NOVOS TEMPOS

Ricardo Vieira

Além das coisas corriqueiras, dos problemas do dia a dia, existem forças e acontecimentos que pela própria amplitude de tempo são difíceis de se perceber. Me refiro, não aos momentos históricos, como uma mudança sócio-econômica mundial, que embora difícil, são observados e percebidos com mais freqüência.

Mas me refiro sim, a uma mudança paulatina e um pouco mais ampla, que gera uma nova sociedade, um novo mundo. Uma mudança capaz de quebrar os valores pré-concebidos e de esfacelar a cadeia de poder em voga. Uma catarse que se convencionou chamar de mudança de paradigma.

Se pudesse apostar uma ficha, arriscaria dizer que estamos num destes momentos, seja porque respiramos novas idéias ou porque vemos os tradicionais grupos de poder se enrijecerem a ponto de se transformarem em fundamentalistas. A esses grupos, se contrapõem os seus “similares opostos” e eles ironicamente se digladiam desesperadamente tentando manter de pé algo que está fadado a inevitável queda.

Nada detém a caminhada evolutiva da humanidade. Aqui castelos desmoronam, acolá, a custo de muito sacrifício, se abrem campos para semeadura de novas atitudes. E assim seguimos avante.

No campo das idéias, há uma sociedade positivista moldada sobre a bandeira da razão, surge uma outra que a questiona e confunde. Porque nada é tão linear e simples e tudo muito relativo. Temos aí a epistemologia da complexidade que brota das cinzas do mecanicismo para ampliar nossos horizontes.

Cabe a cada um de nós saber lidar com esta nova realidade, procurando nos reciclar e nos aprimorar em todos os aspectos de nossa vida. É saber que acima de tudo nunca podemos deixar de aprender. Aliás teremos de entender que o aprendizado não é um objetivo, e sim um movimento constante.

.

RICARDO VIEIRA é estudante de jornalismo, atua em assessoria de imprensa há dois anos na INFORME Assessoria de Comunicação.
email: infors@uol.com.br Tel. 11: 36761560/ 91126854

Deixe um comentário