Adriana Gomes
Com suporte da Signium
Especialistas em Gestão de Negócios e de Pessoas reconhecem que a crise de emprego vivida no Brasil, combinada ao cenário global – cada vez mais pautado no aumento de produtividade, revisão de estruturas e novos modelos nas relações de trabalho, trazem pontos importantes de reflexão.
As mudanças estão atualmente no campo da transformação. Ainda que economia e movimentos sociais tenham ciclos, alguns movimentos estão trazendo alterações mais profundas e definitivas.
O chamado mundo disruptivo, o avanço tecnológico, a disposição dos jovens para empreender, tudo isso sinaliza que o trabalho vai se manter como atividade importante, mas em formatos menos rígidos ou tradicionais.
Segundo um dos diretores da consultoria Signium, Fábio Padovani, algumas posições já movimentam contratações, em setores como Varejo, Indústria, Agronegócio e Educação, mas o estoque de profissionais altamente capacitados disponíveis ainda é muito alto. Entretanto a, ainda baixa oferta de empregos, convida as pessoas a pensarem em atuar por conta própria, empreender, ser seu próprio patrão.
Atuar nesse cenário talvez seja mais fácil para os jovens, que já encaram a vida profissional de outra forma, bem diferente do que encarava seus pais, por exemplo. Para muitos, empreender significava não ser aceito nos modelos convencionais de trabalho.
Mas, mesmo assim, exige ajuste de perfil e o desenvolvimento de competências que prepare essas pessoas para atuarem em carreira solo. Algumas dicas oferecidas pela consultoria Signium, das quais eu compartilho, são :
-
- Mantenha-se atualizado e sintonizado com as tendências, tecnologias e ferramentas na sua área de atuação. Estudar será rotina para quem quer manter-se valorizado e em condições de competir;
-
- O atual cenário exige ainda mais resiliência frente às adversidades;
-
- Desenvolver habilidades como: lidar com pessoas, ter boa gestão do seu tempo e do seu dinheiro;
-
- Não ter medo de desafios;
-
- Trabalhar com algo que realmente seja prazeroso e não uma obrigação somente;
-
- Para os profissionais mais sêniores que seguirem nessa linha, talvez a nova realidade signifique trabalhar em projetos temporários e não mais empregos fixos; conseguir trabalhar com menos recursos – dificilmente o futuro próximo será de organizações com equipes enormes e orçamento folgado;
-
- Aprender a lidar com flexibilidade de horário e home office;
-
- Nem todo mundo tem disciplina para trabalhar dessa forma e isso será cada vez mais comum;
-
- Construa uma boa rede de relacionamentos – na sua área o que representa ter uma boa grade de fornecedores, testar alguns e saber com quem pode contar.
- Se for empreender, prepare-se antes – ser bom profissional em um segmento é diferente de ser empresário. Não se jogue no escuro – o Sebrae tem bons cursos, para profissionais de níveis mais elevados o ideal é investir em mentoring por um tempo.
Confira abaixo o Podcast da Coluna Carreira em FOCO com Adriana Gomes da Rádio Bandeirantes.
MAIS INFORMAÇÕES
www.vidaecarreira.com.br
www.siginium.com.br
1 comentário em “CARREIRA E TRABALHO – DESAFIOS NO MUNDO QUE SE TRANSFORMA PERMANENTEMENTE”