FELIZ ANO NOVO SE FAZ COM MUITO ESFORÇO E DEDICAÇÃO.

Seu sonho não pode esperar

Adriana Gomes

Mais um ano começa e com ele, renovam-se esperanças e desejos. Mas além dessa repetição, e sensação de já ter visto esse filme antes, o que você fez até agora, de concreto, para tirar do “papel” os planos? O primeiro mês do ano já foi! Geralmente nem no papel eles estão. Existem como pensamentos, nuvens de fumaça que desaparecem com a primeira obrigação e rotina do dia-a-dia.

Sejamos realistas, ficar pensando no resultado final sem ter uma plano de execução poderá se resumir apenas a pensamentos bons, mas não vai passar disso. Que tal aproveitar essa energia positiva e até as boas expectativas econômicas para este ano e e começar a colocar em prática. Mas colocar em prática o que? Os desejos e sonhos são tão misturados e confusos, que muita gente começa a não fazer planos só par não ter que começar a desfazer os nós.

Bola pra frente!!! Ânimo, energia, afinal – o maior interessado é você mesmo!

Que tal começar pelos objetivos? Quais são os seus objetivos para os próximos 2 anos? É isso mesmo, não se assuste, pense grande e em linhas gerais. Cá entre nós, 2 anos não é lá tanto tempo assim. Não importa a idade em que você esteja. Se já se interessou por este site, já é grandinho o suficiente para começar a pensar nisso com mais frequência. Sim, 2 anos.

Pense, por exemplo, que se você tem por objetivo ser professor universitário, precisa estar cursando ou já ter concluído o mestrado. Para isso leva pelo menos 2 anos, tem que desenvolver um pré-projeto, ter fluência em pelo menos um idioma, identificar instituições e datas para ingresso, geralmente anuais; identificar quem poderá ser seu orientador. São várias etapas a ser superadas, para isso precisa planejar. Planejar não é exatamente um hábito do brasileiro em geral, por isso passa a ser um desafio. Requer OBJETIVOS, que são aqueles a serem atingidos ao final de percorridas as várias etapas ou METAS DE AÇÃO, que exigirão tempo, prazos e exige comprometimento, dedicação e determinação.

Veja, nada disso é novidade. Costumamos fazer essas coisas, de forma inconsciente para várias atividades ao longo de nossa existência. Porém, quando trata-se da vida e da carreira parece que trava. Parece que estamos falando de física quântica para crianças da pré-escola. Por tomarmos decisões sem muita reflexão e sem, na verdade, tomarmos consciência de muitas delas, quando precisamos dessa consciência, e chamamos a atenção para isso é como se um mundo novo estivesse se abrindo à nossa frente. Só para facilitar a vida vou dar um exemplo bem corriqueiro. Recebemos um convite para ir à uma festa no próximo final de semana. Já temos um OBJETIVO – A Festa. Pode-se pensar a partir daí, em termos de metas e planos de ação, por exemplo:

1) Com que roupa ir?
Pode fazer frio ou calor: {Tem roupa para as duas possibilidades – resolvido
{Se não tem, precisa providenciar
{Quanto tem disponível para gastar numa roupa nova?
{Quando poderá sair para procurar?

2) Quem vai? Ou seja, terá uma companhia ou não?
{Em caso positivo, ela já foi convidada?
{Em caso negativo, poderá levar alguém?
3) Como irá? De carro, carona outro meio?
4) Se for de carro, tem estacionamento próximo? Quanto custa?
5) Como fazer para chegar? Qual é o melhor caminho?
6) Como fará para voltar?

Esses pensamentos ocorrem com uma grande velocidade e nem nos damos conta de que já estamos planejando e buscando soluções para os possíveis problemas que poderão aparecer. Pensamos em recursos materiais, humanos e financeiros de uma forma tão simples que nem parece que tudo isso está envolvido. E esse é apenas um plano geral, com os pontos principais. Mais próximo do evento, surgirão outras possibilidades, entretanto com as principais já resolvidas, facilitará outras tomas de decisões.

Na vida não é diferente, mas nem sempre os objetivos são ou estão tão claros e bem definidos. Por esta razão vale a pena pensar e planejar a vida com mais frequencia e corrigir o rumo constantemente. É evidente também que os prazos são mais longos, que há mais frentes sendo trabalhadas simultâneamente, (com isso quero que pense nos vários papéis que você desempenha) mas quando tem-se em mente, e o mais claro possível, os objetivos de vida e na vida a tendência, assim como para uma festa, é reduzir o grau de dificuldade para as tomadas de decisões.

Em se tratando de Vida e Carreira, vale sempre a pena conversar e discutir com amigos e com profissionais da área para ajudar a traduzir os sonhos e os desejos, bem como estabelecer metas e planos de ação para que esses objetivos possam ser alcançados. Não tenha receio de sonhar, sem sonhar dificilmente vai-se muito longe. Não faça economia com seus sonhos, mas também não deixe de investir energia suficiente para que eles se tornem realidade. O prazer da realização de um sonho, vale todo e qualquer investimento feitos.

Vamos…comece agora. Não deixe para amanhã!! Seu sonho não pode esperar.
Um abraço,
Adriana Gomes

1 comentário em “FELIZ ANO NOVO SE FAZ COM MUITO ESFORÇO E DEDICAÇÃO.”

Deixe um comentário