VIOLÊNCIA INVISÍVEL

Roberto Heloani – FGV-EAESP e Unicamp

Presente muitas vezes de forma imperceptível no ambiente de trabalho, o assédio moral é um tipo de violência que expõe as pessoas e situações ofensivas e humilhantes. De modo lento, porém progressivo, o assédio moral vai se traduzindo em sofrimento, dor e baixa produtividade. Os algozes corporativos costumam ser gestores autoritários, que abusam de seu poder e das situações de fragilidade de seus liderados. Identificar o fenômeno é um primeiro passo para combatê-lo.

Em geral, quando se fala ou se pensa em violência, é inevitável a associação com atos de agressão física. Violência, nesse sentido é um ato concreto, visível, público, e que normalmente resulta em dano palpável, objetivo e observável.
 Por outro lado, quando pensamos especificamente em violência no ambiente de trabalho, a primeira imagem que vem à mente é a de assédio sexual. Popularizado pelo cinema comercial em Disclosure, um filme estrelado por Michael Douglas e Demi Moore, ou discutido de forma mais sofisticada pelo dramaturgo e diretor de teatro e cinema David Mamet, em Oleana, esse assédio é o abuso de poder que visa à exploração sexual.

Porém, há muito mais a ser considerado sobre a violência nas relações de trabalho do que somente a violência que se traduz em abuso sexual.

Veja o artigo publicado na Revista RAE, vol.2, n. 3 Ago/out 2003 do Prof. Doutor Heloani na íntegra, acessando o link a seguir.
artigo completo

Caso tenha dificuldade para abrir o artigo, acesse o link a seguir

http://www.adobe.com.br/products/acrobat/readstep2.html
e baixe o programa (Download Adobe Reader grátis)

Boa leitura

Roberto Heloani é mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/SP) e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).
Pós–Doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e livre docente em Teorias das Organizações pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Autor dos livros Gestão e Organização no Capitalismo Globalizado pela editora Atlas e Organização do Trabalho e Administração pela Cortez editora

Deixe um comentário