Na semana passada, aqui na nossa coluna, Carreira em Foco por Adriana Gomes na Rádio Bandeirantes 90.9 FM, mencionei sobre o apoio e mentoria para jovens que queiram fazer sua graduação no exterior com apoio da Fundação Estudar. Nesta semana a boa notícia continua, para o Programa Líderes Estudar 2018, que oferece bolsas e todo o suporte necessário para que jovens promissores acelerem seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Nesta semana conversei com o Coordenador de de Seleção da Fundação, Leonardo Gomes. Segundo ele “o propósito é selecionar os jovens mais brilhantes do país para integrar essa rede. Cada um dos bolsistas recebe todo o suporte necessário para alavancar a carreira e, acima de tudo, transformar o país e deixar um legado para as futuras gerações.
Podem se candidatar jovens de 16 a 34 anos, matriculados, em processo de aceitação ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa:
- graduação completa no Brasil
- intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior
- graduação completa no exterior
- pós-graduação no exterior.
Mais do que o apoio financeiro, o principal benefício para os selecionados é fazer parte da Comunidade de Líderes Estudar – rede de talentos da organização que tem como missão contribuir para grandes transformações no Brasil em diferentes setores.
- Empreendedorismo
- Executiva
- Gestão Pública
- Ciências e tecnologia
Conta com mais de 600 Líderes que, em comum, possuem excelência acadêmica e profissional, alto potencial intelectual, padrão ético e valores como execução e protagonismo.
Os bolsistas têm acesso à mentoria encontros de networking com grandes líderes, além de participar de diversos programas de desenvolvimento pessoal e profissional oferecidos pela instituição.
Os critérios de avaliação são baseados em mérito, observados pela organização por meio de excelência acadêmica e profissional, alto potencial intelectual, competências como liderança, empreendedorismo, pro atividade, criatividade, ética e gosto por desafios.
ETAPAS DE SELEÇÃO
O processo de seleção é composto por sete etapas, consecutivas e eliminatórias
As quatro primeiras etapas são realizadas via internet e as últimas três são presenciais
Serão avaliados nos testes:
Capacidade analítica, Inteligência fluida e espacial, quantitativa, linguística e problemas quantitativos.
A instituição também leva em conta, durante o processo seletivo, o nível de comprometimento do candidato com o Brasil.
No ano passado houve recorde de candidaturas, foram 87.000 candidatos!
Este ano a Fundação espera cerca de 30.000 inscrições e serão oferecidas em torno de 30 bolsas.
Os interessados devem fazer a inscrição, até o dia 26 de março, pelo site https://lideres.estudar.org.br.
O processo seletivo acontecerá no primeiro semestre de 2018