A escolha pela mudança de carreira é mais comum do que se imagina. Veja quais são as principais razões
Mudar de carreira – desde a tomada da decisão, que representa um passo grande e envolve arrisco, até encontrar uma nova carreira – é uma escolha muito importante na vida de qualquer profissional.
Por isso, para ter sucesso na mudança é preciso planejamento e amadurecimento, para não colocar os pés pelas mãos.
Mas, afinal, por que os profissionais decidem mudar de carreira? O que acontece com essas pessoas para que elas estejam bem até um certo momento e, depois, se sintam imensamente insatisfeitas com suas carreiras?
Aqui estão algumas das razões que motivam a mudança de carreira dos profissionais, e que pode ser justamente o que está acontecendo com você nesse momento.
#1. Uma carreira errada desde o início
Muitas pessoas são empurradas para uma carreira, por falta de autoconhecimento, falta de conhecimento do mercado e não tem muita noção do impacto da escolha que estão fazendo na época do vestibular.
Em alguns casos, o pai convence o filho a entrar em uma carreira ou a pessoa é influenciada por algum membro da família e faz a opção de carreira errada.
Em outros casos, por necessidade econômica e outras forças, uma pessoa acaba seguindo uma determinada carreira profissional para conseguir “ganhar a vida”.
De qualquer maneira, a pessoa logo percebe que não se sente realizada com o trabalho, que não é a pessoa certa para essa carreira e começa a procurar uma nova oportunidade.
#2. O trabalho se torna chato
Outros profissionais começam em uma carreira que gostam e se sentem felizes, mas, ao longo do tempo, na medida em que amadurecem na carreira, percebem que o trabalho que faziam já não lhes interessa mais e por isso, saem em busca de novos desafios de carreira.
Nesses casos, às vezes é um interesse exterior – seja um trabalho voluntário ou um hobby – que faz a pessoa perceber que o que ela realmente quer fazer é totalmente diferente de sua carreira atual.
#3. Perda de sentido com o que faz
Talvez a razão mais importante para mudar de carreira seja a perda de sentido quando as pessoas precisam se arrastar para o trabalho todos os dias, vivendo apenas para o final de semana.
Nesses casos, a tensão pode acabar afetando outras fatores, como a saúde física, mental e o bem-estar. Dessa maneira, a mudança de carreira se torna uma necessidade não apenas uma opção.
#4. Mudanças tecnológicas
Muitas vezes, carreiras e funções inteiras acabam desaparecendo ou se transformam em algo totalmente novo com os avanços e mudanças tecnológicas, obrigando, muitas vezes, os profissionais a considerarem a mudança de carreira.
Quando isso acontece, é importante decidir se você vai mudar acompanhando o avanço tecnológico ou se você vai fazer a mudança em outra direção.
#5. Mudanças pessoais
Algumas pessoas mudam de carreira por conta de um grande evento em sua vida – como se casar ou ter um filho – porque precisam de renda adicional, segurança, maior estabilidade ou mesmo mais tempo livre.
Nesses casos é importante – independentemente da sua situação pessoal – mudar para um campo em que você tenha interesse pessoal e não se deixar levar apenas pelas razões financeiras.
#6. Mudança de propósito
Existem também por outro lado, algumas pessoas que mudam de carreira porque querem fazer algo significativo em suas vidas e suas carreiras atuais não oferecem esse desafio e oportunidade.
Assim, uma mudança muito comum é o empreendedorismo. Neste caso os profissionais estruturam um negócio e trabalham em uma ideia em que acreditam.
O que você precisa saber sobre a mudança de carreira
Independentemente de quais sejam os motivos pelos quais você esteja mudando: finanças, cansaço, saúde, mudanças pessoais ou qualquer outro motivo, você não pode dar um passo no escuro. Planejar é fundamental.
Prezada Adriana,
sou advogado e venho tentando ser bem sucedido na carreira já faz algum tempo. Passei na minha época de faculdade por vários escritórios de advocacia conhecidos nacionalmente e com o aprendizado que obtive tento aplicar no dia a dia. Gosto muito do que faço, no entanto, a profissão exige clientes que não é nada fácil de conseguir. Tento fazer parcerias com outros escritórios, mas percebo que não “abrem as portas” para a oportunidade, algo que toda vez que posso eu ajudo. Assim, o que devo fazer para captação de clientes, ou até mesmo parceria com outros escritórios.
Desde já agradeço.
Atenciosamente
Fernando