Aprenda a fazer networking

imagesCAJF9NECTodos falam que é preciso cultivar sua rede de relacionamento. Entretanto, como fazer isso da maneira correta sem paracer chato, inconveniente ou inoportuno? O artigo abaixo, publicado no portal Empregos.com.br é um bom começo, mas é preciso ser pró-ativo e valorizar a sua rede de relacionamento, entender que seu melhor ativo profissional são as pessoas que você conhece e que te conhecem também.
Boa leitura,
Um abraço,
Adriana Gomes
Ter uma boa rede de contatos é a melhor maneira de ser visto e lembrado. Mas é preciso bom senso para não “queimar” a imagem profissional.
Networking é uma rede de relacionamento profissional. Um instrumento formal e informal para criar laços entre pessoas com interesses similares e gerar oportunidade de negócio. Segundo consultores de carreira é a maneira mais eficaz de despertar holofotes.
Em diversas ocasiões salva profissionais que estão na berlinda, devido às intempéries do mercado de trabalho. O networking mal construído, entretanto, provoca o efeito contrário. Vira “netburning”. Ou seja, queima a imagem profissional.
Para você fazer certo o Empregos.com.br conversou com Olavo Henrique Furtado, coordenador de pós-graduação e MBA da Trevisan Escola de Negócios, e com a especialista em treinamentos comportamentais Reginah Araújo, autora de “A arte de pagar micos e King Kongs – como viver sem culpa”. Eles dão as dicas.
 1. Não confunda networking com amizade Networking não é apenas uma conversa entre amigos de áreas similares. Isso não quer dizer que amigos não possam fazer negócios junto. O objetivo do networking, contudo, é proporcionar benefícios profissionais e, consequentemente, pessoais.
2. Faça networking em locais diversos. Congressos, palestras, reuniões com clientes não são os únicos lugares para fazer networking. O relacionamento profissional pode ser edificado em uma mesa de bar, parques ou clubes. Esses encontros também trazem resultados.
3. Esteja prevenido. Se o networking pode ser realizado em múltiplos locais, o profissional deve ficar atento às oportunidades. Portanto, esteja preparado para construir relações com pessoas de interesse comum. Quando for ao cinema, teatro, restaurante não deixe de levar o seu cartão de visita.
 4. Mantenha sua rede viva.  Acionar sua rede apenas quando está em apuros não é networking, é “netburning”. Se você age desse modo corre o risco de ficar sem emprego e ninguém ficar sabendo. Por isso, mantenha a brasa acesa. Convide os contatos profissionais para um happy hour, cinema, teatro etc.
5. Diversifique seus relacionamentos. Ir sempre aos mesmos eventos todo o ano vira mesmice. É importante frequentar novos lugares que o forcem a conhecer pessoas. Senão sempre encontrará as mesmas caras. Poderá perder oportunidades de negócio por falta de novos contatos.
 6. Na internet, escolha a rede certa. Siga pessoas que conhece em redes de cunho profissional – Linkedin, por exemplo – ou voltadas ao público de sua área. Você pode adicionar pessoas por indicação. Nesse caso, sinalize o contato. Cuidado com o que é postado em seu perfil. Evite defender causas contrárias à opinião pública. Isso, certamente, vai queimar o seu filme.
Por Rômulo Martins    Fonte:Empregos.com.br
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/noticias/aprendaafazernetworking.shtm&utm_source=EMP_BOL&utm_medium=BOL_CARR&utm_content=BOL_CARR_1_29092010&utm_campaign=BOL_CARR_1_29092010

Deixe um comentário