É impressionante o quanto o medo pode ser paralisante na vida de um profissional, de qualquer idade. Os medos não são apenas do fracasso, como pode se imaginar, mas de ser avaliado, julgado e até de dar certo, por incrível que possa parecer.
Se a proposta, projeto, negócio der certo, para algumas pessoas pode implicar em ter que se posicionar diante de si para lidar com um cenário pouco comum e até desconfortável, que é a exposição. Ser visto.
Estar sob o olhar de outras pessoas pode ser um grande incomodo e não um prazer como muitos imaginam. A torcida interna para não dar certo muitas vezes é maior do que pelo sucesso. É preciso coragem para estar à frente de alguma coisa e principalmente para lidar com as consequencias disso.
Existe uma frase em psicologia que é a tal da “profecia auto-realizadora” quando internamente a pessoa deseja que dê certo ou errado e quando se concretiza na realidade da vida ela diz: ” Eu tinha certeza de isso aconteceria. “Eu disse que isso aconteceria.” “É sempre assim!”
Muitas pessoas, inconscientemente se auto-sabotam para não conseguir aquilo que desejam ou almejam, simplesmente por mêdo de não saber o que fazer ou como lidar com a situação.
Muitas vezes, evitam tais situações ou simplemente abandonam projetos pois a ansiedade as domina e a angústia é tão intensa que se torna insuportável conviver com a situação.
O autoconhecimento é um caminho para evitar essas ciladas. Um processo diário e que pode parcialmente ser realizado através de autoreflexão, mas se torna mais intenso e dinâmico quando praticado com alguém de sua confiança. Um orientador profissional ou um coach, por exemplo.
www.vidaecarreira.com.br
ótimo poster, Parabéns pelo blog! possue um conteudo muito bom, estou sempre aconpanhando. bjs
Parabéns!! Sucesso para vc!…teu site é muito bom, aliás, já estou acompanhando.abraços.
Obrigada Renata. Seu feedback é importante volte mais vezes e indique aos amigos!
seu blog e muito bom parabens