Por Patrícia Rodrigues com a colaboração de Adriana Gomes
para a #TMJ (www.tmjuntos.com.br)
Pessoas tímidas podem ter dificuldades na vida profissional, mas trabalho também pode ser a válvula de escape
Vergonha de se expor, dificuldade de se apresentar e de interagir com outras pessoas. Essas são as principais características da timidez, condição que pode te atrapalhar na conquista e manutenção de um emprego e também no seu crescimento profissional. Para te ajudar a lidar com esse sentimento, consultamos Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM. Confira a seguir algumas dicas da especialista para lidar com a timidez:
1. Reconheça essa condição
Reconhecer essa característica é um dos passos para se empenhar na solução desse “incômodo”.
2. Não deixe a timidez te dominar
Não use a timidez como uma muleta para não fazer suas atividades: superar esses entraves denotará amadurecimento pessoal e profissional.
3. Use as dificuldades como estimulo
As pessoas vão testar seus limites: pode ser o impulso necessário para a superação.
4. Fuja do rótulo de tímido
Será preciso também lidar com o rótulo “tímido” — e o possível para eliminá-lo: muitas vezes, você poderá ser descartado de algum projeto porque a equipe já tem certeza de que será “um inferno” para você.
5. O trabalho é o local ideal para superar a timidez
O trabalho pode e deve ser uma fonte de relacionamento — e menos sofrida, pois você pode mostrar suas habilidades e conhecimentos em outras atividades que não exijam intimidade com os colegas.
6. Cursos podem ajudar
Existem cursos de oratória que abordam a dificuldade de expressão em público, e outros que trabalham aspectos corporais, a respiração e a criatividade.