pessoas têm pressa de chegar ‘lá’, seja ‘lá’ onde for. Mas não dá para pular etapas”, diz. “Os objetivos vão mudando, porque a gente também muda em relação ao trabalho”, adiciona.
Mercado
De acordo com os especialistas, o mercado de moda é dinâmico e repleto de oportunidades. “O mundo da moda tem administrativo, financeiro, RH, tem toda a construção de marca, de estilo e de produção”, explica Maia. “O dinamismo dela existe, porque a gente lida com toda a população e com o gosto individual de cada consumidor. A potencialidade dela é enorme, ela não é estática”, reflete o diretor de Gestão do Grupo Malwee. “É uma indústria como outra qualquer e, como bussiness tem todas as outras áreas de negócios”, acrescenta Gomes. “A moda é um mundo de muita criatividade e de muita inspiração. Tem uma questão de tendência e de glamour, eu diria. No entanto, por outro lado, também é um mundo cada vez mais profissional”, descreve Deretti.
Competências
Na opinião dos profissionais, quem trabalha com moda precisa ter, principalmente, curiosidade e comprometimento. Se manter atualizado, fazer networking, e compartilhar ideias e conteúdos com os colegas da área também é essencial. “A sua reputação vem do que outro diz sobre você”, afirma a coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM. Para os especialistas, nesse processo de construção de carreira, os aprendizados são contínuos e os feedbacks são fundamentais para o exercício de autoconhecimento. “Trabalhar em equipe não é uma habilidade, é uma estratégia”, menciona Deretti. “Não tome o feedback como uma ofensa ou uma agressão e ignore aquilo. Se a pessoa está te dando uma orientação para te ajudar a evoluir, ela está cuidando de você. E se ela está fazendo isso, é porque ela gosta de você e confia no seu potencial. Absorva isso de coração aberto”, aconselha o diretor comercial do Grupo Hope. “Julgar não é o problema. O problema é o que você faz com o julgamento”, completa Maia.
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