Desenvolvimento profissional É melhor investir em MBAs ou no prazer dos cursos livres?

Desenvolvimento profissional É melhor investir em MBAs ou no prazer dos cursos livres? O mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais altamente qualificados. Para enfrentar essa competitividade, aumenta o número de pessoas que buscam cursos de pós-graduação, como os MBAs e os de especialização. MBAs: cursos de gestão de negócios MBA (Master in Business Administration) é uma sigla americana que, traduzida para o português, significa Mestre em Administração de Negócios. Esse tipo de curso é voltado para executivos de áreas de gestão de negócios, como Administração, Marketing, Finanças e Recursos Humanos. Os MBAs podem ter vários objetivos, como: aprimoramento e crescimento profissional, mudança de trajetória de carreira, administração de negócios próprios, entre outros. A professora da disciplina “Liderança e Gestão de Pessoas” da grade de pós-graduação da Escola de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, Adriana Gomes, apoia investimentos em cursos de MBA para o progresso de uma carreira profissional, mesmo que seus custos sejam altos. “Com o MBA, a pessoa está sempre atualizada, podendo, assim, ampliar seu desempenho pessoal e profissional. Além disso, o curso é uma ótima oportunidade de networking – contato com pessoas de outras empresas – e troca de conhecimento, podendo até despertar uma decisão de mudança de trajetória de carreira”, explica ela. Quando um profissional resolve fazer um curso de MBA, além de ser importante pesquisar uma instituição reconhecida e com credibilidade no mercado, a questão de decidir o tempo certo para a sua realização também é primordial. “Para fazer um MBA, a pessoa já precisa ter uma experiência profissional, de pelo menos cinco anos, para poder tirar o máximo proveito do curso sem perda de tempo e de dinheiro”, opina Adriana. Adriana também afirma que um bom profissional é aquele que equilibra a teoria e a prática, ou seja, não basta apenas ter um ótimo currículo acadêmico (com cursos de graduação, pós-graduação, extensão e etc), é importante também estar inserido na dinâmica do mercado de sua área de atuação. “O que faz a diferença é ter uma visão global e não só local”, aponta. Em contrapartida, o presidente da Empreenda Consultoria, Cézar Souza, não concorda que os cursos de MBA sejam primordiais na vida profissional de uma pessoa. “Este aumento de oferta encontra-se banalizado e pronto para atender à população interessada em colocar no currículo um curso voltado à área de negócios, como se fosse uma exigência do mercado.
Cursos livres: programas educacionais rápidos Os cursos livres são programas educacionais de curta duração voltados à transmissão de informações específicas sobre diversos assuntos, podendo atender diferentes áreas profissionais. Para Adriana, estes cursos também têm sido muito procurados e são válidos para o conhecimento e aperfeiçoamento profissional. “Fazer um curso é sempre positivo e a escolha dele vai depender do “foco e objetivo profissional no mercado.” Já para César, somente os cursos livres rápidos, além de eventos e seminários, “focados em atender necessidades específicas, possibilitam mudanças e a criação de um networking promissor. Investir em conhecimento não significa apenas fazer cursos, mas ler, pesquisar, selecionar boas fontes na Internet para atualização, trocar ideias com pessoas interessantes e com experiência nos assuntos do seu segmento de atuação.”
Copyright Scriptorio Comunicação, originalmente publicado em https://www.valia.com.br/

2 comentários em “Desenvolvimento profissional É melhor investir em MBAs ou no prazer dos cursos livres?”

    • Tenho lido seu blog já faz uma semana! Como faço pra me inscrever pra receber novidades?
      Res:. Gabriela, você pode se cadastrar no site http://www.vidaecarreira.com.br para receber a newsletter, e também nos acompanhar pelo Twitter @vidaecarreira.com.br. Espero vc lá! Um abraço, Adriana Gomes

      Responder

Deixe um comentário