Saber pedir uma promoção ou uma nova oportunidade dentro da empresa é essencial para que o desejo do colaborador não se transforme em um problema no ambiente de trabalho. Segundo o coordenador do curso de especialização em administração para graduados da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Renato Guimarães Ferreira, o funcionário deve se fazer duas perguntas antes de pleitear algo.
“Primeiro, questione: ‘Estou preparado para ser promovido?’. Se sim, avalie: ‘tenho evidencias de que obtive bons resultados na atual função?’” Esses cuidados evitam que o pretendente interrompa ciclos profissionais antes de completá-los – um risco especialmente para os mais jovens, impetuosos e ansiosos por novidades. Do ponto de vista do gestor imediato, Ferreira ressalta a importância de um mapeamento de possibilidades de promoção. “Elas não são infinitas por mais que a pessoa queira ajudar”, diz.
A Coordenadora do núcleo de carreiras da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Adriana Gomes, também lembra: os gestores devem saber abrir mão dos talentos para não prejudicá-los. “É um sofrimento quando o empregado gosta da empresa, mas, por alguma razão, em geral culpa do gestor, ele não consegue evoluir.” Como regra, ela recomenda que o funcionário conte a seu superior suas necessidades de mudança.
Se a cultura da organização não permitir que essa vontade sej
a colocada em negociação claramente, a dica é a discrição: “Busque aliados nas áreas de interesse e peça sugestões, mas tome cuidado para não se queimar com o gestor, o que, dependendo do caso, é impossível.” Se a conversa ocorrer e terminar com uma promessa de promoção,o profissional deve estabelecer um prazo de tolerância, na opinião de Adriana. “Há empresas que falam e nunca cumprem. Se nada ocorrer em seis meses, um ano, talvez seja melhor procurar outro emprego.”
O ESTADO DE SÃO PAULO (SP) • ESPECIAL • 17/11/2013
http://www2.espm.br/fechar-ciclos-e-passo-essencial-antes-das-reivindicacoes